Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Maria Madalena

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
13 de março de 2018 3 Mins Read

5445593.jpg r 1920 1080 f jpg q xUma das mais devotas seguidoras de Jesus, Maria Madalena aparece no cinema frequentemente reduzida à imagem de uma mulher adúltera. Filmes como “Jesus Cristo Superstar” (Jesus Christ Superstar, 1973), “A Última Tentação de Cristo” (The Last Temptation of Christ, 1988) e “A Paixão de Cristo” (The Passion of the Christ, 2004) figuram entre os mais famosos exemplos dessa representação.

A confusão teve início em 591 d. C. Durante uma de suas homilias, o papa Gregório Magno associou Madalena a outra personagem do Evangelho de Lucas, uma prostituta. No contexto de seu discurso, o cristianismo tentava decidir se mulheres poderiam ou não receber a ordem sacerdotal. A vinculação da discípula a práticas condenadas pela Igreja e a consequente negação de seu papel como apóstola atendiam, portanto, a objetivos estratégicos. Apesar da condição de santa estabelecida no século XIX, a imagem anterior de uma libertina convertida povoa até hoje o imaginário popular.

Diante desse equívoco milenar, “Maria Madalena” (Mary Magdalene, 2018), novo longa-metragem da Universal Pictures, propõe-se à difícil missão de reconstruir uma figura histórica. O filme apresenta, dessa forma, a jovem Maria (Rooney Mara), nascida em Magdala, como a mais lúcida dentre os seguidores de Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix). Sua fé inabalável e sua caridade irrestrita servem de ensinamento até mesmo para Pedro (Chiwetel Ejiofor) e os demais apóstolos, movidos quase exclusivamente pela esperança de uma recompensa divina.

A importante iniciativa revisionista, contudo, perde sua potência nas mãos de Helen Edmundson (estreante no cinema) e de Philippa Goslett (Poucas Cinzas: Salvador Dalí, How to Talk to Girls at Parties). Ao abusarem de diálogos autoexplicativos e de cartelas e letreiros desnecessários, as roteiristas britânicas aproximam-se das narrativas televisivas e reservam, assim, pouco espaço para uma linguagem propriamente cinematográfica. O didatismo, característica maior de seu texto, manifesta-se, entretanto, com ainda maior intensidade no tratamento sonoro do longa-metragem.

src 1516697144mariya magdalina

Assinada pelo recentemente falecido Jóhann Jóhannsson (Sicario: Terra de Ninguém, A Teoria de Tudo, Os Suspeitos, A Chegada) e pela também islandesa Hildur Guðnadóttir (Strong Island), a trilha musical ininterrupta tenta constantemente guiar as emoções dos espectadores e imprimir uma certa grandiosidade aos eventos retratados. A pretensa imponência desse recurso contrasta-se com a modesta direção de Garth Davis.

Capaz de transitar entre o sentimentalismo kitsch de “Lion: Uma Jornada Para Casa” (Lion, 2016) e a beleza sutil de “Top of the Lake” (2013), o cineasta australiano opta por uma contida abordagem, traduzida em atuações genéricas e em um visual de tons pastéis. As performances de Mara e Phoenix permanecem, desse modo, na zona de conforto dos atores, ao passo que a fotografia de Greig Fraser (Lion: Uma Jornada para Casa, Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo, Rogue One: Uma História Star Wars, A Hora Mais Escura) e o figurino de Jacqueline Durran (Anna Karenina, Desejo e Reparação, A Bela e a Fera, Orgulho & Preconceito) transmitem a aridez do deserto com paletas dessaturadas.

Em seu anseio por resgatar a verdadeira trajetória de sua protagonista e livrá-la de preconceitos e machismos históricos, “Maria Madalena” consiste, por fim, em uma produção repleta de boas intenções. O elogio, porém, não se repete em relação ao superficial resultado. Ainda que constitua um acerto a ênfase na não conformidade entre a personagem e o papel social esperado das mulheres de seu tempo, chama atenção a falta de repertório dos realizadores. Como consequência desse vazio criativo, qualquer tentativa de discurso metafórico fica perdida em meio a um universo óbvio e linear. Passadas, então, suas duas longas e enfadonhas horas, pouco resta no filme além do interessante tema, preguiçosamente enunciado por cartelas explicativas.

* O filme estreia dia 15, quinta-feira.

 

Reader Rating0 Votes
0
4

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

JesusJoaquin Phoenixmachismoreligiao

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

em pedacos filme em cartaz
Anterior

Crítica (2): Em Pedaços

ANIMAIS
Próximo

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald saiu o primeiro trailer

Próximo
ANIMAIS
13 de março de 2018

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald saiu o primeiro trailer

Anterior
12 de março de 2018

Crítica (2): Em Pedaços

em pedacos filme em cartaz

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Ryn e seu parceiro Abram Finlay de costas em uma paisagem com árvores douradas ao redor e diante de uma paisagem com uma construção em arquitetura no estilo clássico meio a uma cadeina montanhosa, de dia, no jogo "Echoes of the End".
    Echoes Of The End | Trailer Tem 17 Minutos e Gameplay Limpa
    Nick de Angelo
    Olivia Rodrigo, cara blasé, segurando os braços com suas luvas compridas de látex pretas, e uniforme de colegial em um corredor de highschool no clipe de "Good 4u".
    20 Músicas Internacionais que Viralizaram no Tik Tok
    Cesar Monteiro
    Caleb, Will, Dustin, Finn, em refeitório na quinta e última temporada de "Stranger Things", encarando a câmera.
    Stranger Things – 5ª Temporada | O Final Definitivamente Está Próximo
    Roberto Rezende
    Imagem Destacada: Divulgação/Tony Iommi (via Instagram/Fotografia: @rosshalfin, @yvette_uhlmann, @metal__dave)
    Black Sabbath | Tony Iommi Revela Músicas que Ficaram de Fora na Despedida
    Cesar Monteiro
    Himmel, Frieren, e Heiter, do anime "Sousou no Frieren", de noite ao redor de uma fogueira. Os rapazes conversam enquanto a elfa come pão.
    Frieren | Mangá Retorna do Hiato Após 6 Meses
    Hugo Santiago

    Posts Relacionados

    Abracadabra 2

    Abracadabra 3 | Elenco Comenta Atualizações Sobre Sequência

    Nick de Angelo
    14 de julho de 2025
    David Corenswet como o protagonista do longa "Superman", de 2025. Personagem está com o traje e cabelo característicos do homem de aço, com um olhar sério, irritadiço, cheio de foligem, e uma multidão o fotografa.

    David Corenswet Comenta Acidente em Superman: “Meu Testículo!”

    Nick de Angelo
    13 de julho de 2025
    Porta aberta, com silhueta ao fundo, e dois caixões em destaque, no longa "Nosferatu" (2024), de Eggers.

    Nosferatu (2024) | Terror de Robert Eggers Entra na Prime Video

    Nick de Angelo
    11 de julho de 2025
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon