Há quase quatro anos no mercado, o jogo é usado nos principais
campeonatos de eSport

“Rainbow Six: Siege”é um jogo de estratégia e FPS (atirador em primeira pessoa) desenvolvido pela Ubisoft. O jogo é baseado no romance de 1998 escrito por Tom Clancy, e é até hoje um sucesso de vendas e avaliações. Rainbow refere-se à equipe cujos membros são de diferentes países. Já Six, é um codinome  militar para a patente de Comandante. A trama acompanha a equipe de contra-terrorismo Rainbow, que enfrenta a ameaça um grupo inimigo chamado The White Masks. 

Uma vez que a equipe é formada por membros de múltiplas nacionalidades, o jogo criou a mecânica de heróis únicos. Em outras palavras, cada membro possui seu papel fundamental para o sucesso da missão. Ao contrário de outros jogos de FPS, Siege requer mais estratégia e trabalho em equipe, principalmente no modo multiplayer justamente por cada membro da equipe ser fundamental para o sucesso ou fracasso da missão. Se um membro for morto, ele só poderá retornar depois do término da rodada. Basicamente, os jogadores são divididos em duas equipes de cinco membros cada. Enquanto a equipe de ataque é responsável por invadir uma base para resgatar um refém, a equipe de defesa se encarrega de protegê-la a todo custo.

As ambientações do jogo tornam a experiência ainda mais empolgante. Normalmente, os tiroteios ocorrem em espaços pequenos e por curtos períodos de tempo. O verdadeiro desafio, por outro lado, está em todo o planejamento para a execução da missão. Por isso, é fundamental que todos os jogadores estejam em comunicação constante.

Imagem: Divulgação/Ubisoft

Uma curiosidade interessante é que o jogo possui uma DLC exclusiva ambientada no Brasil. A DLC conta a história de dois oficiais do BOPE que foram incorporados à Rainbow para pacificar uma favela no Rio de Janeiro.

Rainbow Six: Siege e o eSport

Evidentemente, a competitividade de Rainbow Six fez do jogo uma das principais atrações de campeonatos de eSport não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Todo ano, são abertas duas temporadas para os campeonatos. A primeira vai de junho a novembro. Já a segunda, se inicia em dezembro e se estende até maio. Aqui, o Brasileirão de Rainbow Six é disputado por equipes profissionais desde a sua estreia em 2017. Durante a competição, oito times se enfrentam em uma espécie de “melhor de dois”. Ao final das disputas, a equipe vencedora recebe um prêmio em dinheiro. Já a última colocada é rebaixada. A ESL Pro League LATAM, por outro lado, é uma classificatória para as rodadas finais da ESL Pro League, na qual equipes do mundo inteiro se enfrentam.

Entretanto, os maiores e mais importantes campeonatos do jogo no mundo inteiro são o Six Major e o Six Invitational, que ocorrem durante as duas temporadas, e também usam classificatórias para selecionar suas equipes.

Campeonatos na Game XP 2019

Entre os dias 25 e 28 de julho, o Rio de Janeiro recebeu a Game XP, o maior evento gamer do Brasil. O evento sediou diversos campeonatos em suas arenas exclusivas. E, sendo assim, os campeonatos de Rainbow Six: Siege não ficaram de fora. Durante os quatro dias, foram transmitidas rodadas do Torneio Universitário (TUES), o Circuito Feminino e as finais do BR6. A final do campeonato foi transmitida na Oi Game Arena, numa tela de aproximadamente 1,5 km quadrados. Todavia, quem não pôde comparecer ao evento, teve a chance de acompanhar a final pela transmissão ao vivo no YouTube.

Para saber mais sobre a grande final do campeonato de Rainbow Six: Siege, na Game Xp 2019, confira aqui a final do dia 28:


Vídeo: Divulgação/Game XP