Banda dos irmãos Gallagher anunciou seu retorno após 15 anos
O mundo da música foi sacudido na última semana pela notícia de que os irmãos Noel e Liam Gallagher estão voltando com o Oasis, 15 anos após o fim da banda, para uma turnê em 2025. Foram anunciadas datas para o verão do hemisfério norte no Reino Unido e Irlanda e todos os ingressos já estão esgotados. Ainda não há divulgação sobre o restante da Europa, mas já se sabe que ocorrerá até o final do ano.
Os fãs brasileiros já estão ansiosos por um anúncio de shows por aqui. O sonho é palpável, já que foi revelado que se trata de uma turnê mundial. O itinerário deve seguir para a América do Norte entre o final de 2025 (quando deve se encerrar a tour pela Europa) e o início de 2026. Daí o caminho mais natural seria a América Latina, onde, óbvio, o Brasil estaria incluído.
O Brasil esteve na rota do Oasis por quatro vezes. A primeira foi em 1998 com a turnê do álbum “Be Here Now”. A segunda foi apenas no Rio de Janeiro, no Rock In Rio de 2001. Já em 2006 a banda esteve apenas em São Paulo e em 2009, ano em que a banda terminou, estiveram no Rio, São Paulo, Pinhais e Porto Alegre.
As datas da turnê pelo Reino Unido são as seguintes:
- Cardiff Principality Stadium (País de Gales) – 4 e 5 de julho
- Manchester Heaton Park (Inglaterra) – 11, 12, 16, 19 e 20 de julho
- London Wembley Stadium (Inglaterra) – 25, 26 e 30 de julho e 2 e 3 de agosto
- Edinburgh Scottish Gas Murrayfield Stadium (Escócia) – 8, 9 e 12 de agosto
- Dublin Croke Park (Irlanda) – 16 e 17 de agosto
Jonathan Shalit, presidente da agência InterTalent, analisou o caso para o The Sun (via Igor Miranda) e estima que cada um dos artistas pode receber mais de £ 50 milhões (aproximadamente R$ 363 milhões), considerando venda de ingressos, patrocínio, merchandising e direitos de imagem. Em sua opinião, o giro pode bater a casa dos £ 400 milhões (cerca de R$ 2,9 bilhões) de faturamento.
Ainda não foi anunciado oficialmente quem estará com os irmãos Gallagher, mas já há algumas pistas. Por meio das redes sociais, o baterista Alan White, que integrou a fase áurea do Oasis (entre 1995 e 2004), compartilhou uma imagem misteriosa de uma bateria com as cores da Union Jack, a bandeira do Reino Unido, exatamente como era estilizado seu kit na época em que tocava na banda. Já o guitarrista Paul Arthurs, o Bonehead, que se curou de um câncer, pode participar do retorno. Resta saber quem ocupará a função do baixo, Andy Bell, no posto entre 2000 e 2009, ou Paul McGuigan, presente da fundação do Oasis até 1999.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.