Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

#MixTapeEspecial: Músicas antigas para pensar o atual cenário sócio-politico-econômico do Brasil

Não faz muito tempo que fizemos um MixTape com músicas populares que falavam sobre a política brasileira. Representando diferentes momentos de sua história nos últimos 100 anos, veio o “PMMPPB: Partido MixTape de Música Política Popular Brasileira“. Feito para anteceder o 2º turno das eleições para prefeito e vereadores, essa edição não tinha só viés histórico como também uma possibilidade de reflexão.

Hoje, sexta-feita, 28 de abril de 2017, está ocorrendo a greve nacional e protestos contra a Reforma da Previdência. Uma maneira pacífica, que foi proposta para que o povo mostrasse ser contrário a tal ato. Sem entrar em méritos políticos, independente de ser de direita, esquerda ou centro – ironia sua linda – é preciso avaliar tudo muito bem. Estamos falando de direitos adquiridos com anos de luta dentro de uma sociedade construída numa colônia de exploração. Também intolerante, machista, sexista, racista, xenofóbica e homofóbica. Mas enfim, o foco aqui é nossa seleção musical.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Dentro de tal proposta, nossa lista vem com algumas ótimas músicas nacionais que não são mais lançamentos, mas têm letras atemporais. Mas nós sabemos bem que o povo brasileiro tem uma memória bem curta. Por infelicidade, hoje, nas rádios, escutamos muito sobre as dores de cornxs, pegações na balada e assim vai. Considerando isso, e o atual cenário politico-socioeconômico do país, reviramos o baú e selecionamos músicas para o deleite dos ouvidos da mente reflexiva.

Primeiro abrimos os trabalhos com o rap “Até Quando?“, de Gabriel O Pensador, que é uma imagem perfeita do tipo de pessoas que somos e/ou podemos ser. Deixando a questão: Até quando vai ficar levando porrada? Até quando vai ficar sem fazer nada? Depois vamos para a geração oitentista com as bandas Ultraje a Rigor e Legião Urbana. O primeiro ironiza a precariedade social e o segundo a influência erronia da mídia sobre nossa cultura e comportamento. E depois vamos com um clássico da MPB, “Apesar de Você“, do Chico Buarque, que mostra que mesmo sofrendo, nós brasileiros, somos esperançosos e esperamos por dias melhores.

   

Advertisement. Scroll to continue reading.

   

O Tempo Não Para” e nós sabemos disso, assim como o Cazuza. Porém, ninguém quer ter ratos em sua piscina, nem ter ideologias erradas se comparadas aos fatos históricos. E isso, infelizmente, vem acontecendo com muita frequência. Com Titãs e Capital Inicial, duas bandas também muito famosas nos anos 80, temos a mesma premissa: Político corrupto, nós estamos de olho e você vai e deve pagar pelos seus crimes. E para finalizar com muita ironia, poder e poesia temos a sábia composição da música “Podres Poderes“, do Caetano Veloso.

   

Advertisement. Scroll to continue reading.

   

Depois desses socos e pontapés musicais para que possam refletir sobre você e o seu próprio país, nós vamos ficando por aqui. Vale lembrar que existem muitas outras músicas que seguem esse gênero político, que ficaram de fora dessa seleção, mas devem e ser ouvidas. Para concluir vamos de Ctrl C + Ctrl V de trechos da edição do PMMPPB.

“(…) É dia de ter consciência que o futuro do seu país, da sua cidade, está nas suas mãos e que a política é um reflexo da grande maioria da sociedade, se ela não está bem das pernas é porque a sociedade que a escolheu também não está. (…) Política é feita pelo povo para o povo, dando a mim, a vocês e muitos outros a liberdade de escolha. Escolha ter direitos, escolha não se esconder, nem se calar (…) Eu fico por aqui e dessa vez deixo abraços apertados cheios de esperança em tempos tão estranhos, beijos molhados de amor, porque amor nunca é demais. Até semana que vem…”

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Paulo Olivera é mineiro, Gypsy Lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, Bombril na vida profissional e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Música

Carol Mainá, a voz da nova MPB, lança música e clipe de com MARCEL nesta sexta-feira (7) Carol Mainá é uma grande promessa da...

Filmes

Chris Evans aproveitou a repercussão do vazamento de seu nude para pedir que as pessoas votem nas próximas eleições norte-americanas, que acontecem em 3...

Crítica

A atual situação degradante da política e da sociedade brasileira teve início em 2013 quando as manifestações de rua deram o pontapé inicial para...

Música

Um dos pais da Bossa Nova é negro e gay. Thiago Pach reúne um time de peso para celebrar a obra de um do...

Advertisement