Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Slender Man – Pesadelo Sem Rosto

Luiz Baez
24 de agosto de 2018 3 Mins Read
“Quanto mais medo ele cria, mais fascinados ficamos.”

2800883.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Na primeira sequência de “Slender Man – Pesadelo Sem Rosto” (Slender Man, 2018), um grupo de amigas assiste a um vídeo. Enquanto graciosos gatinhos brincam na tela do celular, as meninas discutem a fofura das cenas. O comentário de uma delas, no entanto, rompe quaisquer expectativas. Em vez de uma estética macia e felpuda, Katie prefere ver os animais explodindo. A inesperada fala introduz uma sombria personagem, peça-chave no desenrolar do longa-metragem. A partir de sua intervenção, as imagens virais perdem sua inofensividade. No lugar do domínio do “fofo”, as garotas e os espectadores adentram, assim, o do horror. E desse mundo, Slender Man é seu mais alto representante.

Com grande estatura e compridos braços, o monstro, criado pelo internauta Eric Knudsen, tem na ausência de rosto a principal marca. Nesse sentido, o subtítulo brasileiro, “Pesadelo Sem Rosto”, bem compreende sua essência. Negada a face, a criatura pode corresponder a qualquer um. Ou, melhor, pode apresentar-se em qualquer homem. Tanto na lenda urbana quanto no filme, o terno preto, figurino característico, simboliza o gênero do “Homem Esguio”.

Se, contudo, as narrativas online elegem crianças como grupo de risco, o roteiro de David Birke (“Elle”) coloca em perigo adolescentes femininas. Após assistirem a um vídeo viral como a fita de “O Chamado”, o quarteto de colegiais Wren (Joey King), Hallie (Julia Goldani Telles), Chloe (Jaz Sinclair) e Katie (Annalise Basso) sofre consequências semelhantes às impostas por Samara. As associações com o terror oriental refilmado por Gore Verbinski não param, porém, por aí. Em determinado momento, a referência explicita-se mesmo visualmente, traduzida pelo pentear de longos cabelos em cena passada no hospital. Diferentemente do japonês Hideo Nakata e do estadunidense Verbinski, entretanto, o diretor Sylvain White (“Assassinato Em 4 Atos”) trabalha mal o horror das imagens virulentas.

De um lado, portanto, o roteiro de Birke coloca em questão a emergência de predadores online. Contra essas iminentes ameaças, por exemplo, Hallie desconfia até do próximo. Nem com seu colega de classe e pretendente romântico Tom (Alex Fitzalan) sente-se, então, segura. Outro recurso, a persistente ideia de estar sendo filmado aponta para riscos de invasão da privacidade, como o vazamento de fotos íntimas. Do outro lado, no entanto, a direção perde-se em meio a esses elementos. Seja com os jump scares do início ou com o horror visual do fim, White falha em tensionar o espectador. Ao passo que falta à montagem de Jake York (“Martyrs”) e à edição de som de Trevor Metz (“Covil de Ladrões”) a agilidade para assustar, os precários efeitos visuais geram antes a ridicularização que o esperado terror.5833418.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Uma das mais antigas criaturas da creepypasta – fóruns e redes sociais de lendas urbanas -, Slender Man certamente merecia uma adaptação mais consistente. Para ilustrar caminhos possíveis, a série original SyFy “Channel Zero” reúne interessantes soluções audiovisuais. Durante suas três temporadas, o criador Nick Antosca explora com riqueza as sombrias histórias virais “Candle Cove”,  “The No-End House” e “Butcher’s Block”.

Infelizmente, porém, Sylvain White não alcança semelhante resultado. Não obstante a promissora premissa e a competência das jovens atrizes – especialmente Joey King (“A Barraca do Beijo”) e Julia Goldani Telles (“Bunhead”) -, o filme decepciona. Limita-se, afinal, à aparência barata e aos clichés do gênero.

* O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros desde ontem, quinta-feira, dia 23.

 

Reader Rating1 Vote
0
2

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Filmes de TerrorGênero TerrorJoey KingTerror

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

E4368ED5 F3FC 4FBA 8989 5300FA1B5C3A 4074 00000342171E677D
Anterior

Resenha: A espuma dos dias, de Boris Vian

39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n
Próximo

Crítica (2): Te Peguei

Próximo
39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n
27 de agosto de 2018

Crítica (2): Te Peguei

Anterior
23 de agosto de 2018

Resenha: A espuma dos dias, de Boris Vian

E4368ED5 F3FC 4FBA 8989 5300FA1B5C3A 4074 00000342171E677D

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount
    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028
    Amanda Moura
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.
    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 
    Roberto Rezende
    Pôster com autor Ricardo Cappra em matiz sépia segurando livro "Híbridos" em lançamento.
    Híbridos: o Futuro do Trabalho Entre Humanos e Máquinas Definindo a Sociedade | O Lançamento do Livro em São Paulo
    Roberto Rezende
    Carolina Kasting em Terra Nostra
    Terra Nostra | Resumos dos Capítulos de 01/12 a 06/12
    Amanda Moura
    Slash ao centro em estrutura do show da nova turnê do Guns n' Roses em seu primeiro show em Riade, Arábia Saudita.
    Guns N’ Roses revela preços dos ingressos e detalhes dos shows no Brasil em 2026
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount

    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028

    Amanda Moura
    1 de dezembro de 2025
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.

    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 

    Roberto Rezende
    1 de dezembro de 2025
    Isabelle Huppert em "A Mulher Mais Rica do Mundo"

    Isabelle Huppert Revela à Woo! Que Personagem Ainda Faria

    Cesar Monteiro
    28 de novembro de 2025
    Jonathan Bailey (esquerda) e Ariana Grande (direita) como Fiyero e Glinda na segunda parte de "Wicked" (2025). Eles estão num cortejo em Oz, na frente de um boneco de vime ao fundo. Eles se olham.

    Wicked: Parte 2 | Sequência Enche os Olhos, Mas Sofre dos Mesmos Problemas de Antecessores

    Nick de Angelo
    18 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon