Livre (Wild), dirigido por Jean-Marc Vallée, é um filme forte desde o título: uma história de reflexão e autodescoberta. A narrativa psicológica é baseada no livro “Livre – A jornada de uma mulher em busca do recomeço”, autobiografia da escritora Cheryl Strayed. O livro, lançado em 2012, ficou mais de um ano na lista dos mais vendidos do “New York Times”. E os direitos foram comprados pela atriz Reese Witherspoon.
Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de drogas pesadas que quase a levou à morte , Cheryl, interpretada por Reese Witherspoon ❤, chegou à conclusão que era o momento de se libertar. Em busca de autoconhecimento, a mulher se aventura numa longa caminhada na qual sua maior companhia foi a natureza e os pensamentos.
Trilha:
A caminhada durou três meses e quase 1800 km percorridos pela costa do oceano Pacífico, que inclui toda a costa oeste dos Estados Unidos, da fronteira com o México até o Canadá, conhecida como “Pacific Crest Trail”. Ela não tinha nenhuma pratica com trilhas ou esporte, mas percorrer esse caminho foi primordial para refletir sobre si e sobre suas escolhas.
Eu procurava descobrir quem eu era e quem eu queria ser. Estava sofrendo depois da morte da minha mãe, não tinha pai e me sentia tão sozinha. Parecia que tudo tinha ido esgoto abaixo, e eu não tinha descoberto o meu caminho. Decidi tentar buscar minhas forças. Eu sabia que só conseguiria se embarcasse em uma jornada em que estivesse sozinha. Eu me sentia bem na natureza, assim me voltei para ela naquele momento, diz Cheryl Strayed.
Caminhamos com Cheryl:
A cada passo, a cada flash memorialístico— que vem à tona durante toda a caminhada— a cada leitura, nos conectamos não só com o personagem , mas com Cheryl e sua vida, marcada por traumas desde a infância — nada fácil. A atuação de Reese Witherspoon merece destaque, é singular e marcante, muito diferente de outros filmes hollywoodianos protagonizados pela atriz. A fotografia do filme é maravilhosa , as imagens do Pacific Crest Trail são belíssimas; a natureza e as paisagens que preenchem a tela também nos preenchem. Assim como Cheryl, caminhamos e contemplamos.
Essa filme me fez recordar outro inesquecível: “A natureza selvagem”. Ambos são filmes biográficos e dramáticos. Em “A natureza selvagem”, Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca, e não volta mais.
Por Renata Ferreira
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.