Trazido ao Brasil pelo Centro Popular de Cultura da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo), o filme russo “No Submundo de Moscou”, do estúdio russo Mosfilm e do cineasta Karen Shakhnazarov, é uma grande homenagem aos livros e filmes baseados principalmente na obra do escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle, especialmente de seu personagem mais emblemático e imortal: “Sherlock Holmes”.
Uma dupla improvável, misteriosos assassinatos, um clima de desconfiança em que não pode confiar em ninguém, inimigos calculistas e/ou exóticos, uma autoridade policial incompetente e claro, uma mulher linda e fatal.
Leia Mais: Godzilla e Kong: O novo império | De Monsterverse à Petverse
Está tudo no filme que imagina ficcionalmente o encontro entre duas figuras reais e proeminentes na Rússia no início do século 20: Vladimir Gilyarovsky, escritor e jornalista russo mais conhecido por suas crônicas urbanas da vida na Moscou pré revolucionária, e no início de sua carreira como criador no teatro, Konstantin Stanislavski, simplesmente o criador do “Método” de atuação, no qual o(a) artista tem que “viver” o personagem física e psicologicamente. Método esse utilizado por conhecidos expoentes do calibre de Marlon Brando, Al Pacino, Robert De Niro, Dustin Hoffman e, mais recentemente, Jared Leto, Christian Bale e o aposentado e saudoso Daniel Day-Lewis.
A história começa mencionando um acontecimento real, quando Stanislavski está em busca de inspiração real para montagem e encenação de “Ralé”, primeira peça do dramaturgo russo Máximo Górki, importantíssima na cultura russa visto que esse escritor, pensador e ativista se tornou um dos pilares para formação de outros proeminentes compatriotas como Anton Tchekhov e Liev Tolstói.
Daí, chega uma sugestão do produtor da peça, mais experiente, sugerir um tour pelo lugar com Vladimir, que perambula constantemente e conhece muito bem aquela comunidade.
Desse encontro de classes, posto que Vladimir é um boêmio que vive entres os becos e ruas da perigosa região de Khitrovka junto ao aristocrata, sensível e curioso Stanislavski, surge uma dinâmica nunca menos que divertida, que emula com familiaridade o relacionamento de Sherlock Holmes e Watson, mas constantemente mudando de papel sobre as deduções e impressões que começam a se tornar mais próximas, quando começam a investigar mortes suspeitas até nessa comunidade violenta.
Leia também: Thomas Lawrence | O homem que inspirou Duna
Muito carismáticos, os dois personagens principais trazem os melhores momentos do filme.
Porém embora divertido e uma surpresa na densa filmografia russa, infelizmente, não consegue sair do lugar comum, com a batida e típica apresentação da dupla de diferentes que se entendem e completam, são passados para trás pela mulher fatal, mesmo sabendo de tudo que ela é capaz e que atriz linda é Anfisa Chernykh, embora inexpressiva.
Além também de serem passados pra trás também pelos inimigos, até atingir uma espécie de aprendizado e vencê-los a sua própria maneira.
A dinâmica é bem desenvolvida, mas os clichês são gritantes para quem tem o mínimo de familiaridade com essas histórias e inclusive utiliza o maior deles: a música tensa e típica quando uma situação perigosa se aproxima…
Já deixa o(a) expectador(a) pronto para qualquer “surpresa” ou suspense que vai aparecer na tela ou desenvolver o que se passa com os personagens.
Compre Agora: Samsung Smart TV Neo QLED 65" 8K QN800C - Alexa built in, Mini Led, Processador com IA
Entre as pequenas liberalidades históricas e os clichês das histórias de Arthur Conan Doyle, “No Submundo de Moscou” nos apresenta um cinema russo mais voltado para leveza e diversão, uma bem vinda abertura, em que é necessária uma atualizada na forma de contar histórias nessa era moderna.
Utilizar material base relevante e conhecido é muito prazeroso, mas há de se tentar ir além e esse é o papel que arte, qualquer uma dela, em qualquer lugar do mundo, pode almejar.
Imagens e Vídeo: Divulgação/CPC-UMES Filmes
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.