No Festival de Cannes, o filme “A Flor do Buriti” ganhou destaque ao receber o Prix d’ensemble (Melhor Equipe) da sessão Un Certain Regard (Um Certo Olhar). Dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, o filme foi produzido por Julia Alves e Ricardo Alves Jr. da Entre Filmes, uma produtora mineira. O júri, liderado pelo renomado ator americano John C. Reilly e composto pela atriz belga Émilie Dequenne, pelo diretor cambojano-francês Davy Chou, pela atriz alemã Paula Beer e pela diretora francesa Alice Winocour, concedeu o prêmio à equipe do filme.
Em 2018, no mesmo festival, Renée e João apresentaram “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” também na sessão Un Certain Regard, onde receberam o Prêmio Especial do Júri, presidido naquela ocasião pelo ator porto-riquenho Benicio del Toro.
“A Flor do Buriti” fez sua estreia mundial em 23 de maio e emocionou a plateia com uma exibição memorável, resultando em mais de 10 minutos de aplausos entusiasmados. O filme retrata a luta da comunidade indígena dos Krahôs pela posse da terra e as diversas formas de resistência que eles implementam na aldeia Pedra Branca, em Tocantins.
Ao longo da história do Un Certain Regard, o prêmio Prix d’ensemble foi concedido apenas em outras duas edições: em 2014, para o filme “Party Girl”, e em 2021, para “A Boa Mãe”, ambos produzidos na França.
“A Flor do Buriti” é uma co-produção luso-brasileira entre a Entre Filmes e a Karõ Filmes, e será distribuído no Brasil pela Embaúba Filmes.
Conheça os outros vencedores da seleção Un Certain Regard:
- Prêmio Un Certain Regard
HOW TO HAVE SEX, dirigido por Molly Manning Walker
- Prêmio la Nouvelle Voix
AUGURE (OMEN), dirigido por Baloji
- Prêmio la Liberté
GOODBYE JULIA, dirigido por Mohamed Kordofani
- Prêmio de Direção
Asmae El Moudir, por KADIB ABYAD (THE MOTHER OF ALL LIES)
- Prêmio do Júri
LES MEUTES (HOUNDS), dirigido por Kamal Lazraq
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.