Existem muitos fãs de rock no Brasil, e boa parte deles são fãs da banda Nirvana, que era liderada por Kurt Cobain até sua precoce morte em 1994. O Nirvana é uma das bandas que mudou o cenário do rock com o surgimento do movimento grunge, uma mistura de metal, punk e hard rock durante a década de 1990, era um som agressivo que agradou muito aqueles que viveram naquela época. Essa inovação foi essencial para que a banda entrasse para a história do rock, ainda mais pelo fato de que em poucos anos ela atingiu fãs por todo o mundo, vendeu milhões de discos e chegou a fazer um show no Brasil, em 1993, um ano antes do fim da banda.
A história da banda começou em Seattle, nos EUA, e até hoje milhares de fãs visitam a cidade para refazer os passos da banda – o que é uma ótima pedida, diga-se de passagem -, passando desde locais onde eles tocaram até monumentos onde seus seguidores homenagearam Cobain após seu falecimento.
Como forma de lembrar a trajetória do Nirvana, o curador Jacob McMurray teve a ideia de montar uma exposição com objetos e registros da banda, e muitos itens foram emprestados por colecionadores e fãs que possuem seu próprio acervo em casa. A exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses ficou no Museu de Cultura Pop em Seattle durante 6 anos e além de conhecer a cidade da banda, os fãs também puderam conhecer a história de Cobain, Krist Novoselic e Dave Grhol no museu.
Mas e os fãs que não tem grana para ir até os EUA? Como fazer parar curtir um pouquinho da banda? Muito simples. “Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé.” Pela primeira vez fora de Seattle, a exposição aterrissou no Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional no dia 22 de junho. Desde então, foram milhares de visitantes. O acervo tem cerca de 200 itens e entre eles estão instrumentos, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, itens pessoais dos integrantes, cartazes, entre outras peças, que vão desde a origem do grupo, em Aberdeen, às grandes turnês internacionais. Um dos itens que os fãs mais lembram é o cardigan amarelo que Cobain usava constantemente e inclusive vestia ele na gravação do Acústico MTV, mas infelizmente essa relíquia que esteve exposta em Seattle não veio para o Brasil, justamente porque o dono não autorizou a viagem da peça, muitos outros itens também não foram liberados para virem. Entretanto, registros inéditos dos shows da banda no país foram acrescentados na exposição.
E depois de quase 2 meses recebendo visitantes cariocas, a exposição chega ao fim no dia 22 de agosto. Se você ainda não foi e mora no Rio de Janeiro, aproveite os últimos dias, afinal não é todo dia que é possível conhecer uma exposição internacional tão renomada e que não visitou nenhum outro país a não ser o de origem. Melhor ainda é conhecer profundamente a história do Nirvana, uma banda que possui admiradores ao redor do mundo e mesmo após 20 anos do seu término tem cerca de 75 milhões de cópias de discos vendidas. É uma legião de fãs que vivenciou o período em que a banda esteve na ativa ou que conheceu depois, pelo simples fato de o som deles agradar e muito. E os fãs brasileiros são privilegiados por terem essa oportunidade. O projeto compõe as atividades do calendário 2017 do Samsung Conecta, que oferece experiências únicas, na música e no esporte, para os consumidores brasileiros. Além dos últimos meses no Rio de Janeiro, no próximo mês a exposição estará em São Paulo, no Ibirapuera, e os ingressos já estão à venda.
Para os fãs de rock em geral é uma oportunidade ímpar, até porque não é muito comum uma exposição dedicada a uma banda de rock. Diariamente, os museus recebem atrações voltadas para artes plásticas, tecnologia, fotografias, entre outros. Quando recebemos uma visita tão ilustre como essa exposição, não se pode deixar a oportunidade passar. Então, aproveite os últimos dias no Rio para visitar a exposição e dê um passeio pelo centro da cidade ou garanta seu ingresso em São Paulo, aproveitando para visitar os diferentes pontos turísticos e museus da cidade.
Afinal, essa exposição é uma ótima oportunidade para conhecer novos lugares. Que tal aproveitar um fim de semana em São Paulo?
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
One Comment