Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): A Câmera de Claire

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
8 de maio de 2018 3 Mins Read
“A única forma de mudar as coisas é olhar para tudo novamente de forma bem devagar”

A Câmera de Claire preview

A crença no poder transformador da arte guia Claire, protagonista do novo longa-metragem de Hong Sang-soo (“Na Praia à Noite Sozinha”, “O Dia Depois”). Interpretada por Isabelle Huppert (“Elle”, “A Professora de Piano”), a parisiense transita com atento olhar pelas ruas de Cannes. Entre um evento e outro do festival de cinema, sua inseparável polaroid registra encontros com transeuntes. A câmera de Claire conecta, portanto, a personagem à cidade, em um exercício de abertura ao fortuito, ao inesperado.

Não só a mediação das lentes, porém, se impõe à narrativa. Nos primeiros minutos do filme, Jeon Manhee (Kim Minhee) conta a uma amiga sobre sua demissão. Somente então o espectador tem acesso ao diálogo da jovem com a chefe, a produtora cinematográfica Nam Yanghye (Chang Mihee). O ato de contar ganha, assim, função análoga ao de fotografar. Da mesma forma que as imagens capturadas passam pela subjetividade de Claire, o relato resulta da percepção pessoal de Manhee.

Em uma confusa linha de acontecimentos, a francesa aproxima-se das coreanas. Conhece Yanghye, por um lado, depois de conversar com seu parceiro, o Diretor So Wansoo (Jung Jinyoung), em um café. Depara-se com Manhee, por outro, em duas distintas situações: na praia e em um coquetel. Decifrar momentos anteriores e posteriores constitui tarefa tão difícil quanto inútil. Presentificado pelas palavras ou aprisionado pelos retratos, o tempo dilatado torna-se, afinal, peça-chave da proposta do cineasta.

“Je veux parler de quelqu’un” – “Quero falar de alguém” -, repete So Wansoo, mesmo sem saber o significado. “Se eu tiro uma foto sua, você já não é mais a mesma pessoa”, pensa Claire. Em comum, as falas guardam o entendimento de Hong Sang-soo a respeito da arte. Ainda que não compreenda o idioma francês, Wansoo emociona-se com o poema de Marguerite Duras e quer memorizá-lo. A atitude indica um poder afetivo, característico também da fotografia. Esta, ao imprimir um recorte individual sobre o mundo, não o reflete em sua natureza, mas com ele rivaliza para transformá-lo.

Em concordância com essa ideia, a estratégia audiovisual adotada por Sang-soo questiona a naturalidade da representação. Ao passo que, imageticamente, o diretor privilegia zooms e reenquadramentos, sonoramente, ruídos invadem os diálogos. Se a recusa em cortar internamente as sequências explicita o processo de construção de pontos de vista, a perda de informações auditivas, por sua vez, escancara a técnica da captação.

A Câmera de Claire 1

Para além de sua inventividade formal, contudo, o cineasta sul-coreano destaca-se, ainda, como um grande diretor de atores. Kim Minhee (“A Criada”, “Na Praia à Noite Sozinha”) e Isabelle Huppert, em especial, parecem completamente à vontade em seus papéis. Estabelecem, assim, uma divertida interação, sempre mediada pela barreira linguística. Os mal-entendidos geram, desse modo, no lugar de dificuldades, oportunidades para uma natural comédia.

Com “A Câmera de Claire”, por fim, Hong Sang-soo homenageia não só a fotografia, como também a literatura, o próprio cinema e a arte em geral. O tributo ao circuito de festivais, pano de fundo para os encontros, não se restringe à França, mas atravessa o Atlântico e chega ao Brasil: na cena final, Manhee empacota um catálogo do Festival do Rio 2015. Na edição de 2017, o filme estreou nas salas de exibição nacionais, em cinco sessões espalhadas pela capital fluminense. Volta sete meses depois, em circuito comercial, e busca um público mais amplo. Seja para ver ou rever, vale o ingresso.

* O filme estreia dia 24, quinta-feira.

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema CoreanoCinema FrancêsComédia DramáticaDramaFestival do RioFestival do Rio 2017Festival do Rio 2018Hong Sang-sooIsabelle HuppertKim Min-hee

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

uZIcUfotFQKxhW0RNoczhhPTSxW
Anterior

A Woo! te leva para assistir “A Noite do Jogo” na Pré-Estreia do Rio de Janeiro

31958281 10215461475637609 8328069937746673664 o
Próximo

LER – Salão Carioca do Livro

Próximo
31958281 10215461475637609 8328069937746673664 o
8 de maio de 2018

LER – Salão Carioca do Livro

Anterior
6 de maio de 2018

A Woo! te leva para assistir “A Noite do Jogo” na Pré-Estreia do Rio de Janeiro

uZIcUfotFQKxhW0RNoczhhPTSxW

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Fotografia de mural grafitado com criança sorrindo. Na rua uma mulher caminha com a bandeira da Palestina.
    10 Filmes dos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza que Queremos Ver na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo
    Rodrigo Chinchio
    Rodrigo Teaser no espetáculo "Tributo ao Rei do Pop", ao lado de outros dançarinos, em cena de Thriller.
    Tributo ao Rei do Pop | A Grandiosidade de Rodrigo Teaser em Cena
    Thiago Sardenberg
    Rodrigo Santoro como Crisóstomo, protagonista do longa "O Filho de Mil Homens", destaque da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025. Ele está maltrapilho, roupas bege, sentado/caído no chão arenoso e com pedras ao fundo. Há uma paisagem com grama em tons marrom ao fundo e uma casinha azul.
    49ª Mostra de Cinema em São Paulo | Conheça os Primeiros Filmes Selecionados
    Rodrigo Chinchio
    Imagem captura de tela usada como divulgação da primeira temporada da animação da Netflix "Samurai de Olhos Azuis".
    Samurai de Olhos Azuis | A Volta de Uma Obra Prima da Animação pela Netflix
    Roberto Rezende
    Jason Bateman, de cabelos longos, com a mão nos ombros de Jude Law. Ambos olham com espanto para o outro lado da tela. Ambos interpretam os protagonistas da futura série de Netflix "Black Rabbit".
    Black Rabbit | Série da Netflix Traz Os Astros Jude Law e Jason Bateman Como Irmãos em Perigo Contra Gângsters Em Nova York
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Fotografia de mural grafitado com criança sorrindo. Na rua uma mulher caminha com a bandeira da Palestina.

    10 Filmes dos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza que Queremos Ver na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    27 de agosto de 2025
    Rodrigo Santoro como Crisóstomo, protagonista do longa "O Filho de Mil Homens", destaque da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025. Ele está maltrapilho, roupas bege, sentado/caído no chão arenoso e com pedras ao fundo. Há uma paisagem com grama em tons marrom ao fundo e uma casinha azul.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo | Conheça os Primeiros Filmes Selecionados

    Rodrigo Chinchio
    25 de agosto de 2025
    Daniel Day-Lewis e Sean Bean em uma mata aparentemente tropical no filme "Anemone", trajados de um verde militar. O protagonista está de perfil, enquanto Sean olha para baixo em direção ao protagonista.

    Anemone | Daniel Day-Lewis, O Monstro, A Lenda, Volta a Atuar em Filme Dirigido Pelo Filho

    Roberto Rezende
    25 de agosto de 2025
    Colin Farrell como Lord Doyle, em um cassino, no filme "A Balada de um Jogador".

    A Balada de Um Jogador | Colin Farrell Aposta Tudo em Novo Filme do Diretor de “Conclave” e “Nada de Novo No Front”

    Roberto Rezende
    20 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon