Connect with us

Hi, what are you looking for?

Animes

Recap: “Shingeki no Kyojin” (Finale — Episódio 2)

Após um episódio inteiro encurralados, os Eldianos enfim tem de encarar as consequências por suas escolhas. O segundo episódio veio para dar continuidade a esse crescendo de desespero que já se instaurara no capítulo anterior. Confira o resumo, com spoilers, do que rolou em “Shingeki no Kyojin” (Finale — Episódio 2).

A hora e a vez de Eren Yeager

Imagem/Reprodução: Capítulo 2 – Crunchyroll.

O episódio se abre com a cena do episódio passado, com Armin perguntando o que é que eles farão diante do dilema de ajudar Eren, e colaborar com o genocídio, ou não fazer nada e não deixar haver futuro para Paradis. Depois de um silêncio sepulcral, Mikasa e Jean concordam em proteger o companheiro, ainda que haja um clima de desconforto — e incerteza — se Eren está ou não a mentir para eles.

De volta para as ruas de Shiganshina, Reiner está prestes a dar um golpe fatal em Eren e roubar seu titã, mas Yeagar solta um rugido ensurdecedor e libera os cristais do martelo de guerra para se safar. Ainda fraco, é a oportunidade para Porco atacar, mas Eren retribui a ofensiva com um soco para afastá-lo pra longe, impossibilitando-o de atacar. Reiner ainda assim está livre e, estando em vantagem numérica, pode se aproveitar das brechas que o Titã de Ataque deixa ao ter que enfrentar dois inimigos, e assim o faz: se joga em Eren, que astutamente está para quebrar sua mandíbula.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Não bastasse isso, um enorme pedregulho atinge o Encouraçado em cheio e o arrasta para longe; é a forma de Zeke Yeager dizer que chegou.

Ataque surpresa

A investida de Zeke não para: Esmagando rochas em vários pedaços, arremessa-as no ar para causar destruição da frota de dirigíveis, cheios de soldados Marleyanos. Pieck é solicitada por Theo para mudar a formação no intuito de neutralizá-lo, porém Zeke lança mais detritos antes que a estratégia inimiga se concretize.

Gabi e Colt conversam em desespero. Enquanto Eren cambaleia ao encontro do irmão, há a preocupação do poder do fundador ser liberado através da união; algo precisa ser feito, mas Colt alerta que não há nada que eles, humanos, possam fazer. É melhor deixar os assuntos dos titãs entre os titãs. Gabi se recusa a fugir e se coloca em posição de responsável pelo que aconteceu por Falco.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Enquanto isso, em uma das celas de Shiganshina, os militares desejam saber o que está acontecendo do lado de fora, ao passo que Nile Dawk, comandante da polícia militar, conversa com Falco sobre a possibilidade de estarem vindo salvá-lo. O garoto comenta em negação, duvidando que o exército de Marley faria isso por um eldiano. Nile está desesperançoso e, assim como os demais atrás das grades, a qualquer momento pode se transformar em um titã irracional, tendo em vista o consumo do vinho com os fluídos de Zeke.

Depois de terem sido liberados da prisão, Armin, Mikasa, Jean e Conny estão indo a superfície, entretanto, são confrontados por um guarda que questiona o que estavam fazendo soltos. Jean o puxa pela gola e o repreende, abrindo caminho. O grupo encontra com o Comandante Pixis, que informa também ter consumido o vinho batizado.

Yelena encara Armin, em cena paralela ao mangá. Imagem/Reprodução – Crunchyroll.

Tal como Nero observa Roma ser destruída, Yelena assiste em deleite a destruição dos dirigíveis marleyanos. Os quatro soldados se encontram com a líder e afirmam não estar em posição para impedir os Yeagar, mas, pelo contrário, sim ajudá-los e impedir a ofensiva Marley. Por um momento Yelena encara Armin com uma expressão quase diabólica, mas logo vai da água ao vinho e pede para que ajudem o encontro dos irmãos a ocorrer.

Enquanto Gabi e Colt estão indo em busca de Falco, armados, para salvá-lo, a dupla se depara com os militares escoltando o rapaz. Nile afirma que irá deixá-lo amarrado em uma casa e o leva consigo, mas ao encontrar Gabi e Colt, resolve deixá-lo com eles. Colt estava prestes a atirar, porém Gabi o impede.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O trio agora se esconde em uma construção, ao que Gabi ouve um grupo de civis de passagem, inclusive a família de Sasha. Na conversa, eles dizem esperar que Mia e Ben, nomes falsos de Gabi e Falco, estejam bem. Ao escutar isso, Gabi se levanta e quase aparece diante deles, mas logo em seguida escuta uma garota, salva outrora por Braus, reclamar que eles não deveriam desejar algo assim para os assassinos de Sasha, e sim que queria ver Gabi morta.

Colt pergunta Gabi por que ela confiou no inimigo e a garota desabafa sobre ter enfim descoberto que os eldianos não eram os demônios que ela cria, mas humanos como eles. Gabi continua e afirma ter então compreendido tudo que o irmão Reiner tinha passado, pedindo perdão a Falco por tê-lo metido nessa. O garoto confessa que, por ter ajudado Eren enquanto esse estava disfarçado, teria contribuído para a invasão de Liberio e a morte de Zofia e Udo, além disso, declara seu amor por Gabi e que tudo que tinha feito havia sido por poupá-la, para não a ver transformada em titã e vivendo por muitos anos. Gabi muda de postura e afirma que eles precisam ir. Colt concorda e diz acreditar que Zeke não irá rugir caso saiba que isso também transformaria Falco.

A câmera retorna para Zeke, que continua atacando todos que ousam se aproximar de Eren. O macaco então vê fumaça saindo do cadáver da Titã Cargueiro e conclui que ela deve ter sido derrotada. Todos comemoram, mas nenhum soldado assume a autoria do feito — Pieck está consciente e escondida debaixo dos ossos. Magath usa dessa emboscada para atirar em Zeke, que cai dentro da muralha, porém vivo. Gabi, Colt e Falco correm até Zeke.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Linguista em formação e PhD em shoujo de baixa qualidade. Obcecado por cultura pop e leituras clichê; ainda por descobrir que talvez Kakegurui não seja um traço de personalidade.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement
Advertisement

Você também pode ler...

Animes

Ela não tem amigos, não tem participação desde a segunda temporada, mas ela tem o povo! Em título autoexplicativo, “O descongelar” é o momento...

Animes

O provável mais emblemático capítulo do mangá foi ao ar. Em “De você, 2000 anos atrás”, é uma recontagem de tudo o que ocorreu...

Animes

Em outro segmento de muitas revelações sobre o passado e a série em si, Shingeki retorna com o episódio “Memórias do Futuro”, em um...

Animes

Se a temporada final de Shingeki promete fortes emoções com algumas das cenas mais impactantes do mangá, não falta angústia para o fã de...

Advertisement