11 de dezembro de 2019

Um Mix para uma folia intimista.

É chegada a época do ano que os que amam vão cair na folia e os que não amam vão procurar outras coisas, que consideram mais importantes, para fazer. Tô mentindo?! Eu vou cair na folia e aproveitar muito! Mas nem só de alegrias vive um carnaval, acontecem tantas coisas nesses 5 dias que é uma loucura. Quantas histórias não saem do carnaval, quantas musicas…

Pois é, nosso MixTape está carnavalesco e com isso apresento à você uma listinha, com algumas do fundo do baú e outras nem tão velhas assim, de músicas sobre o carnaval, mas que não tocam nos dias da folia. São tantas fantásticas que foi bem difícil decidir por apenas sete, mas da uma conferida abaixo, pois foi feita com muita paixão de carnaval! Olha que intimo… 😉

1# Carnavalia – Tribalistas

O projeto Tribalistas, nasceu em 2002 com Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown e foi um sucesso surreal na época. Eles que nunca fizeram uma turnê do disco, alcançaram a marca de 3 milhões de CDs vendidos pelo mundo, sendo 1,5 milhões só no Brasil. Indicados à 5 Grammys Latino e vencedor na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro”. A musica que escolhemos para iniciar nossa lista, também é a primeira faixa do cd. Então, dá o play e vem pra minha ala que nossa ala vai desfilar!

2# Retalhos de Cetim – Zeca Baleiro

Ariano como eu e lá do Maranhão, Zeca Baleiro é um dos cantores de mbp que mais escuto, entre as idas e vindas do meu iPod. Confesso que essa música eu não conhecia, mas me apaixonei por ela e achei que super cairia bem nosso Mix. Mesmo que o carnaval seja cheio de “match” avassaladores, também tem suas decepções e ainda são podem ser revigorantes. Essa é uma versão da canção original gravada por Benedito Di Paula, na década de 70. Dá um confere nessa poesia e depois me fala se não é apaixonante!

A gravação não tá legal porque foi feito por terceiros durante a gravação do “Bem Brasil” – SESC Pompéia, no dia 08 de maio de 2007.

3# A Mulher Do Fim Do Mundo – Elza Soares

A faixa titulo do ultimo CD de Elza Soares é tão arrebatadora quanto o álbum por completo. O CD, que é o primeiro completamente escrito para ela, são onze poesias maravilhosas que estava disponível para download gratuito no ano passado. Essa faixa é a segunda do álbum em mix com a primeira faixa chamada coração do mar. A letra traz uma mistura de alegria e tristeza ao mesmo tempo, porém é extremamente libertadora.

“Na chuva de confetes deixo a minha dor.”

4# Carnaval – Barão Vermelho

Engana-se quem pensou que nosso Mix só teria Mpb, então toma um pouco de rock pro seu carnaval. A música que foi o titulo do álbum lançado em 1988, traz um balanço bem gostoso típico do som do Barão sem deixar de ser um bom e puro rock nacional, além de rolar um “Sensual Seduction” na letra. Sabe aquela letra pra seduzir alguém no carnaval, cantando no ouvido? Então, essa seria uma ótima cantada, mas só funcionaria pra galera fã da banda e dos anos 80. Se bem que hoje rola cada cantada vergonhosa que cola, que acho que mesmo seu alvo não conhecendo a música você se desenrola.

5# Laiá Laiá – Cícero

A oitava faixa do primeiro CD, “Cançoes de Apartamento”, lançado em 2011, do carioca Cícero (Lins) vem com uma melodia bem melancólica e intimista. Traduzido em pensamentos carnavalescos a faixa, pra mim, é uma das melhores do álbum que ainda pode ser baixado gratuitamente em seu site, onde também encontra os outros dois, execelentes, Cds do cantor. Não há dúvida que ele é um dos melhores dessa “nova safra” da Mpb.

6# Lamento de Carnaval – Gilberto Gil

Nessa melancolia carnavalesca, resolvi escolher a música “Lamento de Carnaval”, do tropical Gil, que não tem nada de melancólica em sua melodia, pelo contrario, ela vem como quem não quer nada e de repente você fica batucando ela na perna ou batendo palma. A música faz parte do CD bônus do álbum “Quanta Gente Veio Ver”, lançado em 1998. Essa versão é gravada com o Lulu Santos e com um som irresistível.

7# Maria, Carnaval e Cinzas – Roberto Carlos

Para finalizar, vamos voltar muito no tempo. Isso mesmo, fui lá na época em que o Rei, ainda não era o Rei. Composta por Luiz Carlos Paraná, a musica foi cantada no Festival de Musica Popular Brasileira, em 1967, exibido pela Tv Record. “Maria, Carnaval e Cinzas” pode até parecer triste, mas é uma bela homenagens à tantas mulheres, à tantas Marias, à tantas mulheres e Marias de Carnaval.

O PLUS # Irônico – Clarisse Falcão

Essa não foi composta sobre o carnaval, mas o clipe é muito carnavalesco. Gravado com câmeras de celular durante um bloco carioca em Paquetá, “Irônico”, purpurinado e bem alegre, a faixa é uma das musicas presentes no novo álbum, “Problema Meu”, de Clarisse Falcão, que será lançado ainda esse semestre.

Ufa! Acabou… Nosso MixTape né gente?! O Carnaval tá só começando. Não curto ser o chato, mas encapa a criança, para não fazer uma verdadeira criança e nem ficar dodói, e se beber chama a Angélica e vai com ela. Beijos molhadíssimos e abraços apertadíssimos. Nos vemos por aí, nesse carnaval de Deus!

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, Gypsy Lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, Bombril na vida profissional e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Previous Woo! Casual: A “Fextinha” Chega ao Maracanã com o DJ Steve Aoki.
Next Um carnaval sertanejo

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Os Inquilinos

30 de outubro de 2019
Close