Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

A Gravidade Zero de David Bowie

“Gravidade Zero” é o novo livro de poemas do escritor Alexandre Guarnieri, ganhador do Prêmio Jabuti em 2015. A nova obra, publicada pela editora Penalux, é um tributo ao cantor consagrado David Bowie que deu vida ao astronauta Major Tom nas canções “Space Oddity”, “Ashes to Ashes” e “Hallo Spaceboy”.

Segundo o escritor, o livro conta sobre um astronauta perdido que decide escrever poemas sobre o que pode testemunhar em sua viagem pelo espaço e o sentido da vida que deixou para trás na Terra.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Minha inspiração veio das sessões de cinema de ficção científica e audições das músicas de Bowie, falecido há um ano, e de outros artistas” – diz.

O poeta diz que o caso de Major Tom é extremo porque ele parte numa viagem espacial e não está certo quanto ao seu destino, sua missão. Ele conta que ficou tão imerso nas músicas de Bowie que no final do livro indica as músicas que mais o inspiraram na escrita dos poemas e na ambiência do tema.

“Sinto que Gravidade Zero é a conclusão de uma trilogia composta por Casa de Máquinas e Corpo de Festim. Da máquina ao homem. E de volta à máquina para lançar o homem o mais longe possível, para além de toda a familiaridade, sozinho” – comenta.

Sobre o autor

Advertisement. Scroll to continue reading.

Carioca, nascido em 1974, Guarnieri é historiador da arte e mestre em tecnologia da imagem. Começou, a partir de 1993, a participar de eventos de poesia falada no Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro, Casa das máquinas (Editora da Palavra), em 2011. É um dos editores da revista eletrônica Mallarmargens.

Em 2015, foi vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “Corpo de Festin”. Além disso, o escritor conquistou em 2003 os prêmios Yêda Schmaltz, oferecido pela União Brasileira de Escritores, Seção Goiás; e Marco Lucchesi, oferecido pelo Jornal Panorama da Palavra/ RJ.

Ficha Técnica

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gravidade Zero
Autor:
Alexandre Guarnieri
Editora: Penalux
Gênero: Poesia
ISBN: 978-85-5833-135-7 | Ano: 2017
Formato: 16X23
Páginas: 150

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Séries/TV

Ator assume papel que já foi de David Bowie Foi confirmado que Chiwetel Ejiofor Estrelará a Série “O Homem Que Caiu Na Terra”, que...

Filmes

De tempos em tempos Hollywood faz cinebiografias de personalidades que marcaram gerações, sejam de cantores, atores, romancistas ou até políticos. Alguns desses filmes acabam...

Literatura

Para os que adoram um livro de poesia, com certeza “Gravidade zero” é para você. Se não gosta, pode ter certeza de que também é. A...

Filmes

Se você começou lendo esse texto como uma forma de achar algum clichê para combater ao título, pode esquecer. O filme de Todd Graff...

Advertisement