“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” (Shogun), é uma trama de época que estreou recentemente no Disney+ e no Star+. Original do FX, a produção é uma adaptação do romance homônimo e apresenta uma história rica em camadas. É um sucesso! Só o primeiro episódios teve mais de 9 milhões de exibições mundiais!
A série é estrelada por Hiroyuki Sanada como Yoshii Toranaga, Cosmo Jarvis como John Blackthorne, Anna Sawai como Toda Mariko, Tadanobu Asano como Kashigi Yabushige, Yûki Kedôin como Takemaru, e muitos outros.
Durante a primeira temporada, “Xógum” acompanha a vida de Yoshii Toranaga (interpretado por Hiroyuki Sanada), um senhor feudal no Japão, e seu colega ocidental John Blackthorne (interpretado por Cosmo Jarvis). A história se desenrolou no ano de 1600, durante os primeiros estágios de uma guerra que moldaria o século que se iniciava.
Trazendo um contexto histórico para as telas, muitos se questionam se “Xógum” é uma série baseada em eventos reais ou puramente ficcionais. Vamos explorar o que sabemos sobre os fundamentos da trama dessa nova produção do FX.
Leia Mais: As 6 Melhores séries da Amazon Prime Video
“Xógum” tem pano de fundo histórico e cultural do Japão
“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” não narra uma história completamente real, mas é uma interpretação ficcional de eventos históricos. A série retrata a ascensão do governo do Xogunato Tokugawa, uma dinastia militar que governou o Japão entre os anos de 1603 e 1868.
Tudo começa com a chegada de John Blackthorne ao Japão, um navegador de origem inglesa que naufraga na costa do país. É resgatado com sua tripulação, pela população japonesa e imerso na cultura local, eventualmente envolvido em questões políticas.
É uma série épica e histórica com diversas curiosidades, separamos as melhores para você!
Leia Também: “Memórias Inapagáveis” | Uma Jornada de Emoções e Determinação
5 Curiosidades sobre “Xógum” o novo épico japonês da Disney:
1.”Xógum” é inspirada em livro homônimo
A inspiração para a série vem do livro homônimo de James Clavell, que por sua vez se baseou na história real do navegador William Adams. Em 1600, Adams chegou ao Japão, onde desempenhou um papel significativo na política local.
William Adams foi o primeiro navegador inglês a chegar ao Japão. Ele e sua tripulação foram transportados para a região de Edo, onde hoje está localizada Tóquio. Após o naufrágio de seu navio durante uma viagem à Ásia Oriental, com seu conhecimento em navegação e tecnologias ocidentais, Adams chamou a atenção das autoridades locais.
Gradualmente, Adams se envolveu na modernização do Japão, especialmente em questões políticas e marítimas. Ele apareceu no país, casou-se, teve filhos e até se tornou um samurai.
2. Locações no Canadá
Apesar da narrativa contar a história japonesa e ter produção americana, boa parte das locações e cenários são no Canadá, país onde ocorreram as gravações.
3. Elenco nativo
O elenco da série é majoritariamente de atores japoneses. Ponto para a autenticidade cultural.
Compre Agora: Espada Katana Tanto O Ultimo Samurai
4. Consultores históricos
Para ser fidedigna e verossímil a produção contou com especialistas com o objetivo de retratar o momento histórico-cultural nipônico à época.
5. Castelo de Osaka foi reconstituído para Xógum
O retratado na série é fictício, porém há o Castelo de Osaka real aberto à visitação pública. Desde sua construção original em 1853 já passou por diversas reconstruções e segue imponente.
“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” já está disponível para assistir no Disney+ e no Star+, com episódios lançados semanalmente até 23 de abril. Veja o calendário e acompanhe os episódios:
- Episódio 1: “Anjin” – 27 de fevereiro
- Episódio 2: “Servant of Two Masters” – 27 de fevereiro
- Episódio 3: “Tomorrow Is Tomorrow” – 5 de março
- Episódio 4: “The Eightfold Fence” – 12 de março
- Episódio 5: “Broken to the Fist” – 19 de março
- Episódio 6: “Ladies of the Willow World” – 26 de março
- Episódio 7: “A Stick of Time” – 2 de abril
- Episódio 8: “The Abyss of Life” – 9 de abril
- Episódio 9: “Crimson Sky” – 16 de abril
- Episódio 10: “A Dream of a Dream” – 23 de abril
Imagens e Vídeo: Divulgação/Disney Plus
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.