Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Maldição da Chorona

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
18 de abril de 2019 3 Mins Read

52151364 150370869205669 398371449498238976 nNada melhor para um filme de terror do que ter em seus créditos James Wan, o cineasta responsável por “Aquaman”, e que fez seu nome com produções como “Jogos Mortais”, “Invocação do Mal”, e “Sobrenatural”. Claro que o marketing usa da falta de conhecimento do público em geral, que não vê diferenças entre produção e direção de um longa. Por isso, quando se estampa no poster: “com produção de…”, as pessoas não fazem distinção e aprovam previamente qualquer coisa. É dessa aprovação prévia que “A Maldição da Chorona” depende, já que, ao longo de seus noventa minutos de duração, não demonstra qualidades que o sustentem como uma história no mínimo razoável.

A trama é das mais prosaicas: a assistente social Anna Garcia (Linda Cardellini) resgata dois irmãos que aparentemente são maltratados pela mãe. As crianças possuem marcas de queimaduras nos braços e são encontradas trancadas em um armário. Após isso, elas misteriosamente somem do abrigo para depois serem encontradas mortas por afogamento. Evidentemente que a casa onde a família morava era assombrada pelo espírito maligno de uma mulher que afogou seus dois filhos para punir o marido que a traiu. O fato aconteceu no México alguns anos antes e agora a força maligna da tal mulher leva todas as crianças afim de substituir as suas. Ela é chamada de chorona porque sua primeira aparição sempre se dá com o som de uma mulher chorando, o que atrai suas vítimas. Pois bem, agora sãos os dois filhos de Anna que correm perigo.1512909Dependendo da habilidade de um cineasta em criar sequências que surpreendam o espectador pelas suas bizarrices ou que proporcionem medo genuíno (vide o excepcional “Hereditário”), um roteiro de terror simples pode gerar um filme assustador – infelizmente não é o caso de “A Maldição da Chorona”. Todos os sustos planejados pelo diretor Michael Chaves (que parece ser um protegido de Wan, já que dirigirá “Invocação do Mal 3”), são previsíveis. Sua câmera sempre se direciona para a parte mais escura da tela nas costas dos personagens, aguçando o espectador a pensar: “algo surgirá dali”. E sim, sempre uma “surpresa” surge da escuridão. Essa antecipação, reforçada pela trilha sonora exagerada, é extremamente prejudicial para a imersão, mostrando a mão pesada por trás das câmeras.

Outro fator mal trabalhado é a maquiagem da Chorona. É difícil conter o riso quando ela aparece em close. Seu rosto pintado de branco e as lentes de contato amarelas lhe dão um ar de fantasia de Halloween amadora. Além disso, é frustrante quando, em um filme de terror, as cenas minimamente inventivas são as cômicas, que acontecem com algumas quebras de expectativas, ou com piadas aleatórias desferidas pelo padre/curandeiro Rafael Olvera (Raymond Cruz). O que sobra são momentos de correria, gritaria e lagrimas falsas.

Nem mesmo a analogia que poderia ser feita em relação aos imigrantes indesejados que vão para os EUA levando suas maldições com a atual era Trump é válida, afinal, os roteiristas não procuraram toda essa profundidade na escrita do texto. A intenção por trás de “A Maldição da Chorona”, perceptível depois de uma superficial reflexão, era puramente comercial.


Fotos e Vídeo: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Reader Rating1 Vote
0.2
2

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

James WanTerror

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

game of thrones season 8 trailer cersei 1551804213
Anterior

Review: Game of Thrones (S08 E01 – “Winterfell”)

57446405 2281806771879365 2425249856026050560 o
Próximo

Festival de Cannes de 2019 tem Brasileiros entre os Selecionados

Próximo
57446405 2281806771879365 2425249856026050560 o
18 de abril de 2019

Festival de Cannes de 2019 tem Brasileiros entre os Selecionados

Anterior
16 de abril de 2019

Review: Game of Thrones (S08 E01 – “Winterfell”)

game of thrones season 8 trailer cersei 1551804213

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner
    Banner
    Banner

    Posts Recentes

    Gracindo Jr
    Morre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Jr.
    Jéssica Meireles
    Suel Rock in Rio 2
    Rock in Rio 2026 | Suel Chega Pela Primeira Vez ao Festival Após Mais de 20 Anos de Carreira
    Gabriel Fernandes
    Carlos Ezpeleta Moto GP 01
    MotoGP Promove Carlos Ezpeleta a Vice-CEO em Nova Fase da Categoria
    Gabriel Fernandes
    Thor Mitologia Marvel diferenças 8
    Thor Além da Marvel | As Lendas Nórdicas Que Inspiraram o Deus do Trovão
    Luís Gustavo Dias
    Rock In Rio 2024 Evento Teste
    Rock In Rio 2024 | Os Shows, Encontros e Momentos Que Marcaram a Edição de 40 Anos
    Aimée Borges

    Posts Relacionados

    Pressão Pressure Filme Universal Pictures 6

    Pressão | O Dia em que o Clima Mudou a História

    Junior Fernandez
    1 de setembro de 2026
    Gal Gadot - Alerta Vermelho

    Gal Gadot Passou Seis Meses Blindando Atuação Contra a IA

    Aimée Borges
    1 de setembro de 2026
    James Gray

    James Gray Confirma Presença no Brasil e Abre a 50ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    31 de agosto de 2026
    Dias de Trovão

    Anne Hathaway Entra na Pista com Tom Cruise na Sequência de “Dias de Trovão”

    Daniel Gravelli
    29 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx