Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Top 10 animações da Disney dos anos 90

Logo de Abertura dos filmes da Disney dos anos 90
Imagem: Divulgação/Walt Disney Studios

A Disney dos anos 90 produziu animações que marcaram uma geração. Desde o final da década de 30 a Walt Disney Studios produz filmes que marcaram e marcam a história dos cinemas. O primeiro deles “Branca de Neve”, de 1937. Assim, muitas crianças no mundo inteiro, tiveram o primeiro contato com o cinema através de uma animação do estúdio do Mickey Mouse.

Vale ressaltar que esses filmes não marcaram apenas por sua qualidade de animação, mas também por canções inesquecíveis. Essas, que podem ter sido o grande diferencial para o sucesso de inúmeros longas. Ao mesmo tempo, vale lembrar que tento em vista as tecnologias disponíveis durante boa parte do século XX, as produções demandavam muito trabalho dos artistas e animadores, já que precisavam ser feitas quadro a quadro manualmente. Um processo caríssimo e delicado.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Porém, uma das melhores – para não dizer a melhor – década da Walt Disney, sem dúvidas foi a de 1990. Nesse período, entre outras animações de sucesso, foram lançados “O Rei Leão”, “Mulan”, “Aladdin” e “Toy Story”. Filmes estes, que não conquistaram apenas as crianças, mas também jovens e adultos e perpetuaram-se durante os anos 2000, até hoje.

Sabendo disso, a Woo! Magazine, preparou uma lista especial. Confira:

Top 10 animações da Disney dos 90

10 – Pocahontas (1995)

Imagem: Divulgação/Walt Disney Studios

Um clássico que hoje em dia possui uma análise um pouco mais aprofundada do tema, “Pocahontas” envelheceu mal, pelo tema abordado na sua história. Há inclusive, uma carta aberta que grupos indígenas divulgaram por acreditarem que o filme os tratam de forma estereotipada. Contudo, o longa continua sendo um das melhores animações da Disney dos anos 90.

9 – O Corcunda de Notre-Dame (1996)

A história mais densa e representativa de “O Corcunda de Notre-Dame”, pode, a primeiro momento, não ser convidativo para as crianças. No entanto, e inegável que esse aspecto é a melhor qualidade do longa. Isso porque traz lições morais importantes que são importantes para a formação dos pequenos. Entre eles, não julgar pela aparência, o respeito ao diferente e a importância da amizade.

8 – Hércules (1997)

Hercules, de 1997, ganhará versão live-action
Imagem: Divulgação/Walt Disney Studios

Apesar de trazer uma história já ha muito conhecida, a animação de “Hércules” consegue ser interessante e divertida. E, um grande responsável por isso é a trilha sonora com músicas como “Hercules: Zero to Hero”. O filme também deu origem a uma série de tv nos anos seguintes e ganhou uma sequência.

7 – O Estranho Mundo de Jack (1993)

Imagem: Divulgação/Walt Disney Studios

Uma das grandes obras de Tim Burton, a animação “O Estranho Mundo de Jack” possui também seus atrativos. Para aqueles que gostam de obras que fogem do comum, o filme e instigante ao trazer um conto que liga Natal e Halloween.

6 – A Bela e a Fera (1991)

Filme A Bela e a Fera, da Walt Disney Studios
Imagem: Divulgação/Walt Disney Studios

Sem dúvidas a principal princesa da Disney nos anos 90 foi Bela. Dessa forma, com uma trilha sonora notável e uma história cativante, “A Bela e a Fera” é um dos melhores filmes que a Walt Disney fez durante a década de 90.

5 – Vida de Inseto (1998)

Filme Vida de Inseto da Walt Disney em parceria com a Pixa
Imagem: Divulgação/Walt Disney Studios/Pixa

Assim como “Toy Story”, “Vida de Inseto” é um dos primeiros longas da Walt Disney em parceria com a Pixar. Apesar de ser uma animação computadorizada, diferente das maiorias das principais animações da época, o longas conquistou o público. Isso se deve muito a história muito bem amarrada e gostosa de se assistir, tanto se você é uma criança, quanto se você é um adulto. E, mesmo trazendo apenas uma canção, o filme apresenta uma trilha sonora instrumental marcante. Trilha está que rendeu lhe um Grammy, além de indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro.

4 – Aladdin (1990)

Uma história marcante, personagens cativantes e uma trilha sonora esplendorosa, tornaram “Aladdin” um sucesso assim que foi lançado em 1990. Além de um Oscar, o filme conquistou dois Globos de Ouro e um MTV Movie Award. Com isso, o filme acabou ganhando duas sequências, além de jogos de video-game e uma série animada.

3 – Toy Story (1995)

O grande marco da parceria Pixa/Walt Disney, sem dúvidas foi “Toy Story”. A partir desse filme, popularizou-se as animações computadorizadas, que, além de visualmente mais bonitas, diminuíam os custos para os estúdios. O longa reuniu várias qualidades, mas podemos destacar a história inovadora e os personagens cativantes como os principais aspectos. E, não por acaso, o filme se perpetua com sequências milionárias até hoje.

2 – Tarzan (1999)

Tarzan - Disney dos anos 90

São muitos os pontos a serem destacados para “Tarzan”. O filme trouxe uma história, já tão popular, como uma produção musical que, sem sombra de dúvidas é uma das melhores entre todos os filmes da mesma década. Cantada por ninguém menos que Phil Collins. Além disso, o traços e ambientes recriados através da animação trouxeram belas paisagens e misturas de cores. Enquanto os personagens conseguiam divertir e emocionar. Vale lembrar que o filme ganhou um Oscar, um Globo de Ouro e um Grammy.

1 – O Rei Leão (1994)

O Rei Leão  - Disney dos anos 90

Apesar de ficar repetitivo, não tem como fugir. Mesmo com todas polêmicas envolta ao filme, “O Rei Leão” é a mais marcante animação da Walt Disney Studios – talvez a mais marcante de todos os tempos. Entre os aspectos que influem sobre essa posição do filme estão: a qualidade da história que passeia entre momentos divertidos, engraçados e dramas mais profundos, com lições morais; a trilha sonora de Elton John que traz o canções que se perpetuam até hoje; e os personagens cativantes, como Timão e Pumba que ganharam vida própria fora do filme. Vale lembrar que “O Rei Leão”, foi por muito tempo, a maior bilheteria para uma animação. Além disso, o filme conquistou dois Oscars, três Globos de Ouro, e duas indicações ao BAFTA (British Academy of Film and Television Arts)

Extra: Mulan (1998)

Apesar de ser um dos grandes filmes da Disney dos anos 90, “Mulan”, possui uma história recheada de porém. E causou muita polêmica pela forma que retrata a história chinesa – algo que deve ser corrigido no live-action. Contudo, as canções do filme estão entre as melhores entre as animações da Disney.

Para aqueles que ainda não assistiram algum desses longas, vale lembrar que eles estão disponíveis para assinantes Disney Plus, assim como as versões em live-action.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Imagens e Vídeo: Divulgação/Walt Disney Studios

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Cursando Produção Cultural atualmente, sempre foi apaixonado por cinema e decidiu que de alguma forma trabalharia com isso. Tendo como inspiração Steven Spielberg e suas histórias que marcaram gerações, escreve, assiste, lê e aprende, para um dia produzir coisas tão grandes e que inspirem pessoas como um dia ele o inspirou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

“My Little Pony : A New Generation” é o título oficial da nova versão da animação clássica Então, mais uma animação clássica ganhará uma versão...

Filmes

Rachel Zegler, de “Amor, Sublime Amor” será a protagonista do novo live-action de “Branca de Neve” A Walt Disney Studios está desenvolvendo o mais...

Crítica

O novo filme da Pixar, “Luca” chegou ao serviço de streaming Disney Plus sem muito alarde. Aparentemente, o longa que primeiramente seria lançado nos...

Advertisement