Conheça 5 autores e quadrinistas que merecem sua atenção
O mercado literário brasileiro é muito vasto, diverso e constantemente fomentado, mas nem sempre é justo com todos que querem ingressar nele. Dito isso, conheça alguns artistas independentes que merecem receber mais atenção pelo seu trabalho:
G. B. Baldassari
G.B. Baldassari é o pseudônimo para Gisele e Bruna, um casal apaixonado por escrever comédias românticas juntas. Ao todo, elas possuem seis livros: cinco independentes e um publicado recentemente pela Naci (selo infantojuvenil da Editora Nacional), chamado “Uma pitada de sorte”.
Além dos escritos, as duas também se aventuram no meio dos podcasts, sendo hosts do “GB. Cast”, disponível no Spotify, tratando de assuntos cotidianos e do trabalho de escritora. Gisele e Bruna também cuidam de um projeto de assinatura chamado “Sociedade da Caixinha Sáfica””, em que os assinantes têm direito a receber um conto mensal, ilustrações inéditas, descontos e participar de sorteios.
Suas publicações independentes estão disponíveis para compra na Amazon, em formato digital, já a publicação pela Naci, além da Amazon, também está à venda no site da editora.
Thainá Rodrigues
Conhecida como “Os desenhos da Thai”, Thainá Rodrigues é uma ilustradora e quadrinista do Amapá, participante do Coletivo Iukytáias, para artistas nortistas. Boa parte do seu trabalho é postado em seu Instagram, mas também há produções físicas, como a fanzine “A história da verdade” e o quadrinho “Como sobreviver a humanos sendo um gato”.
Em 2022, o Coletivo lançou o quadrinho “Mizuras”, finalista no prêmio LeBLANC e troféu HQMIX, ambos em 2023. Thainá também já fez ilustrações importantes para a Prime Video Espanha, Marie Claire Brasil, QG Feminista, entre outras.
Leia mais: American Fiction | O grande cinismo na questão racial
Victor Marques
Vitor Marques sempre foi apaixonado por mistério, e por isso, essa se tornou uma das principais características de seus trabalhos. Atualmente ele possui 5 livros publicados de maneira independente na Amazon, alguns se aproximam mais dos contos, outros do romance, e ainda há aqueles que ficam no meio termo devido ao número de páginas.
Recentemente, Victor teve seu primeiro trabalho publicado por uma editora: um conto para o livro “Antes que o verão acabe”, da Naci, que fará um evento de lançamento nesse domingo (25). Além disso, o autor também escreve para sua newsletter “E se eu escrevesse?”, desejoso de “viajar pelos ‘E se..” do mundo”.
Dayane Borges
Dayane Borges é uma escritora majoritariamente de contos, apesar de possuir textos que, pelo tamanho, já podem ser considerados romances. A autora tem, ao todo, seis trabalhos independentes, três solos e três em coletâneas colaborativas, todos disponíveis na Amazon em formato digital.
Seus escritos abordam temas como negritude, amor e sexualidade, assuntos também comentados em suas redes sociais, para as quais produz conteúdo literário.
Além da escrita, Dayane também trabalha com serviços editoriais, revisando e fazendo “leitura sensível” (verificação da abordagem sobre determinados grupos) para autores.
Junto disso, a escritora fundou um projeto de leitura chamado “Clube Preto em Tudo”, que visa apresentar autores negros de todos os gêneros para os participantes, a fim de extinguir a frase “Não conheço nenhum autor negro desse gênero”.
Leia também: 5 detetives inesquecíveis da literatura
Lila Cruz
Aline Cruz, ou Lila Cruz, é uma artista que usa todas as oportunidades a seu favor: já editou uma revista, realizou exposições solo, foi curadora de outras e ainda fundou sua própria editora, que posteriormente se tornou uma marca de produtos ilustrados – para mais detalhes, acesse seu site.
Publicou sua primeira zine em 2013, seguida de mais três trabalhos lançados dois anos depois: as revistas “Ansiedade”, “Desnuda” e “Nostálgica”, que fazem parte do seu trabalho focado em temáticas sensíveis e intimistas. Atualmente, Lila tem três HQs e um almanaque, publicados de forma independente. Todos os livros estão disponíveis para compra em seu site, as zines, por sua vez, possuem uma rotatividade maior.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.