Se engana quem pensa que a franquia “Jurassic Park” é feita apenas de filmes (atualizado)
A década de 90 foi surpreendida pelo estrondoso sucesso de “Jurassic Park”. O longa de Steven Spielberg, inspirado na obra do famoso escritor, roteirista e medico, Michael Crichton, se tornou o maior blockbuster até então e o primeiro longa a alcançar a casa do bilhão em bilheterias.
Assim, “Jurassic Park” nasceria para se tornar uma franquia de extremo sucesso comercial. Hoje, é considerada a mais rentável do cinema. A média de bilheteria por filme rompe a casa de um bilhão e supera até mesmo o Universo cinematográfico Marvel.
Além disso, o universo com dinossauros possuí muito apelo comercial. Com isso, jogos, brinquedos, mídias físicas, parques e outros produtos com a marca trazem lucros excepcionais para a Universal Pictures.
Leia também: Jurassic Park Burger: Entrevistamos Renan Pizii, Idealizador Do Novo Point Geek De São Paulo
Esse público cativo, foi evidenciado com o lançamento da trilogia “Jurassic World“ – que está sendo fechada por “Jurassic World: Domínio”. Os dois últimos longas alcançaram marcas gigantescas na bilheteria mundial, superando todos da primeira trilogia. Além de baterem recordes no lançamento de mídias físicas.
Com o sucesso renovado, a franquia atraiu outros olhares. Então, surgiram jogos como os da “Jurassic World: Lego” e “Jurassic World: Evolution”. Além disso, também apostaram em animações, como na parceria entre DreamWorks e Netflix, que desenvolveram a série infanto-juvenil “Jurassic World: Acampamento Jurássico”. Enquanto a Lego vem desenvolvendo diversos produtos animados para TV, entre séries e curtas metragens.
Isto posto, selecionamos uma lista atualizada com o top das produções audiovisuais da franquia, do pior para o melhor. Confira:
10- Jurassic Park 3
Com toda certeza, esse foi o pior filme da franquia. Com uma história fraca, que pouco acrescentou ao cânone, “Jurassic Park 3” desperdiçou o aparato visual e de efeitos especiais. Mesmo entregando sequências de ação sensacionais, o roteiro é uma sequência de crateras. Hoje, é de conhecimento público que o mesmo sofreu diversas alterações e foi escrito enquanto o longa já estava sendo produzido. Dessa forma, os personagens são esquecíveis, excetos por raros bons diálogos. O personagem de Grant (Sam Neil) é desperdiçado ainda mais do que Ian Malcolm (Jeff Goldblum) havia sido no longa anterior. Enquanto Laura Dern, vira uma coadjuvante descaracterizada.
Entre outras questões que também pesaram, esteve o orçamento liberado pela Universal Pictures, muito curto, comparado aos filmes anteriores. Assim, podemos afirmar que, por todo o histórico, esse é um exemplo do que não queremos ver novamente na franquia.
9- Jurassic World: Motion Comic Série
Lançado no Youtube, a série em Motion Comic de “Jurassic World” se passa pós eventos de “Jurassic World: Reino Ameaçado” e acompanha alguns acontecimentos com dinossauros no continente. Pouco empolgante e com histórias curtas e nada agregadoras, a série quase não é conhecida do público e tem pouquíssimos episódios. Além disso, os episódios possuem encerramentos abruptos e conclusões um tanto confusas.
8- Jurassic World Lego (série animadas e curtas)
Aqui não há nada de demérito para o que a Lego fez com a franquia. Aliás, as produções são até interessantes. No entanto, não funcionam bem com o público adulto. E, por ser algo para o nicho infantil, passa longe do cânone. Entretanto, é bom notar como respeitam a franquia e utilizam referências e artefatos, além dos personagens dos filmes, nessa produção.
7- Battle At a Big Rock e Prologo de “Jurassic World: Domínio”
O curta metragem, lançado de surpresa por Colin Trevorrow, surpreendeu os fãs. Em “Battle at a Big Rock”, é possível ter uma noção do que ocorre pós os acontecimentos do último filme. Assim, o curta funciona com uma prévia de “Jurassic World: Domínio” – ou uma pós créditos de “Reino Ameaçado”. No geral, curta traz um bom clima de suspense, efeitos especiais bem trabalhados e cenas finais realmente instigantes. Apesar disso, as escolhas de roteiro são, mais uma vez, óbvias, não fogem do clichê. O curta está disponível gratuitamente no Youtube e também no Telecine.
Outro conteúdo lançado antes da estreia de “Jurassic World: Domínio” foi um prólogo do filme
Leia Mais: “Jurassic World: Domínio”: Uma Análise Da Prévia
6- O Mundo Perdido: Jurassic Park
Aqui, temos outro exemplar do que não se deve fazer. Para piorar, nesse caso havia uma base literária solida para ser adaptada. A primeira sequência de um filme dirigido por Spielberg em que ele retorna ao cargo de direção, amargou uma tempestade de críticas. Mesmo possuindo os escritos de Michael Crichton, “O Mundo Perdido: Jurassic Park” decidiu virar as costas para o livro e seguir caminho próprio. Contudo, a caminhada foi cheia de tropeços, personagens descaracterizados e outros subaproveitados. Os efeitos especiais e alguma violência gratuita e selvagem dos dinossauros são um alento na estrutura frágil montada pelo roteiro. Assim, ainda que seja um filme bom, gostoso de assistir, está longe do que o seu anterior foi.
5- Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros
Essa foi uma produção que surpreendeu positivamente. Em “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros”, a franquia renasceu para uma nova era. Mesmo com novidades, o longa soube respeitar o que já havia sido estabelecido nas produções anteriores. Além de trazer um parque dos dinossauros funcionando, o filme soube brincar com referências. Soma-se a isso uma excelente trilha de Michael Giacchino. Os problemas centrais, novamente, estão no roteiro, que aposta nas saídas fáceis e previsíveis. No entanto, o filme cumpre, com maestria, o papel de encantar novamente os cinemas com dinossauros.
4- Jurassic World: Acampamento Jurássico
Ainda que não tenha encerrado seu ciclo de temporadas, “Jurassic World: Acampamento Jurássico” deve ser visto por todos os fãs da franquia. A série, que, vista de fora, parece ser feita apenas para o público infantil, mostra-se muito mais que uma mera animação. As temporadas trazem uma história cânon – da mesma forma como “Star Wars” faz com suas animações. Se passando entre (e durante) os acontecimentos dos últimos dois filmes, o seriado revela mistérios e situações que os longas não conseguiram abordar ou aprofundar.
No entanto a quarta temporada da série se perde e cria algo completamente ilusório e excessivamente grande, quando poderia simplesmente apostar na nostalgias e cenários já conhecidos para manter a história. Resta saber o que nos reserva o final da série.
3- Jurassic World: Reino Ameaçado
O tom certo, ajustes nos efeitos especiais e, especialmente, uma aposta real na mudança da franquia para uma expansão dentro do seu próprio universo, fazem de “Jurassic World: Reino Ameaçado” um longa necessário. Ainda que o roteiro traga suas fragilidades, a direção segura de Juan Antonio Bayona implementa o terror e o suspense como ainda não havia sido visto novamente desde 1993. Por fim, o filme faz justiça ao título no final. Bem vindos ao Jurassic World!
2- Jurassic World: Domínio
Um longa que está longe de ser perfeito, dividirá opiniões, mas se esforça o suficiente para ser diferente e trazer nostalgia e o novo em boa dosagem. Além disso, é um frescor que a franquia precisava. Colocar os dinossauros de plano de fundo de uma discussão vai muito mais ao encontro do que Crichton fez do que muitas coisas da franquia até aqui. É uma pena o filme ter se vendido como um final épico e criado expectativas que não são correspondidas. Mas e compensador e emocionante a mensagem que o longa passa podendo ainda deixar em aberto a franquia pra vários projetos futuros, incluindo prequels.
1- Jurassic Park
Sobre “Jurassic Park”, não é preciso explicações para reafirmar o quão grande e importante é essa obra de Steven Spielberg, inspirada nos escritos de Michael Crichton. O longa é um dos maiores blockbusters da história, quebrou recordes e até hoje impressiona com seus efeitos especiais. A história consegue unir uma mágica ficção cientifica e suspense de forma única, agradando da mais inocente criança ao mais bruto dos adultos.
E tem mais
Para não alongar muito essa lista, deixamos de fora os jogos da franquia. Mas não se preocupe, a segunda parte da lista sai em breve. Então, fique de olho!
Deixe nos comentários qual é o seu top da franquia “Jurassic Park”.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.