No Dia Internacional da Mulher, nos vem a memória todas as conquistas importantes das mulheres como o direito ao voto, ao divórcio, ao trabalho. No entanto, as mulheres ainda enfrentam muitos obstáculos em vários aspectos da vida e no mundo do entretenimento não é diferente. Faltam oportunidades, salários iguais e até mesmo visibilidade para o trabalho de atrizes, produtoras, roteiristas e diretoras. A seguir, você confere nossa lista com grandes criadoras e produtoras de séries da atualidade:
Melissa Rosenberg
É simplesmente a criadora de “Jessica Jones“, série da Netflix baseada na personagem homônima dos quadrinhos da Marvel. A produção foi muito elogiada, principalmente pela construção da personagem (interpretada por Krysten Ritter), uma verdadeira badass. Além disso, Rosenberg decidiu priorizar a contratação de mulheres para a segunda temporada da série. Ou seja, empoderou mulheres na tela e fora dela, um exemplo perfeito para o Dia Internacional da Mulher.
Shonda Rhimes
O nome de Rhimes é quase autoexplicativo: é criadora e/ou produtora executiva de séries como “Scandal“, “How to Get Away With Murder“, “Gray’s Anatomy”, entre outras séries de sucesso. A showrunner merece estar na nossa lista por tudo que representa: mulher, negra e com uma carreira recheada de prêmios. A série “How to Get Away With Murder“, por exemplo, já ganhou 14 prêmios e foi indicado a uma dezena de outros. Precisa falar mais?
Phoebe Waller-Bridge
Essa mulher é a criadora e a protagonista de um dos maiores hits dos últimos tempos no mundo das séries: “Fleabag“. A coprodução da Amazon com a BBC coleciona prêmios, sucesso de público e crítica. Tudo isso vem como resultado da visão criativa de Waller-Bridge para retratar várias questões do universo feminino com um humor refinado.
Issa Rae
A atriz, produtora e escritora é o nome por trás de “Insecure“, uma série que é sucesso de crítica. Na série, vemos a rotina da mulher negra e jovem, tratando de temas delicados e relacionados às questões raciais e de gênero. Entre as questões abordadas, estão a solidão da mulher negra, racismo, sexualidade e vida profissional.
Lauren Hissrich
Lauren Hissrich é a criadora e produtora executiva do sucesso mais recente da Netflix: “The Witcher“. Pelo grande trabalho que Hissrich vinha fazendo no comando da atração, a plataforma de streaming anunciou a segunda temporada antes mesmo da estreia da série. Ela ainda tem no currículo outros grandes sucessos como “The West Wing” e “The Umbrella Academy“.
Amy Sherman-Palladino
A roteirista e produtora de TV americana ganhou reconhecimento com a série de comédia dramática “Gilmore Girls“. Entretanto, em 2017 lançou mais uma série de grande sucesso: “The Marvelous Mrs. Maisel“, estrelada por Rachel Brosnahan. A produção do Amazon Prime Video foi renovada para a quarta temporada, e já ganhou 16 prêmios Emmy.
Jenji Kohan
É a criadora de duas grandes comédias dramáticas: “Weeds” e seu mais recente sucesso “Orange Is The New Black“. A série é uma adaptação do livro homônimo de Piper Kerman, que relata sua experiência como presidiária na FCI Danbury. A série, finalizada após sete temporadas, é sucesso de público e crítica. Atualmente, Kohan assina a produção executiva da série “GLOW“, que foi renovada para a quarta e última temporada na Netflix.
Essa lista é um singela homenagem da Woo! Magazine a essas grandes produtoras e criadoras de séries no Dia Internacional da Mulher.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.