Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Como você me vê?

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
24 de janeiro de 2018 4 Mins Read
A arte milenar da atuação despida da glamourização

filmes 12716 postercomovcmeveDesde que Téspis, munido de uma máscara e vestindo uma túnica apresentou-se na Grande Dionisíaca da Grécia Antiga interpretando o Deus Dionísio e destacando-se do coro, o termo hipócrates veio ao mundo para definir o que chamamos de ator – aquele que domina a arte milenar da interpretação. Convenhamos que o ofício sofreu transformações ao longo dos séculos – uma vez à margem da sociedade a profissão já foi comparada a prostituição, e, só nos anos 80 foi legalizada, com carteira assinada e demais direitos trabalhistas. A glamourização desse ofício trouxe, ao olhar do público leigo e aspirante, a ideia de que o ator vive em meio a regalias, fama e fortuna. Em pleno 2018, para desmitificar essa ilusão chega ao circuito de cinemas o documentário “Como você me vê?” de Felipe Bond.

Logo nas primeiras cenas fica clara a principal proposta do projeto: expor os bastidores – com a revelação das câmeras, da equipe, da preparação de quem vai ser entrevistado, mostrando todo o esforço por trás de fazer cinema. As entrevistas que vão se intercalando, por sua vez, desnudam a arte do ator – as intervenções da própria produção são mais presentes nos minutos iniciais e reaparecem esporadicamente ao longo do documentário para delinear a verdadeira intenção do diretor. Tudo isso acompanhado por uma trilha magistral que de forma discreta ambienta todo o cenário.

As entrevistas são alinhadas de forma a colocar em sequência discursos coerentes entre si – ainda que cada fala seja bastante individual – fazendo com que as subjetividades estejam ali falando de assuntos tão universais para o meio – as inseguranças, instabilidades e outros sentimentos recorrentes acerca da profissão. Dentre as falas o público é apresentado desde a atores com carreiras sólidas e reconhecidas como: Cassia Kis, Osmar Prado, Letícia Sabatella, Gracindo Júnior, Zé Celso e Stênio Garcia, até aqueles que precisam de alternativas paralelas à arte para prover seu sustento – como Marília Coelho que além de atriz é diarista e Mc, Carlos Granda que vira noites adentro dirigindo um táxi e, pasmem, o próprio Tonico Pereira que, surpreendentemente dirige um negócio de camisetas para suportar os momentos de “vacas magras” –  Trazer esta multiplicidade de estilos de vida e experiências com o ofício é de uma riqueza inigualável ao documentário, faz com que ele chegue ao X da questão – a nobreza de atuar com os pés bem fincados no chão.

3893781.jpg r 1280 720 f jpg q x

O requinte poético está presente – afinal é impossível tratar de uma arte tão milenar quanto o teatro e não trazer à tona um certo tom de adulação – de uma forma completamente à serviço das verdadeira intenções de Felipe Bond. Júlio Adrião é responsável por compor o prólogo com o texto de Plínio Marcos sobre atores e ao longo do filme o público é agraciado com passagens do seu premiado monólogo: “A descoberta das Américas” que lhe rendeu o Shell de Melhor Ator. Além disso, vários artistas, trazem falas lúdicas – como Matheus Nachtergaele, Cassia Kis e especialmente Gracindo Júnior e seus filhos, Gabriel e Pedro, também atores, declamando um texto que o seu avô Paulo Gracindo encenava. Porém o objetivo principal é o diálogo direto, informal e profundamente realista para com quem assiste – trazer à tona o que significa ser ator e artista num país que tanto subjuga a cultura como o Brasil. Entender que não existe uma linha de chegada como o horário nobre e sim que teatro se trata de uma arte artesanal, contínua, intensa e ininterrupta.

Já disse Plínio Marcos: “Os atores têm esse dom. Eles têm o talento de atingir as pessoas nos pontos onde não existem defesas. Os atores, eles, e não os diretores e autores, têm esse dom. Por isso o artista do teatro é o ator.” – e assistimos pela tela grande justamente ás fraquezas destes atores – seus pontos fracos, desnudos e indefesos. Como o próprio diretor alertou antes de apresentar sua obra: “É um longa longo”  – porém isso não interfere em nada à sua apreciação. O espectador mal sente o tempo passar e ainda sai da sala de cinema querendo mais. Trata-se de uma verdadeira aula para o ator, não ator, aspirante, profissional, amador, enfim todos. Em 2017 o filme acumulou alguns prêmios como o de Melhor Documentário no FICA.VC e Melhor Roteiro no FestCine Maracanaú. Está em cartaz no circuito Estação e – como em toda produção nacional – é importante que seja assistido nas primeiras semanas. O conselho é correr para os cinemas para desfrutar de um verdadeiro espetáculo.


Por Rayza Noiá

Reader Rating7 Votes
8.3
10

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

canal brasilDocumentário nacionalLetícia SabatellaPlínio Marcos

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

394075
Anterior

Crítica: A Ghost Story

sao paulo 1194935 960 720
Próximo

História do bairro paulistano Moema é contada em livro de Glauco Belmiro Rocha

Próximo
sao paulo 1194935 960 720
24 de janeiro de 2018

História do bairro paulistano Moema é contada em livro de Glauco Belmiro Rocha

Anterior
24 de janeiro de 2018

Crítica: A Ghost Story

394075

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Noel Gallagher, camiseta social branca levemente rosada, tocando guitarra em show dia 16 de agosto de 2025 em Dublin. Imagem colorida.
    Noel Gallagher Pode Estar Preparando Novas Músicas em Meio à Retomada Histórica do Oasis
    Cesar Monteiro
    Travis Scott estará no The Town 2025
    The Town 2025 | Travis Scott Estaria Planejando Sua Própria After Party
    Amanda Moura
    Colagem com duas fotos. À esquerda, autora Claire Douglas assinando livro em sessão de autógrafos, cabeça reclinada, escrevendo, com uma blusa rosa claro de tom neutro e jeans em uma mesa de madeira. À direita capa de seu livro "A Outra Irmã", no Brasil pela Editora Trama.
    A Outra Irmã | Best-seller Que Promete Fisgar Fãs de Suspense Chega ao Brasil
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | Saiba Como Baixar o Seu Ingresso
    Amanda Moura
    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.
    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim
    Pedro Mesquita

    Posts Relacionados

    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.

    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim

    Pedro Mesquita
    13 de agosto de 2025
    Irmãos de "Faz de conta que é Paris" (2024) de braços dados com o pai fingindo estarem em uma viagem a Paris em um trailer. Estamos diante de uma paisagem campestre.

    Faz De Conta Que é Paris | O Afeto a Partir de Falta Dele

    Roberto Rezende
    13 de agosto de 2025
    Crianças em sala de aula em "A Hora do Mal", de cabeça para baixo. Um garoto, ao fundo, é o único de cabeça erguida, com um sorriso desconcertante e maquiagem à Coringa.

    A Hora do Mal | O Maior Terror É O Desconhecido

    Roberto Rezende
    12 de agosto de 2025
    Protagonistas de "Os Caras Malvado 2" vestidos prontos para o assalto, a maioria deles com roupas ninja.

    Os Caras Malvados 2 | Filme Surpreende na Ousadia do Roteiro e Complexidade dos Conflitos

    Joana D'arc Souza
    12 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon