Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Votos para 2017

Uma história bem escrita dá muito trabalho. Porque não basta o tema, a dinâmica e os personagens: ela tem que ser interessante. Se ela não for emocionante, apaixonante e intrigante de verdade, não tem nem porque começar a ler.

No entanto, nem todas as histórias nasceram para se tornarem aventuras. Algumas passam tão corridas que chegam a ser indiferentes. Outras são confusas demais e a gente até evita. Poucas são as histórias realmente suculentas de se ler, daquelas em que você ou vai dormir pensando ou deixa de dormir para se ocupar com aquilo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O mais complicado mesmo é exigir que toda história seja essa aventura. Todo mundo quer ler, falar e viver uma aventura. Qual seria a graça se não fosse assim, né?

Apesar de eu odiar clichés (e inclusive acho que “odiar clichés” já se coloca como um cliché, mas ok né), eu passei a minha infância inteira ouvindo que você é responsável por escrever a sua própria história. Eu cresci realmente influenciada por esse pensamento e desde então é como se cada ano fosse uma oportunidade nova de reescrever um novo livro – ou capítulo, se você preferir.

Então todo o ano, mais ou menos nesse recesso entre Natal e Ano Novo, eu tenho esperança de viver diferentes aventuras, sejam elas melhores, mais engraçadas, mais dramáticas ou o que for. Gostaria de dizer que este ano seria diferente porque ou as minhas aventuras já são incríveis por si só ou porque me rebelei e estou saturada de aventuras… Mas eu não consigo mudar. Eu ainda quero viver muita coisa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Eu nem sei se tenho grandes sonhos ou objetivos para 2017 e nem sei qual será a minha disposição para realiza-los na hora certa. Mas eu sei que eu quero continuar vivendo. Continuar existindo neste mundo e neste corpo para absolutamente tudo que está por vir.

Eu sei que 2016 foi difícil para muita gente, inclusive para mim, e fica complicado querer continuar a sonhar depois de tantos problemas inesperados, decepções ou seja o que for. Mas para isso proponho que em 2017 escrevamos as nossas próprias histórias. Cada linha e cada acento.

Pode ser de lápis, que se você errar dá pra apagar e não precisa fazer aquela sujeira com o Liquid Paper. Pode ser de BIC também, que começa meio falhada mas dá umas semanas e fica super macio de escrever. Usa todo o tipo de folha que você tiver, não precisa ser só A4! Assim você não cansa daquela folha branca e pálida sempre, pode ser guardanapo, folha de caderno, colorida e até papel higiênico. Escreve do jeito que mais te agrada e se reúne com os seus amigos pra ler. Quem sabe vocês não pegam algumas ideias uns dos outros e até cruzam essas histórias?

Advertisement. Scroll to continue reading.

Escolha, escreva e viva a aventura que você quer viver em 2017. E eu te garanto que se estiver bem escrita, você vai saber vivê-la de verdade.

Feliz Ano Novo!

Por Júlia Bockmann

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

3 Comments

3 Comments

  1. Dilca deOliveira

    8 de janeiro de 2017 at 21:02

    Excelente artigo escrito pela Julia expressou de forma clara os diversos momentos e sentimentos da nossa vida.

  2. Maria Inês

    9 de janeiro de 2017 at 10:58

    Bem escrito o artigo, com detalhes bem interessantes e bem aproveitados.
    Animador para quem gosta de escrever.

  3. Shirley

    10 de janeiro de 2017 at 22:34

    Parabéns, excelente texto!
    Que realmente possamos escrever uma ótima história neste novo ano, seja do jeito que for!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

A 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontecerá entre o dia 22 de outubro e 4 de novembro, com uma programação majoritariamente...

Crítica

Em “Ford vs Ferrari”, Henry Ford II (Tracy Letts) decide investir nas corridas automobilísticas para recuperar da crise a empresa que possui seu sobrenome....

Listas

Daqui a menos de 1 dia, mais uma edição de Rock in Rio começará na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca. Durante sete dias, ficaremos ligadinhos...

Especiais

Agosto já está quase no fim, mas a Bienal do Livro começou com todo gás nesta sexta-feira (30). Pela 19ª vez no Riocentro, na Barra da Tijuca,...

Advertisement

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.