Diretor e roteirista do longa, Simon Kinberg, afirmou que se o filme não se conectou com o público, a responsabilidade é exclusiva dele

“X-Men: Fênix Negra” estreou com a pior avaliação de um filme da franquia mutante nos cinemas. O filme obteve pífios 23% de aprovação dos críticos especializados no site de críticas Rotten Tomatoes. Além disso, ainda durante a produção, o longa já havia passado por diversos problemas que encareceram o longa que custou um total de US$200 milhões, o longa passou por diversas regravações e teve a data de estreia alterada mais de uma vez, chegando aos cinemas com praticamente um ano de atraso.

Simon Kinberg, diretor e também roteirista, se manifestou sobre o fracasso do ultimo longa da franquia X-Men:

“Estou aqui e estou dizendo que quando um filme não funciona, coloque-o em mim (a culpa)”, disse Kinberg no podcast da KCRW, The Business . “Eu sou o escritor e diretor do filme, o filme não se conectou com o público, isso é comigo.”

Apesar disso, Kinberg, afirmou que gostou de trabalhar no longa, dando a entender que apesar do resultado com o público não ter sido satisfatório, o ambiente nas gravações era bom.

“X-Men: Fênix Negra” ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros.

No filme, a história se passa em 1992. Os X-Men são considerados heróis nacionais e o professor Charles Xavier (James McAvoy) agora dispõe de contato direto com o presidente dos Estados Unidos. Quando uma missão espacial enfrenta problemas, o governo convoca a equipe mutante para ajudá-lo. Liderado por Mística (Jennifer Lawrence), os X-Men partem rumo ao espaço em uma equipe composta por Fera (Nicholas Hoult), Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan), Tempestade (Alexandra Shipp), Mercúrio (Evan Peters) e Noturno (Kodi Smit-McPhee). Ao tentar resgatar o comandante da missão, Jean Grey fica presa no ônibus espacial e é atingida por uma poderosa força cósmica, que acaba absorvida em seu corpo. Após ser resgatada e retornar à Terra, aos poucos ela percebe que há algo bem estranho dentro de si, o que desperta lembranças de um passado sombrio e, também, o interesse de seres extra-terrestres.