Há quem nunca tenha ouvido falar da série britânica “Downton Abbey”. Mas também, existem aqueles que já assistiram, e, com certeza se apaixonaram.

Criada por Julian Fellowes, a série se passa na propriedade rural de  Downton, onde vivem os Crawley, uma família aristocrática, e seus criados. Preocupado com manter o legado de Downton Abbey, o Conde de Grantham, Robert Crawley vivido por Hugh Bonneville, descobre que após a morte de seu herdeiro mais próximo, quem estaria na linha de sucessão seria seu sobrinho distante, Matthew Crawley (Dan Stevens). Os empregados da mansão trabalham para manter a rotina da família, com todas as regras da época, enquanto os matriarcas se preocupam com o futuro de suas três filhas:  Mary (Michelle Dockery), Edith (Laura Carmichael) e Sybil (Jessica Brown Findlay).

Então, fica aqui apenas 5 motivos dos muitos para você assistir a essa série que encanta milhares de corações por todo o mundo. Inclusive da própria Rainha Elizabeth, diga-se de passagem.

1 – Fotografia e Direção de Arte

Com cenários dignos de museu, a direção de fotografia arrasa nos enquadramentos e movimentos de câmera. A própria abertura da série, que mostra a grande mansão como uma personagem, faz jus a todo o enredo com sua música ícone. É aquele tipo de abertura que dá gosto assistir em cada episódio. Além disso, tudo é muito rico em detalhes, como uma cópia perfeita dos salões da época, e se completa com o figurino, a trilha e a ideia que cada cena deseja passar.

2-  Figurino

Os figurinos são maravilhosos. Típicos dos anos 20/30. Cada personagem tem seu estilo próprio, porém todos se completam. Há um enorme rigor formal para que cada evento, leia-se almoço e jantar, exijam um traje diferente. A paleta de cores é bem semelhante ao longo da série, e os vestidos das damas são sempre muito bem feitos e minuciosamente detalhados e bordados, porém cada um próprio para a idade.

3- Os atores

Os atores são perfeitos para cada papel. Todos, sem exceções, se encaixam perfeitamente em seus personagens. Chega a ser quase impossível imaginá-los fazendo outros papéis, ou outras pessoas fazendo os seus papéis. As expressões e os jeitos únicos que cada ator deu a seu personagem fizeram diferença no produto final. E não é para menos que a série carrega um currículo extenso de prêmios. Indicados a melhores atores e atrizes são 2 Emmys e 3 Globos de Ouro, sem contar nos de melhor Minissérie que já passam de 5 indicações.

4-  Maggie Smith

A  atriz mundialmente conhecida por seu papel de Professora Minerva, em “Harry Potter”, faz uma personagem que merece destaque. Violet Crawley, a Matriarca da família, com certeza tem os melhores diálogos. Com suas tiradas espetaculares, ela é usada como alivio cômico da série, o que funcionou maravilhosamente bem. Além disso, sua personagem serve como uma crítica a antiga Aristocracia Inglesa, que apresenta muito orgulho e respeita a tradição da família, mas tem dificuldades para aceitar as coisas da modernidade.

5- Maratona Netflix

Sem dúvidas esse é um ponto que conta muito. “Downton Abbey” é uma série com episódios longos, cerca de uma hora cada, porém com temporadas curtas. Com um total de 6 temporadas, já finalizadas, com cerca de 9 episódios cada, a sede por novas informações e aventuras é enorme no espectador. A cada episódio o interesse por entender mais da Família Crawley é enorme e cada parte é assistida num piscar de olhos. Outra coisa maravilhosa, são os episódios de natal. Quando você acha que tudo acabou, eles soltam um episódio de duas horas acertando em cheio no nosso coração.

Bonus (Spoiler Alert): Os casais

Um ponto muito importante são os envolvimentos da trama. O romance sempre está presente, e acaba sendo inevitável não se identificar com algum dos casais. Lady Marry e Matthew são um dos casais que encantam o público com o modo como a  suavidade e a leveza da paixão tomam conta deles. Além disso, Tom Branson e Sybil Crawley se destacam pela luta ao encararem o preconceito da época, já que o romance é entre o motorista da mansão e uma das filhas do conde. Outro casal de tirar o fôlego de tão lindos, é o casal Bates, composto por Anna Bates e John Bates. Os dois são criados da família Crawley, e se conhecem no trabalho, e, ainda, passam por diversas dificuldades e provações no amor, como a prisão de John.

Como não se apaixonar por essa família linda e cheia de vida? Então, até a quinta temporada está disponível na Netflix, agora é só pegar a pipoca e começar a viajar pela Ingleterra.


Por Carolina Gomes


Apoia-se

Show Full Content
Previous Crítica: Os Smurfs e a Vila perdida
Next Dedique essa semana a Paul Rudd!

9 thoughts on “5 motivos para você assistir Downton Abbey

  1. Sou completamente apaixonada por essa série e até hoje não acredito que acabou. É tudo perfeito: figurino, cenário, roteiro, nossa! Podia ficar horas e horas falando aqui. Chorei muito no final. É uma aula de história e humanidade pra qualquer um.

  2. Olá.

    Eu faço parte daquela porcentagem que nunca havia ouvido falar dessa série hahah (Mas eu sou novata no mundo das séries, então pode ser por isso tbm jkkk
    Achei incrível como escreveu, sério, bateu uma vontade muito grande de assistir ela ❤ mas nao posso Agora, quem sabe mais pra frente ne.

  3. Não conhecia a série mas só de você falar sobre a direção de fotografia e arte já me ganhou completamente. Sou apaixonada por série com cenário assim e amei mais ainda que ela tem no netflix. Ou seja, adeus vida social haha

  4. Eu já tinha ouvido falar nessa série, mas eu nunca parei para assistir. A fotografia parece ser realmente maravilhosa. A Maggie só é mais um motivo pelo qual tenho vontade de assistir essa série. Não sabia que os episódios eram tão curtinhos, estou pensando seriamente em fazer uma maratona!
    Amei

  5. Não conhecia, mais lendo acabei de ver que preciso ver essa série, é bem semelhante as séries que eu costumo assistir, e você abordou muito bem a série, já quero ver.
    Beiijooos

  6. Não conhecia essa série tem na netflix ?? Gostei muito da fotografia da série, bem bonito e é como se fosse perfeito rs, A história é diferente do que normalmente costumo ver em séries. Ótima dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE