Tá começando mais um MixTape trazendo aquela seleção de músicas lindas para alegrar nossos sábados. Dessa vez, nossa coluna vai começar um especial que vai durar alguns meses. Isso porque a cada mês vamos trazer um novo volume de “Temas de Aberturas Inesquecíveis”. Essa ideia veio por outros dois MixTapes que já fizemos: “As Melhores Canções Originais (Ou Algumas Delas)” e “Música de Musicais Inesquecíveis“.

Vamos começar dentro de casa, trazendo aquelas músicas que abriram grandes sucessos da televisão brasileira. As tão comentadas novelas, que estão aí desde que a grande maioria se entende por gente. Até porque, antes das telenovelas, nós tínhamos as radionovelas. Porém, para concretizar a imagem desse produto havia sempre uma abertura. E com essa abertura nós temos as músicas temas, que serão nossas estrelas nessa seleção.

Mas por quê? Bom, tem alguns casos que o tema se tornou tão emblemático que você escuta: Lembre da música tal, que era abertura da novela “x”? Aí a pessoa responde que lembra da música na novela, mas não exatamente sobre o que era. Em outros casos, a música já toca em algum lugar e alguém fala “Gente, é a música de abertura da novela ‘y’. Que saudade, essa novela era ótima!”. Enfim, casos não faltam. Dito isso, eis que chegou a hora de mostrar nossas inesquecíveis selecionadas. Aperta o play para a nostalgia!

Todo mundo já assistiu algum dia na vida a novela “Malhação” e de uns tempos para cá, seu tema de abertura vem mudando com certa frequência. Mas nem sempre foi assim. Durante os 5 primeiros anos da novela, o tema foi “Assim Caminha a Humanidade”, do Lulu Santos, e depois “Te Levar Daqui”, do Charlie Brown Jr. Elas foram as únicas que permaneceram como tema durante tanto anos, marcando a vida de quem acompanhou “Malhação” durante esses 10 primeiros anos.

    

Mas se a gente voltar no tempo, temos duas novelas inesquecíveis com temas sensacionais. A primeira é “Tieta” (1989), que está sendo reprisada atualmente pelo canal VIVA. A música tema leva o nome da novela e é um axé cantado por Luiz Caldas. Indo para o lado – musical – oposto, quando se fala em clone todo mundo lembra da novela “O Clone” (2001). E como esquecer o tema de abertura gente, depois de passar 8 meses acompanhando a desgraça da vida de Jade?! Então, “Sob o Sol” precisa estar nessa lista!

    

Teve uma época que vira e mexe tínhamos uma novela italiana e nós brasileiros adorávamos tentar cantar os temas de abertura. Obviamente, não cantávamos como gostaríamos. Catávamos como a Suzana Vieira. Uma delas foi “Terra Nostra” (1999). Seu tema “Tormento D’Amore”, cantada por Agnaldo Rayol e Charlotte Church, já deixava todo mundo arrepiado e emocionado. Mas se ela fazia sentido para a trama, também temos uma que até hoje não sabemos qual é o sentido para a trama. Famosa por ser chamada de “a melô dos mortos”, “Encontros e Despedidas”, de Maria Rita, foi o tema da abertura de Nazaré Tedesco. Sim, porque o que lembramos de “Senhora do Destino” (2004) é a vilã, o Giovane Improtta e o tema de abertura. E o resto é o resto.

    

Não tão antiga assim, depois de muitos “fiascos” como novela “das 9” ou “das 8”, como se chamava antigamente, tivemos “Avenida Brasil” (2012). Esse sucesso estrondoso não foi só pela trama e seus personagens. A abertura com “Vem Dançar Com Tudo”, versão de “Danza Kuduro”, do Don Omar com Lucenzo, também foi um dos motivos. E por fim, uma música tema, que leva o mesmo nome da novela cantada por uma d’As Divas Brasileiras. Estamos falando de “Fera Ferida” (1993), que teve seu tema cantado por ninguém menos que Maria Bethânia. Há pouco tempo atrás, ela chegou a ganhar um remix pelo DJ Boss In Drama. Tanto a original quanto o remix são ótimas, afinal é Bethânia nos vocais, né amores?!

    

E o nosso MixTape precisa parar por aqui. Mas fica triste não que ainda tem muitos temas musicais pela frente. Sabemos tem que outras músicas para entrar nesse tema, então sim, faremos outra edição. Então, já pode ir se preparando. Vamos ter uma outra edição com temas de abertura, aberturas de novelas mexicanas, temas de novelescos, aberturas de séries, trilhas geeks e o que mais conseguirmos pensar para entrar aqui. Até semana que vem com os boatos de uma entrevista exclusiva.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, Gypsy Lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, Bombril na vida profissional e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Previous Com vocês Renato Garcia, o artista por trás do querido palhaço ‘Gracinha’
Next Maria Antonieta e a Ignorância

1 thought on “Temas Inesquecíveis – Vol. I: Aberturas de Novelas Nacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close