Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Bar Luva Dourada

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
19 de julho de 2019 3 Mins Read

O BAR LUVA DOURADA

No cinema e na TV norte americana, filmes e séries sobre seriais killers são feitos aos montes, há muito tempo. As histórias, geralmente baseadas em fatos, mostram assassinos como frutos de um passado familiar abusivo ou violento. Há também aquelas produções que romantizam as figuras dos psicopatas, focando no charme do personagem ou nas suas habilidades intelectuais e físicas. Eles também podem ser anti-heróis, que só matam outros assassinos, ou bandidos em geral. Basta lembrar-se da série “Dexter”. Talvez por motivos comerciais, as figuras mais repugnantes que viveram no mundo real quase não possuem espaço para adaptações no cinema hollywoodiano. Ou, quando algum produtor se interessa por suas histórias, eles as amenizam para, evidentemente, não chocar o público em demasia.

Bom, chocar parece ser a intenção do cineasta alemão Fatih Akin no seu mais recente filme “O Bar Luva Dourada”. A história é sobre Fritz Honka (Jonas Dassler), um serial killer que viveu nos anos 70 na Alemanha. O tal bar do título era constantemente frequentado por Honka e era lá que ele conseguia suas vitimas. Luva Dourada era um antro de bêbados, vagabundos e prostitutas. Prostitutas essas que, atraídas pela bebida e dinheiro, acompanhavam o assassino até seu apartamento, onde eram mortas, tinham seus corpos esquartejados e depois guardados em um buraco feito na parede do local. O passado de Honka não é abordado e ele está longe de ser charmoso e ter habilidades intelectuais e físicas. Ele é apenas um bêbado que, por ser extremamente feio, não consegue se relacionar ou mesmo fazer sexo.

Os crimes são cometidos quando Honka está sob o efeito da bebida e as mulheres que mata não são seduzidas por ele, são apenas aquelas que topam sair com um ser tão grotesco. O interessante é que ele persegue a beleza, já que se apaixona pela linda estudante Petra Schulz (Greta Sophie Schmidt) que encontra aleatoriamente na rua. A beleza dela fica em sua memória e, como não consegue tê-la, mata como em uma espécie de vingança as mulheres tão grotescas quanto ele. Em sua cabeça há uma batalha entre a realidade nojenta e os delírios de uma vida maravilhosa que nunca se tornará real.

O Bar Luva Dourada
O design de produção e a ótima maquiagem que transfigura o galã Jonas Dassler proporcionam nojo aos espectadores. O apartamento de Honka é entulhado de pratos sujos, restos de comida, bitucas de cigarro e garrafas de bebida vazias. As paredes são imundas e o banheiro é repleto de fezes no chão. Para piorar, o cheiro de carne em putrefação vindo da parede é percebido por todos que entram pela porta. Evidentemente que não é possível sentir o cheiro, mas a imagem de Honka vomitando assim que abre o buraco faz com que a ânsia se manifeste no espectador. O bar não está em melhores condições, assim como seus frequentadores. Todos parecem sujos, com a pele brilhando de gordura e com feridas aparentes. Honka anda curvado e manca, seus dentes são podres e um dos seus olhos sofre de estrabismo.

A intenção de mostrar o ser humano em sua mais degradante forma funciona e trabalha a favor do filme. As gráficas cenas de violência chocam porque Akin não desvia sua câmera, mas o que causa mais asco são as figuras decrépitas que são capturadas em close durante as quase duas horas de duração do longa. Não é para todos os gostos por causa da sua proposta estética de degradação. Realmente, é difícil aguentar tanto horror em tela e muitos irão abandonar a sessões por não conseguirem enfrentar um pouco da realidade.


Imagens e vídeo: Divulgação/Imovision

Reader Rating4 Votes
4.9
7

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaDramaSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

vidas duplas poster
Anterior

Crítica: Vidas Duplas

Violet Evergarden 07
Próximo

Animes na Netflix: 7 séries imperdíveis

Próximo
Violet Evergarden 07
19 de julho de 2019

Animes na Netflix: 7 séries imperdíveis

Anterior
19 de julho de 2019

Crítica: Vidas Duplas

vidas duplas poster

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Copa do Mundo 2026 Pelé Homenagem 3
    Copa do Mundo 2026 | Pelé é Homenageado na Final do Mundial e Reafirma Legado Eterno no Futebol
    Clarice Bezerra
    Artistas brasileiros no Rock in Rio
    Rock in Rio 2026 | Os 7 Shows Brasileiros Mais Esperados do Festival
    Amanda Moura
    The Handmaid's Tale O Conto de Aia Disney Plus S1E9 1
    The Handmaid’s Tale | Serena Joy e o Paradoxo de Alimentar a Própria Opressão
    Stefany Saldanha
    Ceará Brasileirão CT 2
    Ceará Inicia Preparação Para Semana Decisiva Com Foco no Duelo Diante do CRB
    Gabriel Fernandes
    Rafa Câmara F2 Spa Francorchamps 2026 1
    Rafa Câmara Vence em Spa-Francorchamps e Coloca o Brasil Novamente em Destaque no Cutomobilismo
    Clarice Bezerra

    Posts Relacionados

    Cruella | O figurino na construção da personagem

    Cruella | O figurino na construção da personagem

    Mariana Centurion
    19 de julho de 2026
    A Mulher Mais Rica do Mundo La Femma La Mus Riche Du Monde 1

    A Mulher Mais Rica do Mundo | O Equilibrio Entre a Comédia Ácida e o Drama Burguês!

    Junior Fernandez
    19 de julho de 2026
    Matt Damon capa A Odisseia

    A Odisseia | Christopher Nolan Transforma Filme em um Épico Grandioso com Elenco Estelar

    Gabriel Fernandes
    17 de julho de 2026
    100 dias filme filipe bragança

    100 Dias | Filme Inspirado em Amyr Klink Ganha Painel Especial na FLIP

    Sam Chaves
    16 de julho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx