Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Guerra dos Mundos

Mauro Machado
17 de abril de 2018 3 Mins Read

Guerra dos Mundos 7“Guerra dos Mundos” vem de uma premissa já, há muito tempo, requentada. Com mudanças aqui e ali, é uma história que já tinha vindo ao cinema na década de 50, tendo sido adaptação literária de um antigo livro. Sendo esse o principal histórico da obra, Spielberg lançou, em 2005, sua versão dela. É claro que, pela fama e pela qualidade que lhe são características, era inevitável que expectativas fossem criadas, ainda que não fosse uma produção inovadora. Será que filmes do diretor como “A.I – Inteligência Artificial” e “Contatos imediatos de Terceiro Grau” poderiam indicar traços do que poderia estar presente no novo “Guerra dos Mundos”?

Ainda que esses não sejam os melhores longas do cineasta, ainda assim são dotados de temáticas e de camadas autorais que são muito próprias dele, tornando-os minimamente autênticos. Aqui, parece mais um roteiro genérico que emprega um elenco contando com Tom Cruise e Dakota Fanning e que sofrem com a falta de desenvolvimento que seus personagens possuem. Se a ideia básica é que veremos um pai de família buscando fugir e proteger seus filhos de uma invasão alienígena por praticamente toda a projeção, é necessário se envolver emocionalmente com eles. Falta, talvez, um foco nas relações humanas, para além da ação, e é frustrante que alguém como Spielberg falhe nesse sentido. Aliás, quantos outros produtos da cultura pop não fazem coisas parecidas, e até bem piores, em muitos sentidos? É notável, no entanto, que Cruise consegue se sair relativamente bem no papel que entrega, como já tem atuado em filmes de ação de grande escala. Uma atuação um tanto automática, mas que possui alguns momentos de destaque.

Guerra dos Mundos 8

Por outro lado, apesar de fortes decepções, há também méritos a serem elogiados. O primeiro consegue estabelecer tensão enquanto os humanos ainda não compreendem totalmente o que se passa na Terra e a invasão não se dá efetivamente, na mesma medida em que cenas mais aceleradas também recebem boa realização. A escala dos eventos e a forma com a qual eles são filmadas fogem do que habitualmente se poderia fazer. Há alguns movimentos de câmera que, sem cortes, nos mostram a geografia das sequências de forma mais orgânica, ordenada. Os efeitos especiais são bem convincentes, sobretudo se levarmos em consideração que falamos de um filme que estreou em 2005. Nada disso é espetacular, mas confere alguma solidez ao que é apresentado.

Em suma, “Guerra dos Mundos” passa longe de ser a mais marcante criação de Steven Spielberg. Acaba se enquadrando dentre aqueles seus muitos filmes recentes que é nada mais que mediano ou fraco. Por vezes, pode até ser difícil encontrar aquele clássico cineasta que tanto contribuiu para a solidificação da cultura pop dos anos 80 por exemplos como esse. De toda forma, é preciso ressaltar que há alguma intenção de inovar, por mais clichê que esse longa possa ser, já que ele não lembra muito da filmografia anterior do diretor. Sendo assim, temos um filme mediano, que não chama a atenção por nada em especial, mas que conseguiu fazer certo barulho na época de seu lançamento.

Reader Rating1 Vote
6
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Dakota FanningFicção CientíficaSteven SpielbergTom Cruise

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Mauro Machado

Ser envolto em camadas de sarcasmo e crises existenciais. Desde 1997 tentando entender o mundo que o cerca,e falhando nisso cada vez mais.

Outros Artigos

nome do espetáculo e1524439273567
Anterior

Hoje reestreia a premiada versão brasileira do espetáculo cult da Broadway: [title of show]!

30073543 1834662096828196 1609655163060236224 o 1 e1524441691499
Próximo

Resenha: “A Teia Escarlate” – Graphic Novel de Eduardo Kasse e Raphael Fernandes

Próximo
30073543 1834662096828196 1609655163060236224 o 1 e1524441691499
18 de abril de 2018

Resenha: “A Teia Escarlate” – Graphic Novel de Eduardo Kasse e Raphael Fernandes

Anterior
17 de abril de 2018

Hoje reestreia a premiada versão brasileira do espetáculo cult da Broadway: [title of show]!

nome do espetáculo e1524439273567

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Deku liberando grande energia, em forma de relâmpagos verdes ao redor do corpo, com o One for All durante cena da oitava e última temporada de "Boku no Hero Academia".
    Boku no Hero Academia | 8ª e Última Temporada Ganha Trailer
    Nick de Angelo
    Gloria Gaynor em 2024 para o documentário musical "I Will Survive". Ela canta olhando para o canto superior esquerdo da tela, focalizado em seu rosto, em um fundo preto.
    20 Canções que Viraram Hinos Não Oficiais
    Cesar Monteiro
    Autora Chimamanda Adichie, sorrindo e olhando de canto, vestida de preto e sentada em uma plateia na Sciences Po University. Há várias mulheres em destaque na foto.
    Bienal do Livro Rio 2025 | Chimamanda Adichie Atrai Grande Público no Primeiro Dia
    Amanda Moura
    Pedro Bial e Hélio de la Peña em papo no Café Literário da Bienal do Livro Rio 2025
    Bienal do Livro Rio 2025 | O Futebol Carioca Na Perspectiva do Torcedor 
    Amanda Moura
    Primeira imagem da animação "Gatto" (2027), da Pixar. Um gato preto caminha por Veneza. Estilo de animação tradicional, parece uma aquarela,.
    Gatto | Pixar Anuncia Novo Filme Que Mistura Animação 2D e CGI
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Primeira imagem da animação "Gatto" (2027), da Pixar. Um gato preto caminha por Veneza. Estilo de animação tradicional, parece uma aquarela,.

    Gatto | Pixar Anuncia Novo Filme Que Mistura Animação 2D e CGI

    Nick de Angelo
    13 de junho de 2025
    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER