Connect with us

Hi, what are you looking for?

Animes

7 animes sobre amadurecimento para aquecer o coração

Animes Sobre Amadurecimento
Imagens: Divulgação/Funimation/Crunchyroll/Netflix

A transição da infância a vida adulta não é nada fácil, mas também não precisa ser algo pesado. Se a arte ajuda a compreender a vida, selecionamos sete animes sobre amadurecimento, ou “coming of age”, no melhor estilo dramático, para você que está passando por esse período ou que simplesmente gosta de redescobrir sua juventude.

Sakamichi no Apollon

Imagem: Divulgação/IMDB

O ano é 1966 e o Japão ainda sofre com as cicatrizes deixadas pela guerra. Nesse contexto, o solitário Kaoru Nishimi se prepara para mais um ano letivo à deriva, isto porque, tendo que se mudar com tanta frequência, não é capaz de criar vínculos com os demais. No entanto, os caminhos do rapaz cruzam com o do delinquente nipo-americano Sentarou, tal como com o da gentil Ritsuko, filha de donos de uma loja de discos, todos apaixonados por música e especialmente Jazz — é hora, então, de uma aventura sobre amizade, preconceito, romance e empatia.

A valorização da amizade é um traço muito marcante na cultura japonesa e nesse anime, de ares tão tradicionais, o telespectador tem o deleite de uma das mais primorosas execuções desse tropo. Apolo da Ladeira é uma experiência imersiva no jazz e no Japão pós-guerra, onde nada é por acaso e todos os dramas ressoam como reais do outro lado da tela. Pelas lentes dessa amizade inusitada, o trio se verá tendo de lidar com os novos problemas que a vida adulta, a bater na porta, lhes traz, junto da mais importante realização: A de que não estão sozinhos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Shinsekai Yori

Imagem: Divulgação/Crunchyroll

Estamos no futuro, onde os seres humanos conseguiram evoluir a ponto de dominar poderes psíquicos e desenvolver uma nova sociedade. Nessa dita utopia, os cinco protagonistas amadurecem física e psicologicamente diante dos olhos do espectador. Enfrentando o dilema provinciano já trabalhado por Flaubert em “Madame Bovary” (1856), o grupo logo verá que a transgressão possui sérias consequências — e que nem tudo é o que aparenta ser.

Leia Também: Foreshadowing: O Que É E Como Os Animes Fazem Uso

Para além de foreshadowings bonissimamente colocados a dar e vender, o grande trunfo de “Do novo mundo” é a representação coerente do envelhecimento do grupo de protagonistas. Confrontados com um mundo muito maior que os cinco, os heróis tem que aprender a se apoiarem, ao passo que mantêm os olhos bem abertos. A trilha sonora funesta, animação em CGI e evolução de personagens rápida, mas congruente, compõe esse thriller bucólico na busca pela descoberta do segredo sobre a humanidade.

Hoshiai no Sora

Imagem: Reprodução/Funimation

A escola Shijo Minami é renomada pelo clube multi-campeão júnior de soft tênis… feminino. Mesmo com os colegas desmotivados, Touma Shinjou está decidido a manter o clube masculino, de baixo desempenho, de pé, a despeito das vontades da administração estudantil. A sorte dos garotos está para mudar com a chegada de um novo e talentoso estudante, Maki Katsuraki, mas isso também irá significar descobrir um pouco mais sobre o que há por trás das aparências resguardadas pela vida pessoal desse time desajustado.

Àqueles que possuem alguma eventual trava com animações sobre esportes, sobretudo porque a amizade é um apoio importante em todas as tramas, Hoshiai no Sora” vem para mostrar um pouco do melhor do que o drama tem a oferecer; considere-o como uma boa primeira impressão em animes esportivos. Cada um dos estudantes possui uma personalidade única e, entre a calmaria da rotina escolar, intercala-se com problemáticas que vão desde abuso familiar até LGBT-fobia da maneira mais natural possível.

Fruits Basket (2019)

Imagem: Divulgação/Crunchyroll

Os Souma são uma família como qualquer outra, com a exceção de que 12 de seus membros são amaldiçoados com a maldição do zodíaco, transformando-se em animais do horóscopo chinês sempre que abraçam alguém do sexo oposto. A atrapalhada Tooru Honda se verá sendo salva por três desses rapazes, dois dos quais colegas de classe, e, nessa aventura de retribuição pelo favor recebido e autoconhecimento, terá de atravessar os dramas pessoais de seus amigos e mesmo reviver antigos fantasmas, como a morte de sua mãe solo.

“Você é o lar para o qual meu coração retorna” poderia ser a síntese do remake do clássico dos anos 2000, “Fruits Basket“, afinal, todo episódio evoca o clima de aconchego ao telespectador. Entre tantos problemas enfrentados por Tooru Honda, a avoada estudante terá que se dar conta que também está crescendo e precisa cuidar de si mesma. São três temporadas fechando o conteúdo da obra original, que podem ser assistidos com calma e devem despertar fortes emoções aos corações de manteiga de plantão.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Given

Imagem: Reprodução/Crunchyroll

Entrando em choque desde o primeiro encontro, Uenoyama Ritsuka repreende o colega Mafuyu Satou às escadarias do colégio, simplesmente por seu desleixo com a própria guitarra. Mafuyu pede ao rapaz para que lhe ensine a tocar e, pela insistência, o acompanha até um ensaio de banda junto de seus outros amigos. Ao descobrirem o talento vocal do ruivo, sentimentos fortes e apaixonados irão despertar não apenas na plateia enlouquecida, mas também no coração de Uenoyama-kun.

Leia Também: Jurassic Park Burger: Entrevistamos Renan Pizii, Idealizador Do Novo Point Geek De São Paulo

A primeira coisa que tem que ser dita sobre “Given é que ele é, obviamente, um anime Boys Love, o que pode afastar o telespectador médio. Não seria exagero categorizá-lo entre os maiores dramas da última década, como também um marco para o próprio gênero. Com issom não se busca fazer uma simples apologia ao BL, até porque seria uma redutibilidade à Given, mas ressaltar que esse, que é um elemento de desenvolvimento de trama, é só mais uma característica, que não deveria anular a experiência dos apaixonados por drama em reconhecer em si mesmo a vivência das primeiras paixões através do casal principal.

Araburu Kisetsu no Otome-domo yo

Imagem: Reprodução/Crunchyroll

Cinco garotas tem que lutar para manter o clube do livro em sua escola aberto, mas a única pauta de leitura do grupo é… literatura erótica? Kazusa, Rika, Hitoha, Niina e Momoko estão dispostas a dar o melhor de si ao telespectador, afinal, não possuem um pingo de vergonha na cara, o que irá transformar essa fase de autodescobertas em uma dramédia das mais inusitadas.

Saindo como uma grande promessa dos lançamentos de 2019, as Donzelas da Temporada Selvagemsão uma opção divertida que explora o drama através do caricato; uma refrescante aventura que não deixa de eletrizar por um único episódio sequer.

Your Lie In April

Imagem: Divulgação/Netflix

EmYour Lie in April”, Arima Kousei é um garoto de 14 anos, prodígio do piano, porém, que parou de tocar em decorrência de um trauma, após a morte de sua mãe. Tudo começa a mudar quando conhece a violinista Kaori Miyazono, que lhe retoma as cores e vontade de se apresentar — mas há um segredo, uma certa mentira, que há de ser descoberta para tal.

Shigatsu wa Kimi no Uso rompeu a bolha de fãs de anime e trouxe muitos novos admiradores das animações japonesas, não à toa, cada cena possui um propósito e, tal como os personagens, o telespectador há de sair em uma posição diametralmente oposta àquela em que embarcou nessa alucinante viagem pela música.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Linguista em formação e PhD em shoujo de baixa qualidade. Obcecado por cultura pop e leituras clichê; ainda por descobrir que talvez Kakegurui não seja um traço de personalidade.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Animes

Após um biênio caótico, com produções afetadas pelas questões da pandemia, 2021 veio para colocar a indústria de volta nos trilhos com um ano...

Animes

É mês do terror e por que não entrar no clima do Halloween com uma lista com animes de terror para te arrancar bons...

Séries/TV

A Netflix revelou um teaser de sua nova série “Cowboy Bebop”, e ele é todo estiloso e colorido. Em vários momentos, parece que estamos...

Animes

Não é de hoje que tradução é um assunto que gera polêmica, tratando-se então de gênero e sobretudo quando essa noção vai além da...

Advertisement