Com lançamentos fortes na indústria nos últimos anos, o gênero cyberpunk está mais em alta do que nunca. Pensando nisso, fizemos uma seleção de obras que você não poderia deixar de ter em mente para adicionar a sua lista — preferindo mangá ou quadrinhos ocidentais, não tem como não virar fã de uma nova obra!
Psycho Pass
No mundo do século 22, o Japão vive em uma sociedade de absoluta vigilância. Para garantir a segurança de todos, cada cidadão possui um nível de ameaça social, e aqueles marcados como perigosos devem ser eliminados. O Sistema Sibyl é capaz de prever um crime antes mesmo que seja cometido, e para isso os agentes da lei devem agir em comando com infratores ajudantes, que fazem o trabalho sujo, impedindo que a reputação dos policiais fique manchada para o sistema.
Nesse contexto, a jovem inspetora Akane Tsunemori se junta ao esquadrão para proteção de Tóquio, e em suas primeiras missões irá aprender que o sistema possui falhas básicas que aqueles a sua volta parecem ignorar, mas para desafiar isso ela terá que colocar seu nome e profissão em risco.
The Invisibles
Se Matrix é um clássico, isso se deve também um pouco às suas boas referências. The Invisibles acompanha um grupo de underdogs, pessoas deixadas de lado pela sociedade e que se juntam e lutam contra o grande mal: a Igreja Externa. Esse grupo anárquico com um ex-policial, uma mulher trans e bruxa brasileira, uma telepata maluca e um fanfarrão, é tudo o que você não esperava te defendendo contra a ameaça alienígena debaixo do tapete. E o que falar sobre como o roteiro brinca em fazer o leitor reconstruir os retalhos?
Gantz
Se você gosta de tramas que te atraem para um mistério interessante, já deve ter sido convidado a conhecer o mundo de Gantz, que nos é apresentado através das lentes de Kei Kurono, um jovem que salva sem pensar um homem bêbado, mas acaba morrendo no processo. Quando acorda, está em uma sala com uma esfera negra e um monte de pessoas.
A esfera dá a todos instruções para pegar em armas e destruir um inimigo desconhecido. Kei quase morre mais uma vez, através da tarefa, porém, ao fim, os sobreviventes são recompensados com pontos de acordo com o seu desempenho. O que é que está acontecendo?
Cangaço Overdrive
História cem por cento nacional, Cangaço Overdrive ganhou muita atenção de fãs do gênero não só pelo seu desempenho no Jabuti de 2019, mas pela ambientação ousada, provando que tem muito espaço para criar fantasia em um gênero que é muito lido como eurocêntrico.
Nos quadrinhos de Zé Wellington e Walter Geovani, muitos anos no futuro esses cearenses vivem em uma terra arrasada por uma das secas mais terríveis frente ao colapso climático. Agora, uma comunidade pequena precisa resistir aos avanços brutais de um conglomerado que quer estender seus tentáculos também sobre a região.
Gunnm (Alita, Anjo de Combate)
Não tem como fugir de Alita se você quer se aprofundar nas influências do gênero, é sério!
Após uma guerra que devastou o mundo, um cientista encontra nas ruínas de Zalem, onde hoje é os Estados Unidos, uma cacabeça robótica e promete dar um corpo novo a ela. Quando ressurge, Gally (ou Alita, no ocidente) não possui memórias de seu passado. Invés disso, humanos e ciborgues vivem em condições deploráveis, enquanto a elite vive na luxuosa cidade dos céus, Zalem, que é para lá onde a paixão de Alita, o humano Yugo, sonha em ir.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.