Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Tully

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
22 de maio de 2018 3 Mins Read
“Obrigado por me manter viva”

Tully2 1

Imagens de sereias repetem-se ao longo de “Tully” (2018), nova parceria entre o diretor Jason Reitman e a roteirista Diablo Cody (“Juno”, “Jovens Adultos”). Apresentadas em desenhos animados, reality-shows ou até mesmo sonhos, as criaturas mitológicas ocupam sempre um lugar de liberdade. Livres para nadar e cantar, desprendem-se, portanto, da rigidez do cotidiano e aproximam-se, em certa medida, da juventude.

Mãe pela terceira vez, Marlo (Charlize Theron), ao contrário, acumula obrigações. Dividida entre as múltiplas tarefas do dia a dia, priva-se de sono e reserva pouco tempo para si. Desesperada, resolve aceitar a proposta do irmão, Craig (Mark Duplass), e contrata uma babá noturna. Apesar da desconfiança inicial, o trabalho da jovem e misteriosa Tully (Mackenzie Davis) promove enorme mudança em sua vida.

Antes da chegada de Tully, Marlo experimentava um verdadeiro horror, traduzido na construção audiovisual da rotina. Enquanto a dinâmica montagem de Stefan Grube (“Rua Cloverfield, 10”) acavala atividades diárias, a igualmente ágil mixagem de Chris Duesterdiek (“O Regresso”) cria um pesadelo sonoro ao sobrepor o choro do recém-nascido a um remix da música “Tiergarten”, de Rufus Wainwright. Não só a melodia, porém, produz significado, mas também a letra. “Won’t you walk me through it all?” – Você não vai passar por tudo isso comigo? -, pergunta, como se a protagonista confrontasse o ausente marido, Drew (Ron Livingston).

As demais canções, por sinal, têm o mesmo efeito. Logo na abertura, “Ride Into the Sun”, da banda The Velvet Underground, discute o isolamento gerado pelas capitais urbanas. Disposta junto a uma cena de Marlo escovando o “peculiar” filho Jonah (Asher Miles Fallica), ela volta o olhar para a supressão das diferenças em um mundo regido pela categoria meio-fim. Ainda que não se comprove qualquer eficácia terapêutica, a escovação acalma o menino. Funciona, assim, como um espaço de resistência, uma valorização da improdutividade em contraste com o ideal utilitarista de sua escola. De maneira análoga, opera “You Only Live Twice”, versão do tema de James Bond cantada pela dupla Beulahbelle. Ao defender, em seus versos, uma vida para si e outra para os sonhos (“One life for yourself / And one for your dreams”), a música reafirma a importância da fabulação e potencializa a metáfora da sereia.
MV5BNDJkN2JhNGQtZmQ3Ny00NDNkLTlkNGItYWFmZGYwYTQ3ZWVhXkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@. V1

Após o encontro entre as duas mulheres, Diablo Cody reconstrói a rotina de Marlo, impactada pela juventude mitológica de Tully. Se, antes, alimentava os filhos com pizza congelada, depois, prepara frango assado e legumes. Se, antes, não explorava a sexualidade, depois, resgata antigas fantasias. Se, antes, faltava-lhe, enfim, autoestima, depois, torna-se melhor amiga de si mesma. Nesse sentido, Charlize Theron (“Monster: Desejo Assassino”, “Mad Max: Estrada da Fúria”) impressiona. A atriz sul-africana, em constante troca com a também ótima Mackenzie Davis (“Blade Runner 2049”, “Perdido em Marte”), entende perfeitamente a gradual transformação da personagem. O libelo ao amor próprio, no entanto, perde em parte sua força quando o roteiro evidencia os subtextos. A sutileza metafórica dá, então, lugar a um lamentável direcionamento interpretativo. Terminada a sessão, contudo, permanece a beleza dos momentos anteriores.

No comando de “Tully”, por fim, Reitman e Cody retomam as temáticas de seus dois outros filmes, mas sabem reinventá-las. A gravidez de “Juno” (2007) soma-se, desse modo, à protagonista de meia-idade de “Jovens Adultos” (Young Adult, 2011) e produz um singular resultado, ritmado por uma expressiva trilha sonora e conduzido por ricas atuações. Theron, mais uma vez no papel principal, destaca-se tanto na comédia – o karaokê de “Call Me Maybe” talvez seja o melhor exemplo disso – quanto em um drama profundamente humano.

* O filme estreia dia 24, quinta-feira.

 

Reader Rating1 Vote
10
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Charlize TheronComédia DramáticaDramadrama familiar

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

32631021 1813132442080136 3320498268042952704 n
Anterior

Crítica (2): Han Solo – Uma História Star Wars

31466890 10215418415161124 4621330809872187392 o
Próximo

Resenha: O Medalhão Mágico – O Último Guardião, de Mariana Lucera

Próximo
31466890 10215418415161124 4621330809872187392 o
22 de maio de 2018

Resenha: O Medalhão Mágico – O Último Guardião, de Mariana Lucera

Anterior
21 de maio de 2018

Crítica (2): Han Solo – Uma História Star Wars

32631021 1813132442080136 3320498268042952704 n

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Anora
    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data
    Nick de Angelo
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
    Nick de Angelo
    Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
    Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
    Hugo Santiago
    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Anora

    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data

    Nick de Angelo
    30 de junho de 2025
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

    Nick de Angelo
    28 de junho de 2025
    007: Sem tempo para Morrer

    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2025
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

    Roberto Rezende
    26 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER