Os Beatles revolucionaram a música em vários aspectos. Poderíamos enumerar seus hits e recordes, entretanto, escolhemos alguns fatos interessantes que vão além disso. A seguir, listamos oito entre os inúmeros fatos que fazem dos Beatles a banda mais importante da história:
O primeiro videoclipe da história
Em 1966, os Beatles gravaram três vídeos promocionais para a TV da música “Rain”. Em um dos vídeos, a banda foi filmada andando e cantando num jardim e numa estufa. Foi a primeira vez que um vídeo musical foi além da reprodução de trechos de shows.
Banda multimídia
Além do sucesso com grandes composições musicais, os Beatles também tiveram êxito no cinema. “A Hard Days Night”, “Help!” e “Magical Mistery Tour”, foram sucesso de público, enquanto que o primeiro também foi elogiado pela crítica.
Julia
Essa bela canção é uma homenagem de John Lennon à sua mãe, com quem teve uma relação conturbada. Entretanto, o verso “Filha do oceano, me chama” faz referência à Yoko Ono, uma vez que se primeiro nome em japonês significa “filho do mar”.
Machismo e Redenção
No início da carreira, os Beatles lançaram algumas músicas com letras machistas, lamentavelmente. “Run For Your Life” e “You Can’t Do That” são alguns exemplos. Contudo, os Beatles são a prova de que todos podem evoluir. “A Ticket to Ride”, “She’s Leaving Home” e “Lady Madonna” são grandes músicas sobre mulheres. Isso sem falar da belíssima “Woman” da carreira solo de John Lennon.
Beatles “Black Album”
Você provavelmente conhece o disco duplo “The Beatles”, mais conhecido como “White Album”. Mas o ator Ethan Hawke compilou 51 faixas das carreiras solo dos quatro ex-integrantes da banda e a chamou de “Beatles Black Album” para presentear sua filha. Essa compilação ficou conhecida após aparecer no filme “Boyhood“, em que o personagem de Hawke também presenteia seu filho com a compilação.
E se os Beatles não existissem?
O filme “Yesterday” apresenta uma história muito interessante a partir desse questionamento. O que fazer se a banda fosse apagada da memória das pessoas e só você se lembrasse deles? Para não corrermos o risco de dar spoilers, melhor mesmo é assistir a esse divertido filme.
Fake News
Em 1966, Paul sofreu um acidente de carro sem gravidade. Inesperadamente, no mesmo ano, a banda decidiu não se apresentar mais ao vivo, muito em função de aspectos técnicos e logísticos. E isso foi suficiente para surgir a lenda de que Paul teria morrido e sido substituído por um sósia nas gravações de vídeo da banda.
Decisões arriscadas
No mercado financeiro, é comum ouvir que é preciso correr certo risco para obter retorno. E foi exatamente isso que o produtor Brian Epstein e a banda fizeram. Em 1965, decidiram tocar no estádio Shea Stadium em Nova York, algo impensável na época. Como resultado, ingressos esgotados em poucas horas.
Posteriormente, decidiram parar de fazer shows, o que poderia afetar a popularidade do quarteto. No entanto, aumentou cada vez mais o interesse dos fãs nos discos. Além disso, ainda ousaram produzir o álbum conceitual “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band“. Mais que uma sequência de músicas, o disco apresentava uma narrativa.
Poderíamos elencar diversas outras inovações da banda que marcou a história da música. O que achou da matéria? Deixe seu comentário.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.