Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Bienal do Livro: Referências audiovisuais invadindo a feira literária

Palavras são a inspiração para transformar imaginação em imagens

O audiovisual é usado como forma de materializar o escrito, e, nas últimas décadas, as séries de tv e filmes baseados em livros, aproximaram muito as duas formas de se contar histórias. Não atoa, temos hoje, na Bienal do Livro, inúmeras referências de séries e filmes, e até mesmo games, sendo estas, grande atrativo para o público presente no evento.

Andando pelos corredores, entre os estandes espalhados pelo Riocentro, podemos esbarra, por exemplo, no Trono de Ferro, objeto clássico de Game Of Thrones (série baseada nos livros de George R. R. Martin) que conquistou o mundo batendo recordes de audiência na TV, pela HBO. Em outro ponto, davamos de cara com A Barraca do Beijo, que fazia propagando do livro que deu origem ao filme homônimo, de grande sucesso da Netflix.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Imagem: Divulgação/Bienal Internacional do Livro (Créditos: Dan Andrade/Woo! Magazine)

Por falar em Netflix, não podemos deixar de esquecer Stranger Things. A série, fez o sentido inverso da maioria, ganhando um livro derivado, que conta uma história anterior a vista na série. Para divulgar o livro “Stranger Things: Raizes do Mal”, a Intrínseca trouxe em seu estande um painel para fotos, com a cena clássica da primeira temporada da série, um alfabeto com pica-piscas que serviam para o personagem Will se comunicar.

Outros objetos que fizera bastante sucesso durante a Bienal, foram as figuras da franquia de livros e filmes “Senhor dos Anéis”, feitas pela Iron Studios. O público pode tirar fotos com um Gandalf muito realista alem de dois Cavaleiros Negros.

Essas referências audiovisuais que tomaram conta da Bienal, nada mais são que um retrato de como esses modos, diferentes, de contar história, se conversam. E, mais que isso, demostram a importância que um ramo tem para o outro, sendo estruturas que conversam e coperam entre si, levando sempre algo novo para a imaginação de quem ler ou assiste.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Cursando Produção Cultural atualmente, sempre foi apaixonado por cinema e decidiu que de alguma forma trabalharia com isso. Tendo como inspiração Steven Spielberg e suas histórias que marcaram gerações, escreve, assiste, lê e aprende, para um dia produzir coisas tão grandes e que inspirem pessoas como um dia ele o inspirou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Literatura

Textos integrais traduzidos por Alexandre Barbosa de Souza, “A revolução dos bichos” e “1984” contam com prefácios adicionais do famoso escritor, além de brindes...

Crítica

Antes da estreia, “Mulher-Maravilha” (de 2017) era um filme recheado de desconfianças. Despois do Universo Estendido da DC  (DCEU) ter fracassado, aquele longa chegava...

Filmes

Durante a CCXP Worlds houve painéis sobre séries de TV, quadrinhos, novelas e cinema. Especificamente falando dos filmes, todos os dias algum ator ou...

Colecionáveis

A maior empresa de colecionáveis do Brasil trouxe novidades para a CCXP Worlds A brasileira Iron Studios, maior e considerada uma das melhores redes...

Advertisement

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.