Aqui na coluna Musicando iremos continuar te dando dicas e opções mais abrangentes pra curtir seu carnaval no que se refere a música (é claro).
Na semana passada, apresentei a vocês uma playlist pra quem é brasileiríssimo e adora curtir o tempo ao som de uma boa MPB e de quebra entrar no clima da alegria carnavalesca. Você pode conferir a playlist aqui.
Agora que estamos oficialmente no mês do carnaval, é chegada a hora dos foliões organizarem suas agendas de blocos. Alguns preferem blocos menos famosos e menos cheios, outros curtem um bloco bem abarrotado de gente e diversão. Uns nasceram com a carne de carnaval, se entregam nas marchinhas e sambas carnavalescos curtindo da maneira mais clássica o evento. Já muitos outros preferem cair na folia ouvindo aqueles artistas que tanto amam fazendo presença na famigerada festa de fevereiro.
Existem muitas opções criativas para curtir o carnaval, as pessoas cada vez inovam mais. Criaram bloco somente de músicas de videogames, bloco que toca beatles, bloco de dubladores, bloco pra gente de tudo que é tribo. Pensando nisso, apresentarei a vocês boas opções de blocos temáticos que homenageiam músicos ou bandas consagradas. Assim você curte a tradicional festa ouvindo os sons que mais estiver a fim. Confira na sequência.
MULHERES DE CHICO
Bloco muito tradicional no cenário carnavalesco carioca. As meninas são responsáveis por um espetáculo lindo. Foi o primeiro bloco 100% dominado por mulheres e também o primeiro bloco temático. Elas estão na cena há mais de 10 anos homenageando nosso grande Chico Buarque de Hollanda. O bloco é recheado de clássicos dele. “O Que Será Que Será”, “Noite dos Mascarados”, “Roda-Viva”, “Vai Trabalhar Vagabundo”, são alguns clássicos que vão te fazer dançar nesse bloco. Não para por aí. Esse ano o bloco Mulheres de Chico, além do Chico Buarque, irá homenagear mulheres que realizaram feitos muito importantes pra história, como a D. Ivone Lara e Rita Lee.
BLOCO PRA IAIÁ
Bloco pra Iaiá tem como tema a banda Los Hermanos. Formado por fãs apaixonados da banda que teve seu recesso anunciado em 2007, mas ainda embala muitas festas, sociais e churrascos até hoje. A banda tem sucessos imortais como “Ana Julia” e “O Vento” e também é homenageada no melhor estilo de carnaval. O nome do bloco é originário da música “Retrato pra Iaiá”.
TOCA RAUUUL
“Bloco de carnaval dedicado ao maluco-beleza-poeta-herói-marginal Raul Seixas”, assim se descrevem os 15 componentes que formam o bloco na FanPage no facebook. Uma mistura de rock’n roll com maracatu-frevo-marchinha. Quem ama esse poeta sem dúvida não vai sair arrependido de ter escolhido o bloco.
THRILLER ELÉTRICO
Já imaginou misturar rei do pop com carnaval? Alguns fãs pensaram e fizeram. Desde 2013 o Thriller Elétrico trás a releitura do melhor de Michael Jackson pra maior festa do Brasil. O melhor cantor de pop, a maior festa brasileira… só pode resultar numa boa mistura. “Don’t stop ‘till you get enough”, “Billie Jean” e muitos outros clássicos na versão carnaval. Quem curte o rei vai sair muito satisfeito.
SARGENTO PIMENTA
É claro! Um dos blocos temáticos mais famosos do Rio não poderia ficar de fora dessa lista. “Here Comes the Sun”, “Yellow Submarine”, “Stg. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” são clássicos que você escuta dos Beattles no ritmo do carnaval. Apaixonados por Beattles que elevaram essa paixão ao nível de carnaval!
BLOCO EXAGERADO
Lucinha, mãe de Cazuza, aprovou! Em 2013 também surgiu nas nossas agendas o Bloco Exagerado. O bloco faz uma releitura de toda trajetória do cantor. Poeta marcante na nossa história, Cazuza tem sua – mais que merecida – homenagem na festa. O bloco tem doses exageradas de alegria e folia.
TIMONEIROS DA VIOLA
Bloco criado em 2012 pelo jornalista e pesquisador Vagner Fernandes, tem como pilar principal o grande Paulinho da Viola. Paulinho é padrinho e cofundador do projeto. Esse ano irá homenagear Heitor dos Prazeres. Heitor contribuiu de maneira importante e histórica para a preservação da cultura negra. É um dos fundadores da escola de samba Mangueira e importante compositor, letrista e instrumentista na história do samba. Também fazia quadros, pintava mulatas, malandros, samba e a favela.
São muitos temas pra curtir o carnaval, muitas opções que só comprovam como a festa é pra todas as tribos participarem e se divertirem. Aproveite!
Por Letycia Miranda
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.