Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Franquia “Jurassic Park”: Do Pior ao Melhor – Parte 1

Franquia Jurassic Park
Imagens: Divulgação/Universal pictures/Lego/Amblin

Se engana quem pensa que a franquia “Jurassic Park” é feita apenas de filmes

A década de 90 foi surpreendida pelo estrondoso sucesso de “Jurassic Park”. O longa de Steven Spielberg, inspirado na obra do famoso escritor, roteirista e medico, Michael Crichton, se tornou o maior blockbuster até então e o primeiro longa a alcançar a casa do bilhão em bilheterias.

Assim, “Jurassic Park” nasceria para se tornar uma franquia de extremo sucesso comercial. Hoje, é considerada a mais rentável do cinema. A média de bilheteria por filme rompe a casa de um bilhão e supera até mesmo o Universo cinematográfico Marvel.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Além disso, o universo com dinossauros possuí muito apelo comercial. Com isso, jogos, brinquedos, mídias físicas, parques e outros produtos com a marca trazem lucros excepcionais para a Universal Pictures.

Leia também: Jurassic Park Burger: Entrevistamos Renan Pizii, Idealizador Do Novo Point Geek De São Paulo
Jurassic World: Domínio

Esse público cativo, foi evidenciado com o lançamento da trilogia “Jurassic World – que em breve será fechada em “Domínio”. Os dois últimos longas alcançaram marcas gigantescas na bilheteria mundial, superando todos da primeira trilogia. Além de baterem recordes no lançamento de mídias físicas.

E com o sucesso renovado, a franquia atraiu outros olhares. Então, surgiram jogos como os da “Jurassic World: Lego” e “Jurassic World: Evolution”. Além disso, também apostaram em animações, como na parceria entre DreamWorks e Netflix, que desenvolveram a série infanto-juvenil “Jurassic World: Acampamento Jurássico”. Enquanto a Lego vem desenvolvendo diversos produtos animados para TV, entre séries e curtas metragens.

Isto posto, selecionamos uma lista com o top das produções audiovisuais da franquia, do pior para o melhor. Confira:

Advertisement. Scroll to continue reading.

9- Jurassic Park 3

Jurassic Park 3

Com toda certeza, esse foi o pior filme da franquia. Com uma história fraca, que pouco acrescentou ao cânone, “Jurassic Park 3” desperdiçou o aparato visual e de efeitos especiais. Mesmo entregando sequências de ação sensacionais, o roteiro é uma sequência de crateras. Hoje, é de conhecimento público que o mesmo sofreu diversas alterações e foi escrito enquanto o longa já estava sendo produzido. Dessa forma, os personagens são esquecíveis, excetos por raros bons diálogos. O personagem de Grant (Sam Neil) é desperdiçado ainda mais do que Ian Malcolm (Jeff Goldblum) havia sido no longa anterior. Enquanto Laura Dern, vira uma coadjuvante descaracterizada.

Entre outras questões que também pesaram, esteve o orçamento liberado pela Universal Pictures, muito curto, comparado aos filmes anteriores. Assim, podemos afirmar que, por todo o histórico, esse é um exemplo do que não queremos ver novamente na franquia.

8- Jurassic World: Motion Comic Série

Jurassic World Motion Comic (1)

Lançado no Youtube, a série em Motion Comic de “Jurassic World” se passa pós eventos de “Jurassic World: Reino Ameaçado” e acompanha alguns acontecimentos com dinossauros no continente. Pouco empolgante e com histórias curtas e nada agregadoras, a série quase não é conhecida do público e tem pouquíssimos episódios. Além disso, os episódios possuem encerramentos abruptos e conclusões um tanto confusas.

7- Jurassic World Lego (série animadas e curtas)

Jurassic World A Exposição Secreta (1)

Aqui não há nada de demérito para o que a Lego fez com a franquia. Aliás, as produções são até interessantes. No entanto, não funcionam bem com o público adulto. E, por ser algo para o nicho infantil, passa longe do cânone. Entretanto, é bom notar como respeitam a franquia e utilizam referências e artefatos, além dos personagens dos filmes, nessa produção.

6- Battle At a Big Rock

O curta metragem, lançado de surpresa por Colin Trevorrow, surpreendeu os fãs. Em “Battle at a Big Rock”, é possível ter uma noção do que ocorre pós os acontecimentos do último filme. Assim, o curta funciona com uma prévia de “Jurassic World: Domínio” – ou uma pós créditos de “Reino Ameaçado”. No geral, curta traz um bom clima de suspense, efeitos especiais bem trabalhados e cenas finais realmente instigantes. Apesar disso, as escolhas de roteiro são, mais uma vez, óbvias, não fogem do clichê. O curta está disponível gratuitamente no Youtube e também no Telecine.

Leia Mais: “Jurassic World: Domínio”: Uma Análise Da Prévia

5- O Mundo Perdido: Jurassic Park

O Mundo Perdido: Jurassic Park

Aqui, temos outro exemplar do que não se deve fazer. Para piorar, nesse caso havia uma base literária solida para ser adaptada. A primeira sequência de um filme dirigido por Spielberg em que ele retorna ao cargo de direção, amargou uma tempestade de críticas. Mesmo possuindo os escritos de Michael Crichton, “O Mundo Perdido: Jurassic Park” decidiu virar as costas para o livro e seguir caminho próprio. Contudo, a caminhada foi cheia de tropeços, personagens descaracterizados e outros subaproveitados. Os efeitos especiais e alguma violência gratuita e selvagem dos dinossauros são um alento na estrutura frágil montada pelo roteiro. Assim, ainda que seja um filme bom, gostoso de assistir, está longe do que o seu anterior foi.

4- Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

Essa foi uma produção que surpreendeu positivamente. Em “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros”, a franquia renasceu para uma nova era. Mesmo com novidades, o longa soube respeitar o que já havia sido estabelecido nas produções anteriores. Além de trazer um parque dos dinossauros funcionando, o filme soube brincar com referências. Soma-se a isso uma excelente trilha de Michael Giacchino. Os problemas centrais, novamente, estão no roteiro, que aposta nas saídas fáceis e previsíveis. No entanto, o filme cumpre, com maestria, o papel de encantar novamente os cinemas com dinossauros.

3- Jurassic World: Reino Ameaçado

O tom certo, ajustes nos efeitos especiais e, especialmente, uma aposta real na mudança da franquia para uma expansão dentro do seu próprio universo, fazem de “Jurassic World: Reino Ameaçado” um longa necessário. Ainda que o roteiro traga suas fragilidades, a direção segura de Juan Antonio Bayona implementa o terror e o suspense como ainda não havia sido visto novamente desde 1993. Por fim, o filme faz justiça ao título no final. Bem vindos ao Jurassic World!

2- Jurassic World: Acampamento Jurássico

Jurassic World: Acampamento Jurassico

Ainda que não tenha encerrado seu ciclo de temporadas, “Jurassic World: Acampamento Jurássico” deve ser visto por todos os fãs da franquia. A série, que, vista de fora, parece ser feita apenas para o público infantil, mostra-se muito mais que uma mera animação. As temporadas trazem uma história cânon – da mesma forma como “Star Wars” faz com suas animações. Se passando entre (e durante) os acontecimentos dos últimos dois filmes, o seriado revela mistérios e situações que os longas não conseguiram abordar ou aprofundar. Assim, as temporadas que já foram liberadas, e também as que estão por vir, são de extrema relevância para o que veremos nos cinemas em 2022, em “Jurassic World: Domínio”. Vale ressaltar a qualidade de animação e a boa dosagem de tensão que a série apresenta.

1- Jurassic Park

Jurassic Park - Steven Spielberg

Sobre “Jurassic Park”, não é preciso explicações para reafirmar o quão grande e importante é essa obra de Steven Spielberg, inspirada nos escritos de Michael Crichton. O longa é um dos maiores blockbusters da história, quebrou recordes e até hoje impressiona com seus efeitos especiais. A história consegue unir uma mágica ficção cientifica e suspense de forma única, agradando da mais inocente criança ao mais bruto dos adultos.

E tem mais

Para não alongar muito essa lista, deixamos de fora os jogos da franquia. Mas não se preocupe, a segunda parte da lista sai em breve. Então, fique de olho!

Deixe nos comentários qual é o seu top da franquia “Jurassic Park”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Cursando Produção Cultural atualmente, sempre foi apaixonado por cinema e decidiu que de alguma forma trabalharia com isso. Tendo como inspiração Steven Spielberg e suas histórias que marcaram gerações, escreve, assiste, lê e aprende, para um dia produzir coisas tão grandes e que inspirem pessoas como um dia ele o inspirou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

A prévia de “Jurassic World: Domínio” será exibida junto a sessões IMAX de “Velozes e Furiosos 9” Conferimos, durante a sessão para a imprensa...

Reviews

Um grande acerto da Universal Pictures em parceria com a DreamWorks e a Netflix, “Jurassic World: Acampamento Jurássico” demostrou-se não ser algo episódico na...

Reviews

A primeira temporada de “Jurassic World: Acampamento Jurássico” se mostrou uma grata surpresa aos fãs da franquia “Jurassic Park/World”. Trazendo uma história canônica aos...

Colecionáveis

A maior empresa de colecionáveis do Brasil trouxe novidades para a CCXP Worlds A brasileira Iron Studios, maior e considerada uma das melhores redes...

Advertisement