Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Crítica: Vendo Memórias

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
31 de dezembro de 2016 3 Mins Read

“Vendo Memórias” é um número teatral que  traz a tona o papel da memória, mostrando como ela se constroe ao longo da vida, e qual o seu lugar  na constituição da personalidade e do indivíduo. O espetáculo leve e interativo, nos convida a passear pelos mistérios daquilo que salvamos de nossas experiências,  e como isso pode ser mudado, fantasiado, ou mesmo alterado de forma inconsciente.

André, um jovem ator, se dá conta de que nos dias de hoje tudo passou a ser comercializado, e ele, atento a tendência, decide que passará a comercializar memórias… memórias próprias ou de qualquer pessoa que as deseje ceder (ou vender) a ele. E nessa proposta se desenvolve uma peça de trocas, apropriações e histórias comoventes.

Memórias são trocadas entre ator e plateia,  não ficando claro na fala natural de André quais daquelas memórias contadas fazem parte de sua história ou foram compradas de outras  vidas. Neste espetáculo,  não existe uma separação sólida entre ator e personagem,  levando-nos a crer (na maior parte do tempo) que tudo o que é falado vem da memória afetiva do ator. Em determinados momentos, no entanto, a apropriação de fatos “comprados” ao longo do espetáculo revela que as narrativas não só são plurais em suas origens, como também se confundem entre si. Como diz André logo de cara:

“ Eu sei como essa peça começa mas não sei como ela termina”.

FB IMG 1483200796142

E, desta forma, cada espetáculo se dá de forma singular, única.

A peça direciona o espectador por meio da fala da psicóloga Dani Queiroz, que em momentos alternados explica quais os mecanismos psicológicos que envolvem a formação e a transformação das memórias ao longo da vida. Os áudios de Dani não só respaldam o monólogo de André, como mostram como esse processo possui nuances subconscientes interessantes, e faz com que possamos refletir e entender o sentido por traz de diversas lembranças afetivas, e a forma como nós as interpretamos.

A peça tem sua origem em um trabalho performático anterior, no qual André se encontrou com diversos voluntários que abraçaram a ideia de vender momentos importantes de suas vidas ao performer. E a adaptação para os palcos se tornou uma consequência natural. A direção é assinada por Renato Sampaio, que soube encaminhar a proposta com leveza e clareza, fazendo com que a ideia central não se perdesse ou se tornasse piegas. A proposta desenvolvida pela direção e ator é apresentar o espetáculo quase na forma de bate papo (variando de acordo com a receptividade do público).

Em linhas gerais, a estrutura é bem simples, contando com um cenário capaz de se adequar aos espaços onde se apresentam com relativa facilidade. A simplicidade também pode ser notada no figurino e na iluminação (essa última, especialmente, que se adapta das fartas opções do palco, às menores possibilidades de uma sala comum). No entanto, a sensação é a de que a direção soube utilizar de forma inteligente a pouca estrutura disponível (arte independente, né mores?). E, no final das contas, o peso maior se dá na troca e na proximidade com o público.

Um trabalho divertido e que pode te emocionar.

Reader Rating2 Votes
8.55
8.7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

ArteArte independenteRio de JaneiroTeatro

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

MixTape 2016
Anterior

Músicas ótimas que ouvi em 2016!

97977770ebcc4d34550197e8e4f2314c
Próximo

O Cinema em 2016: Os melhores e piores filmes do ano

Próximo
97977770ebcc4d34550197e8e4f2314c
31 de dezembro de 2016

O Cinema em 2016: Os melhores e piores filmes do ano

Anterior
31 de dezembro de 2016

Músicas ótimas que ouvi em 2016!

MixTape 2016

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.
    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis
    Roberto Rezende
    "Palco Apoteose" na Bienal do Livro Rio 2025, patrocinado pela Shell.
    Skeelo na Bienal Do Rio 2025 | O Estande Que Virou Ponto de Encontro Entre Leitores
    Joanna Colaço
    Protagonistas de "Kaoru Hana wa Rin to Saku", ou "The Fragrant Flowers Bloom with Dignity" caminhando na rua, um olhando para o outro, sorrindo.
    Guia de Animes da Temporada do Verão de 2025 (Julho) | Veja as Principais Promessas
    Nick de Angelo
    Colagem à esquerda com foto dos Mamonas Assassinas em bastidores posando para foto descontraída, e à direita com foto de seu único álbum de estúdio.
    30 Anos de Mamonas Assassinas | Da Utopia Ao Fenômeno
    Cesar Monteiro
    Montagem com colagem do busto de Julianne Moore e Sydney Sweeney como Kate e Claire Garrett em "Echo Valley" em um fundo, com elas semi-transparentes. Há uma paisagem de fim de tarde ao fundo delas.
    Echo Valley | Tão Confuso Quantos os Conflitos da Mãe Interpretada por Julianne Moore
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Donna, vestida com uma jardineira, e amigas no primeiro filme de "Mamma Mia", dançando pelas ruas acompanhadas de uma multidão.

    Por que “Mamma Mia!” Ainda Faz Tanto Sucesso (Mesmo Depois de Tantos Anos)?

    Joanna Colaço
    6 de maio de 2025
    Beth Goulart como Clarice Lispector na peça "Simplesmente Eu, Clarice Lispector", caracterizada como a autora, com um vestido vermelho, saia e sapatos escuros, pernas cruzadas, e segurando um cigarro.

    Simplesmente Eu, Clarice Lispector | Espetáculo Encerra Temporada e Já Tem Retorno Confirmado

    Joanna Colaço
    30 de abril de 2025
    Teatro lotado para apresentação da peça "É disso eu que tô falando", do humorista Marco Luque.

    Marco Luque: É Disso que Eu Tô Falando | Peça Resgata o Melhor da Carreira do Humorista em 4 “Atos”

    Roberto Rezende
    13 de março de 2025
    Foto de carro alegórico da escola de samba "Acadêmicos de Niterói", campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio 2025. Há um galo gigante em destaque na frente.

    Carnaval 2025 | Acadêmicos de Niterói é a Campeã da Série Ouro do Rio de Janeiro

    Amanda Moura
    6 de março de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER