Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

A matrix e a sua saga

Matrix
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

O que é “real”? e Como você define “real”? Essas foram as palavras usadas por Morpheus na sala de construção, no primeiro filme da franquia “Matrix“, em 1999. Ainda segundo ele, “tudo faz parte da Matrix”. Mas o que é a Matrix?

Leia também: CCXP Worlds 21 – O Que Aprendemos Com O Featurette De Matrix Resurrections

O texto a seguir contém spoilers

Advertisement. Scroll to continue reading.

Matrix, segundo as criadoras da franquia, as Wachowskis, “é um mundo de sonhos gerado por computador, para transformar seres humanos em baterias”. O que fica bem claro, quando Thomas A. Anderson, ou Neo, acorda da matrix e é descartado em questão de segundos.

A saga, que foi produzida pelas irmãs Wachowski e protagonizada por Keanu Reeves (Neo), Laurence Fishburne (Morpheus) e Carrie-Anne Moss (Trinity), começou em 1999 e teve um “fim” em 2003.

Matrix Morpheus
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

Tudo começa em 1999, com “Matrix”. Onde nos é mostrado um futuro distópico, onde a realidade percebida pela maioria dos seres humanos é na verdade, uma realidade simulada, criada por máquinas para converter o calor e a atividade elétrica dos seres humanos em fonte de energia para as mesmas.

No primeiro filme, conhecemos as personagens Neo, Trinity, Morpheus e Angent Smith (que são as personagens que seguem até o terceiro filme). Neo, na verdade, é Thomas Anderson, programador durante o dia e hacker a noite. E em sua jornada como pirata cibernético roubando informações do governo estadunidense, sempre esbarra na pergunta: o que é a Matrix? Na busca pela resposta, ele vai atrás de Morpheus, um famoso hacker.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como a tentativa de ir a favor do sistema deu errado, Neo acaba indo à Morpheus, que lhe oferece duas pílulas: uma azul – que serve para continuar na matrix – e uma vermelha – que é para sair da matrix e ir para o mundo real.

Após acordar em choque, ele vê a sua volta um número infindável de cápsulas – para cima, para baixo e para os lados. São as cápsulas em que os seres humanos passaram a ser “cultivados”, passando a servir como fonte de bioeletricidade para as máquinas. Os poucos humanos que conseguiram se libertar criaram a resistência, que se concentra numa cidade subterrânea onde os humanos ainda podem nascer livres, chamada Zion (que inclusive é tema da música da banda Limp Bizkit – Sleeping Awake). Há também todo o esforço de Neo para acreditar que ele seja O Escolhido.

Em “Matrix Reloaded“, que estreou em 2003, vemos Neo com novos poderes e já acreditando mais em si. No segundo filme da franquia, as máquinas estão planejando uma invasão a Zion, A Nabucodonosor – Nave comandada por Morpheus – é convocada para retornar a Zion, para participar de uma reunião que definirá como será o contra-ataque humano às máquinas.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Matrix Reloaded
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

Duas das cenas mais icônicas deste filme, é a sequência em que Neo vai ao Oráculo e a luta com os 100 Agentes Smiths. Neo vai ao Oráculo procurando por respostas e há então a conversa filosófica onde o Oráculo fala da concentração de medos – sabemos o caminho, mas não querermos atravessar portas -, e logo em seguida a luta com o Agente Smith. Que sofreu uma atualização em seu programa, deixou de fazer parte do programa Backdoor e se tornou um vírus bem resistente.

Neo se encontra mais uma vez com o Oráculo. E o Oráculo diz que se desvinculou da Matrix, desafiando a programação central do mundo artificial e também programas de controle como o Agente Smith e o Arquiteto. Este novo personagem – que é uma espécie de web master do sistema –, tem o passe para o mainframe de Matrix – o poder tecnológico definitivo onde quem vence (humanos ou máquinas) poderá reprogramar toda a matriz virtual. Para seguir seu destino, o Oráculo orienta Neo a salvar o Chaveiro, que mostrará o caminho até o Arquiteto. Porém, o Chaveiro é refém de Merovíngio, um malware (software maléfico) francês interessando apenas em seus próprios domínios virtuais.

A terceira parte (e “final”) da franquia – “Matrix Revolutions” – se inicia na sequência dos acontecimentos de “Matrix Reloaded”. E logo após a luta com as máquinas, Neo acorda em uma espécie de limbo dos programas. É o ponto de transição entre a Matrix e a Cidade das Máquinas, que só é acessado por Merovíngio. Esse limbo é o programa O Homem do Trem. Que leva e traz programas traficados por Merovíngio.

Matrix Revolutions
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

A batalha final em Revolutions é dos dois lados: tanto no mundo real quanto na realidade simulada de Matrix. E mesmo que vencer tem a possibilidade de perder tudo, já que o Agente Smith – o vírus – atingiu proporções imensuráveis e um único desejo permeia sua mente: acabar com todas as formas de existência.

A Saga Matrix está disponível na HBOMax. E agora com o lançamento da quarta parte da franquia, a procura pelos filmes nas plataformas voltou a crescer. São ótimos filmes para você que curte ação e efeitos especiais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Matrix Ressurections estreia em 22 de dezembro de 2021 e, segundo as criadoras, é o fim definitivo da Saga. E aí? Voce está preparado para o último filme da Saga? Siga com a Woo! Magazine para saber mais novidades.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Professora de português / inglês e aficionada por séries e música!

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Crítica: Matrix: Resurrections - Woo! Magazine

  2. Pingback: Crítica (2): Matrix Resurrections - Woo! Magazine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Reviews

“And just like that…” NÃO é “Sex and The City” Atenção: essa é uma crítica com spoilers Sex and the City estreou em 1998....

Listas

Já podemos dizer com toda certeza que 2021 foi o ano das minisséries. O formato vem se revelando como um dos queridinhos do público,...

Listas

Mais um ano chegando ao fim e também a hora de conhecer as melhores séries de 2021. Nessa lista selecionamos as 10 melhores séries...

Crítica

Este texto possui pequenos spoilers do filme A franquia Matrix ganha um novo título que, se não chega ao status de obra prima do...

Advertisement