Connect with us

Hi, what are you looking for?

Geek

Festival Guia dos Quadrinhos 2017

Aconteceu nos dias 8 e 9 de abril um evento extraordinário para aqueles que são fãs de arte sequencial. O “Festival Guia dos Quadrinhos” existe desde 2009, porém é conhecido assim desde 2013, no início se chamava Mercado de Pulgas, e assim você entende porque o mascote ainda é uma pulga até hoje. Um lugar onde os fãs se reúnem para ouvir seus desenhistas e editores favoritos falando sobre o mercado de quadrinhos, para ficar sabendo das novidades, para se divertir com as atividades propostas, para adquirir itens raros para as suas coleções e muito mais! Vamos falar um pouco sobre o que rolou na edição 2017!

A artista homenageada do ano Lilian Mitsunaga e ao seu lado o divertidíssimo jornalista Marcelo Alencar!

Artista Homenageada: Lilian Mitsunaga 

Esse ano o Festival homenageou Lilian Mitsunaga, a mais conhecida letrista de quadrinhos no Brasil. Com trabalhos como “Cavaleiro das Trevas”, “História e Glória da Dinastia Pato”, “Calvin & Haroldo” e muitos outros em seu portfólio, a artista falou em uma palestra sobre seu trabalho como letrista e o que mudou com o avanço da tecnologia, além de alegrar os fãs com curiosidades e histórias de sua incrível carreira. No final da palestra, ela distribuiu artes feitas por ela, todas autografadas, para alegria geral.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os mundos de Jack Kirby: Um tributo ao Rei dos Quadrinhos

Destaque no evento foi o lançamento do livro “Os Mundos de Jack Kirby: Um Tributo ao Rei dos Quadrinhos”. Um projeto que exigiu muito trabalho e dedicação de seus idealizadores, Edson Diogo, responsável pelo site Guia dos Quadrinhos e Will, um dos mais respeitados quadrinistas brasileiros. A dupla reuniu 100 artistas para que cada um fizesse sua versão de um dos personagens de Kirby. O resultado final foi surpreendente. Além de o público ter a oportunidade de conhecer de dezenas de artistas que participaram do projeto e ter sua obra autografada, houve no auditório uma conversa esclarecedora sobre o artista e seu legado. Manoel de Souza (revista Mundo dos Super-Heróis) mediou a discussão de um time de peso: Daniel HDR (desenhista da DC Comics), Gonçalo Junior (jornalista e escritor) e Maurício Muniz (editor da Coleção Mundo Nerd).

Um bate-papo sobre Jack Kirby, mestre dos quadrinhos!

Disney e Marvel por quem sabe do assunto 

Paulo Maffia, editor dos quadrinhos Disney (Editora Abril) falou sobre um dos mais importantes lançamentos de 2017, a coleção “Os Anos de Ouro de Mickey”, e com ele estava Júlio de Andrade, grande roteirista de quadrinhos Disney. Juntos, trouxeram muitas informações e curiosidades não só sobre a obra citada, mas também sobre toda a produção de Quadrinhos Disney. E muitas risadas a mais foram garantidas com a chegada de Marcelo Alencar, Jornalista e responsável, entre muitas outras coisas, pela tradução da nova coleção de Carl Barks lançada pela Abril.

Disney por quem sabe do assunto…

Edson Rosatto mediou um bate-papo sobre os 50 Anos de Marvel no Brasil, no qual Carol Pimentel (editora da Mythos/Panini Comics), Alexandre Morgado (autor de “Marvel Comics: A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil”) e Roberto Guedes (jornalista e historiador) falaram sobre mudanças, dificuldades, vitórias, tentativas sem sucesso, curiosidades, tudo sobre o fantástico universo Marvel e sua trajetória em nosso país. Os fãs tiveram também a oportunidade de compartilhar momentos em que os heróis da Marvel marcaram sua vida, trazendo uma nostalgia muito bacana para o bate-papo.

Marvel por quem sabe do assunto…

Conversa com artistas e muita diversão 

Tem coisa melhor do que ouvir o artista falando de sua obra? Dezenas de artistas apresentando seus novos trabalhos e muitos deles tiveram seu lançamento oficial no evento! Will, Germana Viana, Paola Giometti, Talessa Kuguimiya, Flávio Luiz, Omar Viñole, Laudo Ferreira, Daniel Batista e Aline Bevilaqua foram alguns dos talentos que estavam no evento para apresentar seus trabalhos e bater aquele papo descontraído! E no palco, Edson Rosatto e Maurício Muniz animavam a galera com o Quiz Nerd, onde o pessoal tentava acertar perguntas e cantar músicas para ganhar prêmios.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Maurício Muniz e Edson Rossato alegrando a galera com o Quizz Nerd! Atração clássica no evento!

Ano que vem tem mais

Muita coisa bacana, né? E isso foi só uma pequena parte do que aconteceu por lá! Muitos outros artistas, palestras e atividades… Se você ainda não conhecia, ano que vem fique atento e não perca! É uma oportunidade de conhecer artistas que admira, encontrar novos e velhos amigos, ficar por dentro das novidades e se divertir muito! Chega logo, “Festival Guia dos Quadrinhos 2018”, já estamos esperando!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Tom Dutra é ator e formado em Artes Visuais. Além disso, faz desenhos e tem dificuldades em dizer se é cartunista, quadrinista, desenhista ou ilustrador! É apaixonado por animações e quadrinhos. Coleciona trilhas sonoras de desenhos animados e é comum encontrá-lo na rua cantando essas músicas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Listas

Os quadrinhos de uma turma que atravessa gerações As histórias daquela menina baixinha, gorducha e dentuça, ensinou milhares de brasileiros a gostar de ler....

Geek

Entre os dias 18 de maio e 1 de junho, serão revelados os próximos títulos para Marvel, DC e muito mais No dia 18...

Filmes

A Sequência de “Avatar” sairá já em janeiro de 2021, mas em quadrinhos. Parece que os fãs do filme de James Cameron vão ter...

Geek

Enganaram-se aqueles que acharam que o Coronavírus pararia os Nerds do mundo. Vários eventos da cultura pop, que não puderam ter suas versões físicas,...

Advertisement