Para quem pensou que encabeçariam a lista das 10 franquias mais rentáveis do cinema o MCU ou Star Wars, o relatório da Forbes traz surpresas

Nos últimos anos os filmes da Disney vêem fazendo bilheterias estrondosas. Se perguntássemos a um leigo qual franquia que ele acredita que encabeça uma lista das 10 franquias mais rentáveis dos cinemas, com certeza o Universo Cinematográfico da Marvel viria em primeiro. Existe uma certa lógica nesse raciocínio quando olhamos números brutos, já que, se juntarmos todos os filmes do MCU, nenhuma franquia chegará perto em números de bilheteria. Contudo, a taxa do mesmo MCU cai quando contamos o número de filmes e tiramos uma média por bilheteria, levando o MCU a fazer média menos que 1 bilhão por filme. E, quando juntamos isso ao custo das produções entendemos que, apesar de altíssimos números, essa não é a lider das 10 franquias mais rentáveis dos cinemas.

Caso similar ocorre com “Star Wars”. Uma das franquias mais famosas e aclamadas dos cinemas, também fez bilheterias exorbitantes. No entanto houveram alguns fracassos e as produções são de alto custo. Com isso, “Star Wars” também não encabeça a lista de rentabilidade.

Então qual seria a franquia mais rentável dos cinemas? Encontre a resposta abaixo, na nossa lista que segue de acordo com matéria feita pela Forbes:

10 – Missão Impossível – taxa de retorno de 4,35x

A franquia  de Tom Cruise conseguiu se renovar filme após filme e ainda segue firme e forte nos cinemas até hoje. Prova disso é que o retorno médio somando todos os filmes Missão Impossível” é de 4,35x o valor dos mesmo. Por isso a franquia ocupa o 10º lugar entre as mais rentáveis do cinema.

9 – Transformers  – taxa de retorno de 4,47x

Apesar dos inúmeros problemas e desaprovação dos últimos filmes, a franquia “Transformes” faturou muito dinheiro, principalmente com as primeiras produções. Não à toa vemos ela ocupando o 9º lugar entre as mais rentáveis dos cinemas.

8 – Velozes e Furiosos – taxa de retorno de 4,88x

“Velozes e Furiosos” é um exemplo de franquia que renasceu das cinzas. Com filmes que inicialmente não eram considerados brockbusters, a franquia foi crescendo com mudanças e adaptações e passou de filmes de rachas com carros tunados para filmes de ação, altamente exagerados e com mega produções que vem arrastando multidões aos cinemas. O nono filme da franquia já está em produção.

7 – Universo Cinematográfico Marvel – 4,99x

Imagem: Divulgação/Marvel Entertainment

Por incrível que pareça, o Universo Cinematográfico Marvel não é nem de perto a franquia mais rentável dos cinemas. Isso não significa que os filmes façam menos dinheiro do que os que estão no topo dessa lista. Contudo, a taxa de retorno percentual é menor. Entretanto, os valores continuam sendo exorbitantes.

6 – O Senhor dos Anéis – taxa de retorno de 5,88x

Imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Uma franquia de filmes gigantescos que se completaram com maestria, “O Senhor dos Anéis” é um exemplo de sucesso de crítica e público. Não a toa, os longas da franquia ganharam em média mais de 5x  o valor de custo das produções.

5 – Jogos Vorazes — taxa de retorno de 5,98x

Uma das melhores franquias para jovens da atualidade, “Jogos Vorazes”, arrastou multidões para os cinemas e se tornou um marco do gênero cinematográfico, além de fazer brilhar Jennifer Lawrence.

4 – Harry Potter – taxa de retorno de 5,99x

Imagem: Divulgação/Warner Bros.

“Harry Potter” foi uma franquia extremamente bem construída com base nos livros de J. K. Rowling. Apesar de não ter obtido tanto sucesso na franquia prequel “Animais Fantásticos”, o bruxo ainda continua estando perto do topo das franquias mais rentáveis dos cinemas.

3 – Star Wars – taxa de retorno de 6,16x

Imagem: Divulgação/Lucas Film/Walt Disney Studios

Abrindo nosso pódio está a franquia mais pop de todos os tempos. “Star Wars” é, sem dúvidas um dos maiores sucessos já produzidos pelos cinemas e ainda ocupa um espaço especial no coração de milhares de, nerds, geeks ou fãs da cultura pop mundialmente. Apesar do fracasso de crítica de alguns filmes, a franquia sempre manteve grandes números nas bilheterias e tem um fã base muito forte até hoje, e que se renova com as novas gerações.

2 – Crepúsculo – taxa de retorno de 7,92x

Crepúsculo é a segunda franquia mais rentável dos cinemas
Imagem: Divulgação/Paris Filmes

“Crepúsculo” é o exemplo de que a fã base faz total diferença. A produção que não teve custos exorbitantes e não possuiu uma aprovação massiva da crítica mundial fez bilheterias exorbitantes em relação ao custo dos próprios filmes, com isso, hoje é considerada a segunda franquia mais rentável dos cinemas. Muito a frente de “Star Wars” e do “MCU” por exemplo.

1 – Jurassic Park – taxa de retorno de 8,13x

Jurassic Park é a franquia mais rentável dos cinemas
JURASSIC PARK, 1993. ©Universal/courtesy Everett Collection

A frase que aparece na faixa derrubada pelo T-Rex  no fim de “Jurassic Park” é: “Quando os dinossauros dominavam a terra”. Nesse caso, podemos trocar “terra” por bilheterias. Apesar de ter passados anos em um limbo antes de voltar com a continuação “Jurassic World”, a franquia mostrou que é poderosa, ultrapassando em 2015 “Os Vingadores” e ocupando com “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros” o terceiro lugar nas maiores bilheterias do cinema até então. O posto foi perdido para “Star Wars VII”, mas a continuação “Jurassic World: Reino Ameaçado” continuou com números altos ultrapassou a casa do bilhão.

Com isso, somando todos os filmes e tirando a média de bilheteria, podemos ver que “Jurassic Park” ultrapassa 1 bilhão por filme, após cinco filmes. É a única franquia com tal feito. Também é uma das únicas fora do MCU com 3 filmes que fizeram mais de 1 bilhão em bilheterias. Isso, torna está, a franquia que de longe é a mais rentável dos cinemas.


Imagens: Divulgação/Universal Pictures/Walt Disney Studios/Warner Bros. Pictures/Paris Filmes


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Dan Andrade

Cursando Produção Cultural atualmente, sempre foi apaixonado por cinema e decidiu que de alguma forma trabalharia com isso. Tendo como inspiração Steven Spielberg e suas histórias que marcaram gerações, escreve, assiste, lê e aprende, para um dia produzir coisas tão grandes e que inspirem pessoas como um dia ele o inspirou.

Previous BTS no primeiro lugar da Billboard Artist 100
Next Veja o trailer da antologia de filmes de terror da Amazon

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close