O Cinema e a possibilidade de refletir ou imaginar o futuro sempre deram as mãos, sejam nos delírios de um diretor ou roteirista visionário ou em produtores que forçaram os limites da tecnologia.
Há filmes que numa precisão surpreendente previram o futuro e ainda se tornaram clássicos, e reconhecidos até hoje como grande diversão.
2001 – Uma Odisseia no Espaço – 1968 – Nos apresentou Hal 9000, um super computador com uma avançada IA, inteligência artificial, que nessa década está mais do que em voga e nos mostra as possibilidades e também perigos, que implica na tecnologia a troco da comodidade.
Hal 9000 responde a diversos comandos dos astronautas no filme, como nas melhores assistentes virtuais nos atuais celulares e smartvs com uma precisão surpreendente.
Mas claro que em algum momento, se torna uma ameaça para a própria humanidade que o criou por achar que preza mais pela sua missão e o planeta que as mentes que o criaram.
Startrek – 1979 – Os intercomunicadores que os membros da famosa Entreprise utilizam para se localizar e se comunicarem, nada mais é do que a imagem e semelhança dos celulares que usamos hoje.
Claro que nossos smartphones de hoje, são bem mais funcionais e esteticamente melhores, mas aquele tempo e até mesmo na série de televisão que deu origem à franquia cinematográfica, era uma novidade uma forma de se comunicar com um aparelho tão portátil e de longo alcance, que permitia também localização entre a nave o planeta que os heróis visitavam.
E ainda mostra a utopia almejada por todos nós de que um dia, toda humanidade se unirá e seremos tão avançados que conquistaremos as estrelas.
Leia também: 6 Filmes de Ficção Científica que Exploram Temas Complexos e Possibilidades Futurísticas
Blade Runner, O Caçador de Androides – 1982 – Também tem carros voadores que ainda não existem, mas…
Tem também conduções autônomas nas ruas da Los Angeles de 2019, sofre com os efeitos das mudanças climáticas provocadas pelo homem, tem chamadas de vídeo, antecipou o conceito de globalização em que diversas culturas de diversas línguas convivem nessa cidade caótica e o uso da robótica avançada. Não tanto como os Replicantes, mas bem interativa.
Além claro, de incorporar a sua narrativa, a colonização de planetas pretendida por diversos bilionários, entre os quais, o controverso Ellon Musk.
Uma mostra de diretor e roteirista visionários, em um dos melhores filmes de ficção científica já realizados.
Jogos de Guerra – 1983 – Um pequeno clássico da Sessão da Tarde, que introduz como poucos filmes à época, a grande paranoia e os perigos de um ataque hacker com guerras cibernéticas com a possibilidade de destruir nações e cria a Terceira Grande Guerra, que será devastadora para humanidade, e bem antes de que isso fosse cogitado.
Considerando que hoje uma das maiores preocupações mundiais é a possibilidade de se perder seus dados e sua própria identidade na Internet, foi um daqueles filmes alertas que deveria ser levado muito a sério.
De Volta Para o Futuro 2 – 1989 – Tudo bem… Ainda não viajamos no tempo num carrão legal, nem temos skates voadores.
Mas no segundo filma da saga de Marty McFly e do Doutor Brown, fomos apresentados a algumas tecnologias que hoje, fazem bastante parte da nossa vida.
Por exemplo, comunicações por telas de celular e tvs (popularizadas pela terrível pandemia) por multi telas, portas com leitura em impressão digital e tablets para diversas funções.
Quem sabe, as outras tecnologias não chegam em alguns anos?
Leia mais: 10 Tecnologias Futurísticas dos Filmes de Ficção Científica que se Tornaram Realidade
Matrix – 1999 – Popularizou como nenhuma outra obra cinematográfica, a realidade virtual e o uso de avatares em que o(a)s usuário(a)s podem criar, incrementar e se empoderar com tecnologias, ferramentas, habilidades… Serem quem quiser na internet mundial.
Além é claro de retomar de uma forma mais fantasiosa, instigante e preocupante, o perigo do homem continuar a criar máquinas mais inteligentes do que ele e a qualquer momento, decidirem que o ser humano é o pior para o planeta.
Um marco que ultrapassou as fronteiras do Cinema e lançou tendências na utilização de assuntos tão díspares como filosofia, tecnologia, religião (sempre há um Escolhido), mas em uma embalagem revolucionária e visionária das irmãs Whachowski que até hoje, é referência e nunca foi superada ou esquecida.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.