Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Slender Man – Pesadelo Sem Rosto

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
24 de agosto de 2018 3 Mins Read
“Quanto mais medo ele cria, mais fascinados ficamos.”

2800883.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Na primeira sequência de “Slender Man – Pesadelo Sem Rosto” (Slender Man, 2018), um grupo de amigas assiste a um vídeo. Enquanto graciosos gatinhos brincam na tela do celular, as meninas discutem a fofura das cenas. O comentário de uma delas, no entanto, rompe quaisquer expectativas. Em vez de uma estética macia e felpuda, Katie prefere ver os animais explodindo. A inesperada fala introduz uma sombria personagem, peça-chave no desenrolar do longa-metragem. A partir de sua intervenção, as imagens virais perdem sua inofensividade. No lugar do domínio do “fofo”, as garotas e os espectadores adentram, assim, o do horror. E desse mundo, Slender Man é seu mais alto representante.

Com grande estatura e compridos braços, o monstro, criado pelo internauta Eric Knudsen, tem na ausência de rosto a principal marca. Nesse sentido, o subtítulo brasileiro, “Pesadelo Sem Rosto”, bem compreende sua essência. Negada a face, a criatura pode corresponder a qualquer um. Ou, melhor, pode apresentar-se em qualquer homem. Tanto na lenda urbana quanto no filme, o terno preto, figurino característico, simboliza o gênero do “Homem Esguio”.

Se, contudo, as narrativas online elegem crianças como grupo de risco, o roteiro de David Birke (“Elle”) coloca em perigo adolescentes femininas. Após assistirem a um vídeo viral como a fita de “O Chamado”, o quarteto de colegiais Wren (Joey King), Hallie (Julia Goldani Telles), Chloe (Jaz Sinclair) e Katie (Annalise Basso) sofre consequências semelhantes às impostas por Samara. As associações com o terror oriental refilmado por Gore Verbinski não param, porém, por aí. Em determinado momento, a referência explicita-se mesmo visualmente, traduzida pelo pentear de longos cabelos em cena passada no hospital. Diferentemente do japonês Hideo Nakata e do estadunidense Verbinski, entretanto, o diretor Sylvain White (“Assassinato Em 4 Atos”) trabalha mal o horror das imagens virulentas.

De um lado, portanto, o roteiro de Birke coloca em questão a emergência de predadores online. Contra essas iminentes ameaças, por exemplo, Hallie desconfia até do próximo. Nem com seu colega de classe e pretendente romântico Tom (Alex Fitzalan) sente-se, então, segura. Outro recurso, a persistente ideia de estar sendo filmado aponta para riscos de invasão da privacidade, como o vazamento de fotos íntimas. Do outro lado, no entanto, a direção perde-se em meio a esses elementos. Seja com os jump scares do início ou com o horror visual do fim, White falha em tensionar o espectador. Ao passo que falta à montagem de Jake York (“Martyrs”) e à edição de som de Trevor Metz (“Covil de Ladrões”) a agilidade para assustar, os precários efeitos visuais geram antes a ridicularização que o esperado terror.5833418.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Uma das mais antigas criaturas da creepypasta – fóruns e redes sociais de lendas urbanas -, Slender Man certamente merecia uma adaptação mais consistente. Para ilustrar caminhos possíveis, a série original SyFy “Channel Zero” reúne interessantes soluções audiovisuais. Durante suas três temporadas, o criador Nick Antosca explora com riqueza as sombrias histórias virais “Candle Cove”,  “The No-End House” e “Butcher’s Block”.

Infelizmente, porém, Sylvain White não alcança semelhante resultado. Não obstante a promissora premissa e a competência das jovens atrizes – especialmente Joey King (“A Barraca do Beijo”) e Julia Goldani Telles (“Bunhead”) -, o filme decepciona. Limita-se, afinal, à aparência barata e aos clichés do gênero.

* O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros desde ontem, quinta-feira, dia 23.

 

Reader Rating1 Vote
0
2

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Filmes de TerrorGênero TerrorJoey KingTerror

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

E4368ED5 F3FC 4FBA 8989 5300FA1B5C3A 4074 00000342171E677D
Anterior

Resenha: A espuma dos dias, de Boris Vian

39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n
Próximo

Crítica (2): Te Peguei

Próximo
39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n
27 de agosto de 2018

Crítica (2): Te Peguei

Anterior
23 de agosto de 2018

Resenha: A espuma dos dias, de Boris Vian

E4368ED5 F3FC 4FBA 8989 5300FA1B5C3A 4074 00000342171E677D

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    J Balvin, camiseta e calça azul, luva preta na mão estendida, óculos escuros, em apresentação no The Town 2025.
    The Town 2025 | J Balvin Faz Baile Latino E Mostra Que Não É One Hit Wonder
    Nick de Angelo
    Foto aérea do show de Camila Cabello no The Town 2025.
    The Town 2025 | Camila Cabello Mostra Que Fez o Duolingo e Se Esforça Para Agradar
    Nick de Angelo
    Katy Perry com sua roupa de ciborgue temática da sua era "143" no palco do The Town 2025, cercada de seus dançarinos.
    The Town 2025 | Katy Perry Encanta Público, Mesmo Com Show Cansado
    Nick de Angelo
    the town casa 4 1536x864 1
    Foo Fighters surpreendem fãs com novo baterista em show intimista
    Cesar Monteiro
    MOTIVA TT25 250913 THEONE OSGAROTIN LALIMOSS 0595
    The Town 2025 | Palco The One no quarto dia de festival
    Joanna Colaço

    Posts Relacionados

    Atores de "Deuses da Peça" caracterizados em uma das imagens promocionais, com destaque a seus bustos, com várias roupas estereotipicamente teatrais.

    Deuses da Peste | Quando a Ignorância é a Pior das Pragas

    Roberto Rezende
    10 de setembro de 2025
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    Fotografia em preto e branco usada como material promocional para 'Nouvelle Vague', filme de 2025.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo Exibirá os Dois Novos Filmes do Diretor de Antes do Amanhecer

    Rodrigo Chinchio
    5 de setembro de 2025
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon