7 de dezembro de 2019

Com o advento de novas tecnologias, a divulgação de qualquer ideia, notícia e até mesmo projetos tornou-se muito mais prática e ativa. E é isso que vem colaborando com os escritores brasileiros desta geração. Com as facilidades da internet fica muito mais acessível conseguir chegar até o seu público alvo e isso dá “um gás” para que os autores brasileiros se arrisquem em seguir com o sonho de publicar seus livros, mesmo em meio a um mercado editorial um pouco defasado.

O mercado brasileiro conheceu novos nomes de escritores nos últimos tempos e cresceu consideravelmente tanto no espaço que as livrarias disponibilizam para eles, quanto em vendas, sendo essa parte mais creditada a ajuda da divulgação online. Segundo a escritora do livro “Um Novo Amanhecer”, Cinthia Freire, os leitores brasileiros estão mais abertos a conhecer novas histórias e principalmente se permitindo acompanhar a literatura brasileira atual.

“Eu acho que o povo tá começando a ficar um pouco mais receptivo para a literatura nacional, apesar de que ainda está bem fechado. As pessoas ainda tem uma preferência muito grande pela literatura internacional, mas ta começando a melhorar, então eu acredito que em breve vai ter um bom mercado, está começando.”

Quando são questionados sobre a literatura brasileira, uma parcela de leitores diz que existe até certa vantagem em ler os livros nacionais, pois o contato com o autor se torna algo mais perto da realidade, podem tirar dúvidas sobre histórias que leram, trocar ideias sobre as leituras e sobre escrita também, coisa que qualquer fã adoraria.

Natalia Sanchez e Ítalo Guimarães são ávidos leitores, inclusive da literatura brasileira, e concordam quando o assunto diz respeito a pouca divulgação que os brasileiros ainda têm, mesmo com as redes sociais, “temos muitos bons talentos sendo desperdiçados em nosso território devido a nossa síndrome de vira-lata, tudo de fora é melhor, mas esse cenário aos poucos tem deixado de ser assim, a passos de tartaruga” diz Ítalo. Natalia também diz que o que mais conhece na literatura atual brasileira são os livros com histórias “jovens”, pois recebe as dicas de seus alunos e também procura conhecer mais para entrar em contato com o que os adolescentes vêm lendo.

Para aqueles que ainda não deram uma chance para a literatura atual do nosso país, ou para aqueles que dizem não encontrar opções, existe uma lista de novos autores brasileiros surgindo e ela cresce cada dia mais, basta uma rápida pesquisa na internet para encontrá-los. Autores brasileiros podem ser encontrados em livrarias, em grupos literários no facebook e até mesmo no aplicativo Wattpad, onde autores brasileiros publicam os seus primeiros capítulos e até livros inteiros.

Para saber mais sobre o livro “Um Novo Amanhecer” da autora brasileira Cinthia Freire, basta acessar a página da obra no facebook.

Por Beatriz Bertolli Paulini

Show Full Content
Previous Crítica (2): Era o Hotel Cambridge
Next Parque das Ruínas: confira a programação do mês de abril

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Hell in Rio: Eu fui (e conto o que rolou por lá) – Parte II

7 de novembro de 2016
Close