O 10° BH Film Festival, um dos mais prestigiados festivais de cinema do Brasil, que acontece entre os dias 20 a 27 de Outubro desse ano, está com as inscrições abertas para uma seleção primorosa de Oficinas e Workshops que farão parte do evento.
Confira abaixo o conteúdo e mais sobre as inscrições que ficarão abertas até dia 05 de outubro.
Análise de Estilos Cinematográficos (seleção do Júri Jovem para atuar na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes)
Instrutor: Cleber Eduardo
Período: 21 a 23/10
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 30 vagas
Objetivo: Desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar os cinco integrantes do Júri Jovem, que elegerá o melhor longa da Mostra Transições, em Tiradentes 2017.
Conteúdo programático:
– Perspectivas históricas do cinema brasileiro de suas origens até os anos 2000
– Mapeamento de questões contemporâneas
– Análise de filmes brasileiros através da exibição de trechos dos filmes.
Pré-Requisitos: Ser estudante universitário entre 18 e 25 anos. Disponibilidade para estar em todas as aulas. Ter disponibilidade para viajar a Tiradentes em janeiro de 2017 para integrar o Júri Jovem, se selecionado(a) ao final da oficina.
Assistência de direção
Instrutor: Marcelo Caetano
Período: 21 a 23/10
Horário: 14 às 18h
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos
Objetivo: Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. Nesta oficina estudaremos sua atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A partir de discussões, exemplos e exercícios práticos, entenderemos as funções clássicas do assistente de direção, mas também nos debruçaremos sobre as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.
Conteúdo programático:
1º dia – a)Apresentação do curso; Funções do Assistente de Direção.
b) Destrinchando o roteiro e montando um banco de dados.
c) O uso do Movie Magic Scheduling d) Organizando a filmagem: desenho de produção, cronograma de trabalho, Plano de Filmagem e Análise Técnica.
2º dia – a) O assistente de direção e o elenco (produção de elenco, ensaios, figuração)
b) Metodologia de direção: Mise-en-scene e decupagem (reuniões de decupagem)
c) As demandas do cinema contemporâneo para o assistente de direção (cinema de fluxos, cinema-instalação, dispositivos).
3º dia – a) Trabalho com os departamentos: arte / figurino / maquiagem / som
b) A dinâmica do set
c) O assistente de direção no documentário.
Pré-Requisitos: Idade mínima 16 anos (que é a classificação indicativa dos filmes que exibo). Os(as) alunos(as) devem ser interessados em atuar profissionalmente na realização audiovisual (sem restrição de funções, vale direção, produção, direção de arte, entre outras).
Webséries – Mercado e Produção
Instrutor: Guto Aeraphe
Período: 22/10
Horário: 9h30 às 13h30
Carga Horária: 4h
Número de vagas: 30 vagas
Objetivo: Visão geral do mercado de webséries e os processos de criação e produção.
Conteúdo programático:
– Dados dos mercado de webséries (Fonte: Webseries World Cup)
– Conceitos digitais x Conceitos analógicos
– Formação de um novo público
– Desenvolvimento de roteiros e linguagem
– Financiamento e produção
– Exibição x Distribuição (processos de monetização)
Pré-Requisitos: Ter conhecimento em produção audiovisual
Direitos autorais e contratos do audiovisual
Instrutor: Rafael Neumayr
Período: 21/10
Horário: 9h30 às 13h30
Carga Horária: 4h
Número de vagas: 30 vagas
Objetivo: Apresentar noções gerais a respeito dos direitos autorais no audiovisual e analisar os principais contratos celebrados na área do audiovisual, especialmente sob a perspectiva do tratamento dado à propriedade intelectual. Serão abordados, por exemplo, o contrato de roteirista, o contrato de diretor, o contrato de coprodução e o contrato de distribuição de obras audiovisuais.
Conteúdo programático:
– Propriedade intelectual
– Direitos Autorais (noções gerais, usos livres, domínio público, coautoria e obra coletiva, etc.)
– O tratamento dado pela Lei de Direitos Autorais à obra audiovisual
– Noções gerais sobre celebração de contratos
– Análise de contratos do audiovisual em espécie, sob a perspectiva da propriedade intelectual
Pré-Requisitos: Não há pré-requisitos
Masterclass: Adriano Aprá
Instrutor: Adriano Aprá
Período: 21 a 23/10
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 80 vagas
Conteúdo programático:
Nestes três encontros com o crítico italiano Adriano Aprà serão exibidos os filmes:
Gertrude (Gertrud), de Carl Theodor Dreyer (1964)
Crisântemos Tardios (Zangiku Monogatari), de Kenji Mizoguchi (1939)
O Eclipse (L’Eclisse), de Michelangelo Antonioni (1962)
Público-alvo: Direcionada a estudantes de comunicação, cinema e áreas afins, além de profissionais do mercado audiovisual.
Pré-requisitos: Não existem pré-requisitos.
Lembrando, as inscrições estarão abertas até dia 05 de outubro. Para se inscrever, basta clicar no botão abaixo. Participe!
[button color=”white” size=”normal” alignment=”none” rel=”follow” openin=”newwindow” url=”http://www.universoproducao.com.br/site/inscricoes.php?menu=ins”]Inscrições[/button]
Fonte e Fotos: Bh Film Festival
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.